A palavra de Deus não tem dono, ela é de todos!




 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 26º Domingo do Tempo Comum, este domingo é especial porque celebramos o dia da Bíblia, o livro que contém a Palavra de Deus que foi revelada de modo oral e depois escrita por inspiração de Deus aos que colocaram no papel.

 

A palavra de Deus sempre nos ajuda no decorrer de nossa vida, pois é uma luz que permite encontrar sentido nas diversas situações de nossa existência. Ela não pode ser de exclusividade de ninguém e nem ser interpretada pelo nosso bel prazer ou ideologia religiosa, política, social ou econômica. Jamais podemos usar a Palavra de Deus para impor ou escravizar aos ouvintes por medo, pois isso não corresponde com a vontade de Deus e nem de Cristo quando fala: “conhecereis a verdade e ela vos libertará” (Jo 8,32 )

 

No livro de Números podemos confirmar que a Palavra de Deus não é monopólio de ninguém, pois ela deve ser aberta a aqueles que podem continuar levando-a a todos. Aqui vemos Moisés já idoso e já não consegue dirigir o Povo da Aliança como porta voz de Deus, então escolhe 70 anciãos que depois de ser ungidos pelo Espírito de Deus o ajudaram nessa missão de sempre levar o povo a obediência dos propósitos de Deus e da aliança que foram firmados após a saída do Egito. O interessante é perceber que os dois que não estavam juntos começaram a profetizar em nome de Deus e devido a isso Josué achou um absurdo e abuso deles. Josué propõe a Moisés para calarem a voz  desses dois. A resposta de Moisés foi admirável como podemos ver o que ele falou:  "Oxalá todos recebessem o Espírito e profetizassem!".

 

Hoje , infelizmente os que estão em uma agremiação religiosa ou em uma Igreja, acham que são donos da Palavra de Deus e da comunidade e ficam irritados quando missionários que não pertencem aos seus redis, profetizam, pregam e são dóceis ao Espírito Santo, levando a todos a Palavra de Deus que jamais podem estar aprisionada em guetos ou grupos religiosos. 


Devemos permitir que outros podemos nos ajudar nessa missão de portadores da Palavra e não ser monopólio da Palavra de Deus, pois pelo Batismo temos a missão de ser profetas, sacerdotes e reis do Senhor Jesus Cristo. (cf. Nm 11,25-29)

 

Na carta de Tiago podemos perceber que ele denuncia o acúmulo de riquezas de alguns à custa de miséria de muitos. Isso é a ganância revestida de pseudo bondade. Isto acontece muitas vezes no nosso meio, pois pagamos valores mínimos e miseráveis ao trabalhador que nos serve e nos enriquece, mas o clamor e o sofrimento dele chega ao céu e Deus sabe disso e se manifesta a sua justiça fazendo ao mau servidor que explora os humildes e pobres deste mundo. (cf. Tg 5,1-6)

 

O evangelista Marcos nos mostra que os apóstolos de Jesus não conseguem êxito em tirar o espírito mudo de uma pessoa, mas outros que não são do grupo, conseguem ter sucesso nessa missão em nome de Jesus. Eles não gostam disso e queixaram a Jesus, mas Jesus os repreendeu dizendo:  "Não lhe proíbam... Quem não está contra, está a nosso favor".(cf. Mc 9,38-43.47-48)  

 

Isso quer nos ensinar que não estamos apenas nessa missão e ela é de todos. O Papa Francisco já nos disse: "Devemos ser amigos de Jesus, não donos". Aqui podemos dizer às outras denominações de Igrejas cristãs que não podem ser encaradas como inimigas, mas parceiras pois nos ajudam a difundir a Palavra de Deus contextualizada para cada realidade do povo de Deus que vive sedento da Palavra de Deus, que muitas vezes fica muda, porque não há pregadores e missionários da Palavra.

 

Que esta Liturgia nos ajude a entender a nossa missão de ser porta voz da Palavra de Deus e que ela seja difundida na unção do Espírito Santo em todos os lugares do mundo. Que as pessoas possam ter contato com ela e que sintam amados e acolhidos por Deus pai em Cristo na força do Espírito Santo. Amém


Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha


Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Senhor, ajude-nos a sermos missionários da Palavra de Deus e nos envie a onde precisa de Pregadores e a sua Palavra seja difundida a todos os lugares.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.