A oração nos faz próximo de Deus


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando no próximo domingo, 29º domingo do tempo comum. A liturgia nos chama atenção para a oração perseverante. Sabemos que toda oração é uma sintonia com Deus juntamente com todos na fé em comunidade. Ela é útil para conhecer, entender e aceitar os projetos de Deus tem para cada um de Nós. A vontade de Deus estará no papel da fé, na escrita da esperança e na conclusão do amor que Deus tem a cada um de nós.

No livro do Êxodo temos o episodio do povo de Deus a caminho da Terra prometida por Deus a eles. Não foi fácil esta travessia e a posse da nova terra. Muitos inimigos surgiram, Josué preparava o povo e as armas para defender e derrotar os seus inimigos que queriam atrapalhar o projeto de Deus. Moises ficou na reta guarda, orando incessantemente a Deus. Ele usou no lugar das armas, a aração, de braços erguido em cima de um colina. A vitória veio e o que mais é impressionante pela força da oração do que dos combatentes. Quem é o Deus dos exércitos se não o Deus libertador e fiel. Assim na nossa luta diária, devemos estar em oração para não desanimarmos e nem apavorar-se na escuridão dos problemas. Deus sempre vem até nós para confortar, nos consolar e nos dar ânimo para prosseguir. (cf. Ex 17,9-13a)

Na Segunda Carta de Paulo a Timóteo temos uma forma de alimentarmos como uma fonte que jorra água da esperança, fé e amor, que é a sagrada escritura. Como está escrito: "Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça... Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, preparado para toda a boa obra". Então ela é a via segura para guiarmos no caminho para chegar na eternidade com Deus para sempre. (cf 2Tm 3,14-4,2)
A comunidade é revitalizada sempre na Palavra de Deus, pois ela deixa a fé viva, a esperança que não decepciona e ainda nos ajuda a amar a Deus e os irmãos que caminham conosco nesse mundo. É preciso que sejamos ministros da Palavra convincente no falar, no agir e no viver com Deus sempre. A Igreja, no documento de Aparecida nos exorta assim,: “Uma maneira privilegiada de ler a Bíblia é a LEITURA ORANTE DA BÍBLIA... (DA, 249)

Devemos conhecer Jesus messias, o verdadeiro libertador. Infelizmente o mundo de hoje procura solução nos governos, nos partidos e em pessoas com ideologias que aniquilam Deus e o projeto verdadeiro da libertação do homem. Se complicam no entendimento do pobre, da viúva e dos órfãos. O verdadeiro pobre é aquele que confia no Senhor e sabe que é Ele é o princípio e o fim de todas as coisas. É uma abandono na fé, na esperança e no amor a Deus que sempre está ao nosso lado principalmente nos momentos de dificuldade e de exclusão social.

O evangelista Lucas nos mostra a insistência de uma viúva que implora a justiça ao um juiz insensível. Devido a insistência, ele a atende. Essa parábola foi Jesus que nos contou e nos conta hoje para a necessidade de insistir a Deus com coração confiante a um Deus que sabe a hora de nos atender e de nos acolher na casa do seu Pai. Se um homem de coração duro atende, imagina Deus que é um puro amor. (cf. Lc 18,1-8)

Ele sabe o bem que tem para cada um. O nosso querido Papa Bento XVI nos diz: "É a presença silenciosa de Deus na base do nosso pensamento, da nossa reflexão e do nosso ser, que impregna toda a nossa consciência". Com essas palavras podemos ter a convicção que a oração é uma fermenta útil para que possamos caminhar nesse mundo tão plural que vivemos. Ainda cheio de desigualdades, cheio de falta de amor e perdão. Uma sociedade excludente, e insensível diante de uma multidão de pessoas que passam fome e miséria  que precisa encontrar meios de ajudar os que mais precisam.

Queridos irmãos e irmas temos uma missão de levar esperança, levar a ideia de fraternidade em mutirão do bem e conscientizar na missão de evangelizar. O Papa nos fala: "A Igreja está em missão no mundo: a FÉ em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a ESPERANÇA abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a CARIDADE, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra". (Papa Francisco)

Que esta liturgia nos ajude a trabalhar na messe e orar para não cairmos na tentação de acomodar-se na fé intimista e nem ser porta voz das ideologias que só enaltecem o poder e solução mágica para um povo sofrido sem confrontar com a Palavra de Deus.

Tudo por Jesus nada sem Maria !!]


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.