O mundo precisa ter um olhar do Samaritano que compadece


Resultado de imagem para imagem do 15º do tempo comum 14/07

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo o 15º Domingo do Tempo Comum, e a liturgia nos ensina o caminho da vida eterna, e ela passa pela solidariedade e partilha.
A liturgia bíblica desse domingo nos dará uma visão e nós vamos procurar o caminho correto para poder conquistar a vida eterna.

No livro do Deuteronômio nos convida a aderirmos aos mandamentos que Deus nos deu e nos dá para que não enganemos em promessas vazias do mundo que não ajudam a ter a alegria da esperança do Reino de Deus que vai dar a eternidade com Deus para sempre para todos.

Assim está escrito: "Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos”. E ainda nos lembra com essa premissa:  "Esta lei não está acima de tuas forças... pelo contrário, ela está bem perto de ti, está em tua boca e em teu CORAÇÃO" 

O ser humano quer ser feliz e a felicidade que traz a plena alegria que está em Deus.  Os mandamentos são guias seguras que levam a plena realização da pessoa que quer ser feliz com Deus e somente Ele traz a segurança para todos. (cf. Dt 30,10-14)

Na carta de São Paulo aos Colossenses nos mostra a cristologia que faz entende quem é Cristo e Ele é uma “imagem do Deus invisível “ e ainda nos indica que Jesus Cristo é  o "primogênito de toda a criatura". Isso nos faz ter a convicção que Jesus veio e nos mostrou o rosto de Deus que é bom, misericordioso, o balsamo que cura e ajuda os mais pobres e necessitados, assim Cristo é pastor que assume o ser humano em todas as suas dimensões e desse modo é bom pastor. (cf. Cl 1,15-20)

O evangelista São Lucas nos esclarece o caminho correto para a vida eterna e há pergunta do Mestre da Lei. São duas perguntas que nos questionam muito. O que fazer? A lei de Deus que eram 10, mas que aos poucos chegou-se a 613, mas Jesus resume em duas no amor a Deus e ao próximo. (cf. Lc 10,25-37)

Essa premissa que o mestre responde a pergunta  que Cristo  fez a ele:  o Que diz a Lei? Lá está a regra magna de poder chegar a vida eterna, portanto é o amor. Se tivermos amor, então vamos realizar a maravilha de ser irmão e irmã de todos, principalmente os mais necessitados e os que estão mais precisando de ajuda. Um pais que há milhões de desempregados e provavelmente estão passando miséria e fome tem que haver inciativas para sanar essa grave situação. Aqui entra atitude de samaritano que ajuda sem fazer condições, mas ajuda os que mais precisam. 

A lição do Bom samaritano nos faz a refletir quem é o próximo de cada um de nós e a reflexão nos leva aquele que está nas nossas ruas clamando por nossa ajuda para o pão que alimenta aos que passam fome, o pão que educa dos que estão fora da escola, o pão do emprego aos que estão desempregados e o pão da saudê aos doentes que mais precisam e em fim tudo para que tenham vida em abundancia para todos.

A liturgia desse domingo possa nos ajudar para que possamos fazer o bem a todos e que a mesa seja farta onde todos possam partilhar no banquete da vida. E que sejamos um Igreja onde somos comprometidos com todos, formando uma família em que todos sentem acolhidos para a vida para todos. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel de Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.