O Maior Mandamento é o AMOR




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 30º Domingo do Tempo Comum, está faltando 4 semanas para terminar esse ano litúrgico. A Igreja nos coloca na liturgia do Amor. Esse amor deve ser anunciado e testemunhado por todos.

No livro do Êxodo nos exorta pra o maior mandamento de Deus que é o amor. Aqui vemos que o amor se torna ação concreta quando olhamos os mais humildes, fragilizados e os descartados do mundo. Esses são as viúvas sem recursos, órfãos, endividados e pobres marginalizado no mundo. Devemos defender e proteger todos eles através de todos os meios possíveis.

Aqui vemos Deus que não esquece de ninguém e tem um cuidado muito especial tocante aos mais necessitados advertindo o povo de Israel não deixar de lado nenhum e tendo um coração de misericórdia, de hospitalidade e compaixão por todos.. (cfEx 22,20-26)

Interessante ressaltar que no Antigo Testamento o amor é entendido em relação a Deus através do respeito à Lei e tendo como reflexo do seu amor com o próximo. E com o advento de Jesus nos traz o AMOR através de gestos, ações e acolhida a todos, principalmente aos mais necessitados de ajuda.

Nesse tempo em que vivemos da Pandemia, devemos descer das grades  e do conforto de nossas casas para estender a mão e agir a favor de milhares de famílias  que perderam a vida, o emprego e as condições para que tenham uma ajuda e assistência digna de suas necessidades.

Na Primeira Carta aos tessalonicenses, São Paulo nos exorta para vermos o exemplo de amor vividos pela comunidade tessalônica. Isso ajudou muito para semeadora concreta da fé e do amor que produziram frutos em outras comunidades.

Que possamos ver em nossas comunidade cristãs esse exemplo perfeito do amor e da fé que age na comunidade, gerando vida e esperança para todos se assentarem a mesa da Palavra, do pão e da partilha. Se fizermos assim não teremos necessitados entre nós. (cf. 1Ts, 5c-10)

O evangelista São Mateus nos mostra Jesus resumindo toda a lei de Deus em duas que é a Lei do amor a Deus e aos irmãos. As autoridades judaicas da época de Jesus confronta Ele no quesito da Lei de Deus. É uma armadilha sarcástica e o objetivo era para pegar Jesus em uma polemica e dessa maneira ter o motivo para acusar e condenar Jesus. É a hipocrisia das autoridades que querem só o poder e usurpar os direitos dos mais pobres, abusando-os através de uma vida de ostentação e opulência.  E testam Jesus na pergunta: Qual é o maior mandamento do Deus? Interpretação da lei pelos judeus era diversa e cada um tinha um foco da lei , mas Jesus responde: amar a Deus em primeiro lugar da nossa vida e ao próximo como nós mesmos. Essa resposta de Jesus é a linha mestra do cristianismo, pois não podemos ser cristão pela metade.

Havia na época de Jesus 613 mandamentos e a maioria deles era proibições e ainda preceitos e prescrições, isso tudo tirava a liberdade da pessoa a agir bem com os outros. Ficavam presos ao ritualismo, deixando muitas vezes, pessoas necessitadas pelo caminho para não ofender a Lei e nem os preceito religiosos. (cf. Mt 22,34-40)

Como é hoje que acontece, muitas vezes, as religiões fecham as portas para muitas pessoas, dizendo que não são dignas de pertencer a comunidade devido ao estado civil e escolhas individuais, esquecendo do amor e da própria alegria do amor entre as pessoas.

Que essa liturgia nos desperte para tirar de nós preconceitos, preceitos e proibições nas relações humanas, religiosas e políticas-sociais para que a nossa sociedade possa viver em harmonia, paz, solidariedade, partilha e no amor reciproco.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.