Deus se manifesta admiravelmente nos santos e nas santas

Resultado de imagem para imagem de todos os santos

Hoje celebramos o 31º domingo do tempo Comum, e é um dia muito especial, pois celebramos a festa da vida. Os santos e santas são as luzes refletidas da bondade de Deus por nós.

Esta liturgia é ante sala da  gloria de Deus que todos vão desfrutar um dia no céu. Os que passam pela tribulação são marcados com o selo da vida para sempre. Os que passaram pela estrada da vida em comunhão com Deus e estão agora no céu diante de Deus para sempre. A nossa fé é na vida. Como que podemos atestar isso. Simples é a resposta: nossa fé é em cristo ressuscitado. Sabemos que Deus é dos vivo e não dos mortos. Hoje nos enche de alegria e esperança que um dia vamos estar na gloria com todos que convivemos e estamos a  caminho no amor e na misericórdia de Deus.

Como ser santo hoje: seremos santos na fonte que é em Deus. Ela inicia, cresce e se consome na vida de cada um. Na LG 14, 2 nos afirma que temos um Pai e nós o chamamos de Aba, pois somos filhos e filhas de Deus. O mundo está marcado na graça e ela derrama em todos os lugares, um perfume que nos contagia de muita esperança, de fé no amor de Deus que nos ama sempre.

Assim podemos afirmar que o céu é o lugar onde Deus está em todos, são Paulo nos fala" Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram nem o homem pode imaginar  o que Deus preparou para aqueles que o ama" (1 Cor2,9). Essa verdade deve estar impregnado no nosso coração como uma certeza. Vamos ver Deus , não em espelho mas uma real presença.

Perguntamos Quem é o Santos de Hoje? Somos chamados a ser santos, mas ainda somos fracos, imperfeitos e precário, porem quem nos aperfeiçoa é Deus Pai. A graça de Deus que nos arruma e nos torna melhores, mas não para ser mais que os outros e sim ser testemunhas de Cristo como algo de grande valor e precioso. Jesus é a nossa esperança de suportar as cruzes e continuarmos firmes em Deus, mesmo se tivermos que passar por sofrimentos e tribulações. Nesse mundo. A nossa alegria que temos a comunhão com santos que nos dão a mão para trilhar no caminho do Senhor.

A Igreja é communio sanctorum: comunhão dos santos, isto é, comunidade de todos os que receberam a graça regeneradora do Espírito, pela qual são filhos de Deus, unidos a Cristo e chamados santos. Alguns ainda caminham nesta terra, outros morreram e estão se purificando, inclusive com a ajuda das nossas orações. Outros, enfim, gozam já da visão de Deus e intercedem por nós. A comunhão dos santos também quer dizer que todos nós, cristãos, temos em comum os dons santos, em cujo centro está a Eucaristia; também todos os outros sacramentos que a ela se ordenam e todos os outros dons e carismas (cf. Catecismo, 950).
Somos uma só família: uma já esta no céu, outra no purgatório e a outra ainda a caminho, mas um dia vamos está juntos sempre. Todos juntos formamos em Cristo uma só família, a Igreja,
  para a glória da Trindade." (CCIC 195)

No livro do apocalipse fala de 144.000 eleitos. O que significa isso? É simbólico e tem o significado de totalidade do mundo: (12x12x mil:12 tribos do AT + 12 apóstolos do NT + mil). Assim são muitos e incontáveis. (cf. Ap 7,2-4.9-14)

Na primeira carta de João nos fala ada vida eterna que se manifesta no final da vida. É o encontro do fim com o princípio da vida que é Deus. (cf. 1Jo 3,1-3)

O evangelista nos fala o roteiro que o cristão deve percorrer que são as Bem-aventuranças.. É uma regra de ouro que todos deve colocar no coração e pôr em prática nas atitudes do dia a dia. Hoje é a conclusão vitoriosa das boas obras que fazemos, da justiça que praticamos, da bondade e da pureza do coração, do despojamento e da partilha que demos fazer no mundo. Ser uma família de irmãos e irmãs que vivem em comunidade na partilha na solidariedade no banquete da vida.
Então o melhor caminho para ser santos é viver a bem aventurança que Jesus nos propôs no sermão da montanha.
(cf. Mt 5,1-12)

O melhor CAMINHO para a Santidade é a vivência das Bem aventuranças. Essa é a forma segura de estamos em caminho seguro para ficarmos em comunhão com todos os santos no céu e aqui na terra, caminhando no amor, na esperança e fé numa comunidade do povo de Deus.
Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.