São Tomás de Aquino

De acordo com São Tomás de Aquino, existe um mundo totalmente material e que sobre este mundo se eleva o que chama de mundo humano, formado de matéria e alma (espírito). Acima deste mundo humano, existe o mundo onde vivem os espíritos puros, o qual ele denomina de substâncias intelectuais. São Tomás fala da perfeição do Universo: Toda a criação serve para a Glória de Deus, e tal finalidade não pode ser conseguida sem o auxílio dos anjos.
De acordo com são Tomás de Aquino, os anjos são distintos. Eles recebem de Deus a inteligência, força espiritual e vontade livre, em níveis diferentes. Ele também admite várias hierarquias ou coros dos anjos. Os anjos pertencentes a uma ordem superior teriam, por igual, conhecimentos mais aprofundados que os de uma ordem menor na hierarquia. Cada anjo encerra um mistério em sua personalidade.
São Tomás de Aquino acredita que a linguagem dos anjos é, basicamente, um simples ato de vontade, com qual um anjo pode se manifestar a outro.
São Tomás mostra sua opinião a respeito do Anjo da Guarda: "A proteção pelos anjos é baseada na providência divina sobre os homens e, por causa disto, desde quando nasce o homem tem um anjo que lhe é destinado para a sua proteção".

Postar um comentário

http://nilmahelenablogger disse... 21 de maio de 2009 às 20:32

sintouma presença forte da VIRGEM MARIA ,quando abri a página , tenho testemunhos fortes e grandes,MARIA medianeira entre o ser humano e seu FILHO JESUS CRISTO , esta feliz em ver o crescimento da evangelização,para minha felicidade no sábado iremos coroar NOSSA SENHORA ,PÁRÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, SETE LAGOAS MG...PARABÉNS PELO BLOGGER......NILMA HELENA.

Tecnologia do Blogger.