Nós devemos ser semeadores da Palavra de Deus

Image result for imagens de semeadores da palavra de Deus

Queridos irmãos e irmãs, somos chamados a serem semeadores da Palavra de Deus, pois ela é motor de vida para que o mundo seja transformado e a gloria de Deus seja revelada. Mas para isto acontecer é preciso que haja terra boa em que ele se frutifique e dê frutos de vida em abundancia, de justiça e paz para todos.

No livro do Profeta Isaias nos mostra e compara a Palavra de Deus à CHUVA, que é uma dadiva de Deus, que vem a Terra, cumprindo a missão para molhar e dar condição para que a vida brote com todo seu esplendor. O contexto da época de Isaias era que o Povo de Deus estava no exílio e se encontrava cansado e desiludido de voltar à sua terra de origem, mas o profeta faz o anuncio que Deus é fiel à suas promessas e estará sempre com seu povo, ajudando, encorajando e libertando do mal. 

A palavra de Deus é comparada a chuva e a neve, pois elas caem do céu e não voltam de novo sem terem produzido o efeito desejado. Deus jamais se esquece do seu povo, apesar das suas transgressões. (cf. Is 55,10-11)

São Paulo, na sua carta aos romanos nos orienta e nos ensina que o tempo de semeadura é sempre difícil, pois tem que esperar os efeitos dela. Isso causa muitas vezes angustias e dor. É a espera do inicio de nova vida que brota da transformação da Palavra de Deus que renova os nossos corações pra que sejamos autênticos cristãos. (cf. Rm 8,18-23)

No Evangelho de São Mateus, nos mostra a Parábola da semente e o semeador. Ele nos mostra para que dê fruto é preciso que a terra seja boa e favorável. A palavra de Deus só vai produzir fruto em nós se tivermos um coração a disponível a Deus e aos irmãos que precisam de nós. Não adianta ficar no superficialismo de nossas ideias e convicções, mas devemos fazer uma renovação de vida e conversão a Deus da vida que tudo pode em nós. 

Devemos sempre procurar revolver em nós o amor, o perdão, a misericórdia, a disponibilidade, a solidariedade e fraternidade com todos. O reino Deus está disponível a todos, mas é preciso que trabalhemos em nós, na nossa família e no mundo, as condições necessárias que a Palavra de Deus semeada em nosso coração produza frutos de vida em abundancia. (cf. Mt 13,1-23) 

Que esta liturgia nos ajude a encontrar sentidos para nossa vida, buscando as coisas do alto e levando-as pra a nossa realidade do dia a dia. Assim, a nossa missão da semente evangelizadora terá a alegria da colheita que todos participam. Louvado seja Jesus Cristo!  



Jose Benedito Schumann Cunha ( graduado em Filosofia e Teologia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.