Devemos ouvir a voz de Deus no mundo atual






Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo , o 2º Domingo do Advento, é um  tempo de espera pela vinda do Senhor. Encontramos nessa liturgia a figura de João Batista, que é uma voz que clama no deserto, nos pedindo a conversão e mudança de vida. Para isto ele prepara o caminho do Senhor. Naquele tempo ele fez e hoje a sua voz ecoa forte para que possamos preparar o caminho de Jesus que vem a nossa casa, quando celebramos o Natal em família.

No livro de Baruc  temos o anúncio de um caminho, um novo Êxodo do Povo de Deus. O contexto dessa época se mostra com um povo sofrido no exilio, longe de Deus e do Templo. Esse acontecimento dá ao Povo a ânsia pela libertação e a saudade da terra. Agora há uma profecia que vai alegrar a todos, pois é o próprio Deus que cuidará de tudo para o seu Povo escolhido. O regresso é preparado pelo nosso Deus como podemos constatar: "Abaixará os montes, encherá os vales, aplainará o chão, a fim de que Israel caminhe com segurança."

Esse tempo de Advento é favorável a nós para que libertemos de todas as armadilhas que nos prendem de irmos ao encontro de nosso Deus. É um novo Êxodo para a terra prometida que é o céu que começa já aqui. (cf. Br 5,1-9)

O salmista é uma pessoa de confiança  que se tem de Deus numa oração ao Pai  que quer que Ele nos conduza em caminho instruído e seguro a Ele. Isso vai se adquirindo através do amor a Deus e aos irmãos, a fidelidade a esse Deus libertador e justiça a todos numa intimidade a Deus que quer ficar conosco ate a eternidade que devemos abraçar um dia. (cf. Sl 25)

Na carta ao Filipense  nos faz um convite insistente para que progredíssemos na vivencia cristã através do amor praticado com todos. Isso é fruto de compromisso com uma realidade melhor para todos. Esse é o modo mais firme que cada um de nós vamos ficar vigilantes  na espera do Senhor e da festividade que vamos celebrar no Natal de Jesus. (cf. Fl 1,4-6.8-11)

O evangelista nos fala de João Batista, que é a voz do profeta no Deserto que anuncia o Senhor, é uma voz que clama no deserto para que os corações humanos sejam preparados para a vinda do Messias. O profeta anuncia após 300 anos de um silencio de Deus, porque ficaram sem profetas. Agora surge um que novamente fala de Deus que vem para salvar, mas que é preciso de conversão e mudança de vida. Na historia da Salvação começa no deserto, lá se faz aliança, promessa e se tem uma lei.

Sabemos que João percorria toda a região do JORDÃO... Aqui "Jordão era o lugar limite... por onde o Povo de Deus entrara na Terra Prometida... Agora aqui vai iniciar a nova jornada da humanidade que precisa libertar do cativeiro do pecado. Como no mar vermelho em que povo entrou e caminhou no deserto para uma nova terra, aqui no Batismo de João é a porta de entrada através do Jordão, a terra que traz a liberdade e dignidade ao Povo de Deus. Precisamos converter, mudar e ter a coragem de fazer novo todas as coisas. Essa voz grita hoje para que o mundo volte a Deus e faz um caminho com Jesus a Deus(cf. Lc 3.1-6)

Que esta liturgia nos ajude a fazer o caminho, ouvindo a voz dos profetas de hoje que nos pede conversão e mudança de vida. Que as nossas mesas sejam todo convidados e que ninguém fique de fora do Banquete do Senhor.

Que todos preparem bem para que esse natal seja um novo marco para que o Reino de Deus seja vislumbrado entre nós.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.