Caminhamos para morada de Deus


Imagem relacionada

Queridos irmãos e irmãs, estamos no último Domingo que antecede a Ascensão do Senhor. Este episódio que celebramos domingo que vem, encerra a presença de Jesus Ressuscitado no meio de nós. Jesus cumpriu bem a sua missão. Esta despedida física entristeceu os apóstolos. Mas Jesus promete estar sempre conosco em uma outra forma. Jesus se encontra conosco na comunidade que vive o amor com todos, na Eucaristia e na Palavra proclamada. Agora Deus é presente nessa situação, é uma morada que irradia a todos os cantos da terra.

No livro dos Atos dos Apóstolos temos o primeiro conflito na comunidades dos convertidos, de um lado os provenientes do judaísmo e do outro lado os pagãos. Aqui vem o questionamento, os pagãos precisam obedecer o que manda a lei de Moises? Precisam ser hebreu para tornar-se cristãos? Precisam circuncidar-se? Para se obter a salvação deve estar com a circuncisão e pela observância da Lei judaica de Moises ou ela vem de Cristo? São perguntas que vão ter respostas no discernimento pela força do Espirito Santo em um Concilio. 

Então eles se reúnem em Assembleia e são dóceis ao Espirito Santo e tiram uma conclusão sábia diante dessa situação surgida na comunidade dos convertidos. Eles resolvem mandar uma carta com seguintes dizeres: "Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além do indispensável...". Aqui está a máxima do cristianismo, Jesus não impõe fardo pesado nos ombros das pessoas, mas deseja apena a conversão, a obediência da lei maior, que é o amor e ser fraterno com todos na comunidade de partilha. Agora é Cristo que está acima das leis.

Esse concilio foi conhecido como Concilio de Jerusalém e a decisão vinda de lá foi muito importante para o início da Igreja primitiva. O que aconteceu lá e as vezes é preciso de haver um Concilio para atender novas demandas e desafios do mundo presente. A Igreja está para se reunir em um Sínodo em outubro, para tratar o problema da falta de padres na Amazônia do Brasil. 

Em toda a história da Igreja a presença do Espirito Santo traz luz para várias situações urgentes e novas que surgem. Na discussão e na oração a solução vem com selo de Deus para o bem da Igreja e da comunidade. (At 15,1-2.22-29)

No livro do Apocalipse de São João, temos a maravilha da descrição da morada de Deus, onde todos nós vamos estar definitivamente na eternidade com a Trindade Santa. (Ap 21,10-14.22-24)

O evangelista São João nos apresenta o discurso da despedida de Jesus no meio de nós e ainda nos fala da promessa da vinda do Espirito Santo como está escrito: "Ele vos ENSINARÁ e RECORDARÁ tudo o que vos tenho dito". Jesus vai para a casa do Pai, mas se amarmos teremos a presença Dele em nós como está escrito: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa MORADA..." Esta é a nova forma que Jesus ficará conosco, está na Igreja conduzida pelo Papa, e o Espirito Santo está nos conduzindo no mundo como conduziu Jesus na Terra. Deus vai estar sempre em nós se estivermos com Ele no amor e na ação de cada um de nós na comunidade igreja. (cf Jo 14,23-29)

O povo de Deus quis está próximo Dele , no Emanuel, na  tenda e na arca da aliança, Como está escrito: "Porei minha casa bem no meio de vós e o meu coração nunca mais vos deixará” (Lv 26,11),  agora é Jesus que fica no meio de nós, nos aquecendo e inflamando para o amor . No tempo de Jesus a morada de Deus é o templo de Jerusalém, mas agora está em cada um de nós na comunidade. Não precisa de templos luxuosos, mas somente com um coração convertido, generoso, misericordioso e cheio de amor,, principalmente  aos pobres e desvalido do mundo. 

Que esta liturgia no ajude a reconhecer a morada Deus em cada um de nós no mundo, preservando-nos  do mal, vivenciando o amor mutuo e praticando o bem, a justiça e transformado esse mundo melhor, seguindo a voz da Igreja e construindo o Reino de Deus já no meio ate um dia na morada definitiva no céu.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.