A igreja nos convida a partilhar o pão

 




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando, o 17º Domino do tempo comum. Devido a pandemia, muitos lugares estão passando dificuldades e fome. Há grito por ajuda e socorro. Não podemos fica mudos diante dos apelos dos mais pobres e necessitado, devemos abrir a mão para ajudar. Hoje estamos celebrando o Dia mundial do avós e que esta data possa ser uma ajuda de alerta e socorro a todos os avós do mundo.

 

Além da fome material temos no mundo fome de amor, de perdão, de justiça, solidariedade e fraternidade. Precisamos levar esperança a todos.

 

No Segundo Livro dos Reis, temos o gesto de um homem que oferece a Eliseu o pão das primícias, pois estava com fome e carestia é grande. Eram 20 pães de cevada e ele não guarda para si, mas distribui ao povo. Embora era pouco para muitos, mas foi distribuído e ainda sobrou. Isso quer dizer quando partilha todos se satisfazem e ainda sobra. Deus é providente sempre.

 

Deus age no gesto e isso é bom para nós aprendermos, se não tiver o primeiro passo nosso para a partilha Deus não pode agir plenamente. Se olharmos a situação atual do mundo podemos com certeza dizer que é preciso mais de solidariedade e partilha. (cf. 2 Rs 4,42-44)

 

Na carta de São Paulo aso Efésios nos chama a tenção para vivermos a vocação que cada um tem de procurar viver a unidade na comunidade com alegria e paz perfeita para podermos sentar ao banquete que Deus prepara para todos. Deus não deixa ninguém passar fome, mas é preciso que sejamos de fato a Igreja do pão partilhado. (cf. Ef 4,1-6)

 

Estamos diante do Evangelho de João, aqui percebemos que Jesus ensina a todo e ainda a fazermos a partilha do pão como ele fez. O povo tem fome da Palavra, mas também do pão material.  Jesus se compadece do povo faminto. Jesus mexe com o agir dos apostolo quando de fala:  "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?". Atitude dos apóstolos são iguais a nossa, achando que outros devem resolver o problema da fome. Eles e Felipe respondeu a Jesus: "Nem duzentas moedas são suficientes”.

 

Mas André traz um menino que tem 5 pães e 2 peixes. Jesus então manda sentar todos e pedem aos discípulos deem vocês mesmos a eles. E assim foi feito e a multiplicação aconteceu na partilha de bens de todos. Todos saciaram e ainda sobrou. Essa maravilha fez com que eles quisessem fazer Jesus Reis, mas Ele não quis, pois Jesus não é para soluções imediatistas e nem populista, O que Jesus quer de nós a responsabilidade de sermos fraternos, solidários e comprometidos com todos no bem comum. (cf. Jo 6,1-15)

 

Que esta liturgia nos desperte para a pertença a Igreja do pão partilhado e buscar solução que seja permanente, dando dignidade, oportunidade a todos, salários justos e os governantes saibam usar bem os recursos que eles administram sem roubo e sem corrupção.

 

Deste modo há pão para todos no banquete da vida como é o desejo de Deus para nós o seu povo eleito. 

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.