Pelo Batismo somos inseridos na família de Deus, tornamos irmãos em Cristo. Esta graça foi dada para todos e para isso devemos aderir a Cristo por uma vida digna, onde possamos viver em conformidade com Ele. Na Igreja recebemos os sacramentos e os ensinamentos que nos habilitam para a estatura de filhos amados de Deus. Deus nos quer unidos e em comunhão com Ele e com os irmãos de fé. Não podemos ficar omisso diante dos desafios desse mundo. Muitos estão se afastando de Cristo por causa dos maus exemplos e da omissão de alguns cristãos e religiosos que não vivem o que pregam e são insensíveis aos clamores dos doentes, pobres e desvalidos desse mundo. Muitos estão gritando por ajuda e não podemos ficar surdos aos seus apelos.

Bento XVI durante a oração Mariana do Angelus, em Castel Gandolfo, Itália. O papa meditou no discurso que antecede a oração mariana do Ângelus, neste domingo, 28, sobre o trecho de Evangelho de São Mateus, no qual Jesus explica aos discípulos que deverá padecer em Jerusalém, morrer e ressuscitar ao terceiro dia. (Mt 16,21)
Diante daquilo que foi dito por Jesus, os discípulos o contestam dizendo que não é possível que o Filho de Deus padeça sobre a cruz (1).

"Parece evidente a divergência entre o desígnio de amor do pai, que chega ao ponto de doar seu Filho Unigênito à cruz para salvar a humanidade, e as expectativas, os projetos e os desejos dos discípulos", disse o Papa. Trazendo o Evangelho para os dias atuais, o Santo Padre afirmou que este contraste, que se funda na falta de aceitação do desígnio de Deus, também se repete hoje. "Quando a realização da própria vida se orienta somente ao sucesso social, ao bem estar físico e econômico, não se raciocina mais segundo Deus", afirmou o Pontífice(1).

Bento XVI explicou ainda sobre este renunciar a si mesmo, que é a condição necessária para o seguimento de Jesus. De acordo com ele, o cristão segue verdadeiramente o Senhor, quando aceita com amor a própria cruz. Ao final da colocação, o Papa pediu a intercessão da Virgem Maria e de Santo Agostinho, do qual se faz memória hoje, para que cada cristão saiba seguir o Senhor no caminho da cruz. “Que cada um de nós saiba seguir o Senhor no caminho da cruz e se deixe transformar pela graça divina, renovando o modo de pensar para poder discernir a vontade de Deus, aquilo que é bom, agradável e perfeito, ressaltou Bento XVI” (1).

Orientados pela Palavra de Deus e pela exortação do nosso papa podemos seguir firmes na fé em Cristo. Assumiremos as cruzes da nossa vida na medida em que somos aderidos a Jesus que é o caminho, verdade e vida. Não podemos procurar as coisas fáceis e bem estar sem lembrar que tudo vem de Deus e que devemos ser verdadeiros seguidores Dele na vida, na Igreja e no mundo. O amor de Deu por nós nos abarca de tal modo que nos fortalecemos com a sua graça e nada nos faz separar Dele. Ele é a nossa salvação e vida, pois com Ele temos vida em abundancia juntamente com os nossos irmãos de caminhada. Seguir Jesus é tomar a nossa cruz com Ele até a eternidade feliz. Amém!

Fonte (1) www.cancaonova.com

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 28-08-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.