A conversão a Deus e de vida são necessárias




 

Queridos irmãos e irmãs, estamos no segundo Domingo do Advento e é uma oportunidade que nós temos de prepararmos bem para celebrar o Natal do Senhor.

 

Temos a figura de João Batista, que é uma voz que clama no deserto. Sabemos que o deserto é o lugar de encontro com o senhor Deus e de lembrança da bondade de Deus que vem ao encontro do homem. João Batista tinha a missão de preparar o caminho para o senhor Jesus. Lá ele adverte a todos a necessidade da conversão.

 

Hoje devemos ser outro João Batista pra pedir  a todos que volte a Deus, neste mundo cheio de voz de toda ordem que deixam as pessoas sem saber qual o caminho que devemos seguir para ter a vida em abundância que está com Deus da vida. A preparação do natal é uma época de arrumar a nossa casa da vida para receber Jesus que vem na humildade para libertar-nos do egoísmo e do orgulho, e deste sermos mais humanos.

 

Devemos viver o advento, libertar de antigos costumes e algemas da escravidão impostas pelo sistemas injustos para que possamos ter a verdadeira libertação. É poder reviver a alegria de estar em comunhão com Deus e com todos. Essa pandemia não pode nos abater e pensar que Deus está longe de nós. (cf. Br 5,1-9)

 

O Salmo 25 nos mostra a oração confiante a Deus Pai e o desejo de cada um acolher e seguir  aos ensinamentos e ter a instrução segura para caminhar no caminho do Senhor. O caminho é esse: o amor, a justiça e a fidelidade, tudo isso nos leva a estar em comunhão íntima com Deus. Deste modo a aliança é conhecida e restabelecida com Deus, pois Ele é fiel e ainda deseja que estejamos com Ele sempre em santidade e fidelidade.

 

Na carta aos filipenses, há uma exortação que nos apela para progredirmos na atitude de uma vida no amor. Um amor que constrói pontes e laços que permitem a vivermos a perfeição. Não podemos abaixar a guardar e ainda sermos sempre vigilantes na esperança, na fé e no amor. (cf. Fl 1,4-6.8-11)

 

O evangelista nos fala de João Batista da sua missão: "preparar o Caminho do Senhor". Deus fala em João Batista, um profeta que vem anunciar a chegada do Senhor. O silêncio de Deus foi quebrado. Agora Deus vem falar para nós através de João Batista e depois no Cristo, o Messias. (cf. Lc 3.1-6)

 

Aqui “Deserto", na História de Israel, é uma lugar de lembranças vivas como: Libertação... Purificação... Aliança... Esperança da Terra Prometida...  . Agora o deserto onde estava João Batista é um convite para vivermos novamente  a experiência de um Deus que caminha conosco e nos ajuda a termos a libertação plena como foi no passado. Não podemos estar presos às ideologias cegas que não nos deixam sermos livres como: sistemas políticos, religiosos, socioeconômicos que muitas vezes nos cegam para o verdadeiro bem que nos leva a Deus da vida.

 

É um convite de acolhermos o Messias em nossa vida e nas nossas comunidades cristãs. Não podemos viver com individualismo e nem com intimismo religioso, mas ter a experiência de vida comunitária na solidariedade e partilha. Onde Deus nos dá pão partilhado no banquete da vida que Deus oferece a todos. Ninguém fica de fora. Todos têm lugar à mesa e ninguém fica excluído.

 

Que esta liturgia nos ajude a ouvir o Senhor através dos verdadeiros profetas que clamam até nós para viver o Natal do Senhor e esperar a vinda de Cristo, pois Ele é a razão de nosso viver rumo à terra celeste. Sejamos abertos à graça e que arrumemos a nossa casa humana e material para sermos criaturas alegres na esperança de dias melhores. Amém.


Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Sejamos anunciadores da Esperança em Cristo no mundo.

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.