A Caminho de Jerusalém nos ensina para a Jerusalém Celeste



 

Queridos irmãos e irmãs, estamos a caminho do Reino de Deus e o Pai nos chama para estar com Ele e também realizar o seu Plano de Salvação como foi nos chamados dos profetas e missionários na História do Povo de Deus. Um chamado gratuito. Hoje precisa surgir pessoas comprometidas com a dignidade das pessoas numa sociedade que para manter as pessoas calmas dão esmolas que mais escravizam as pessoas. Infelizmente estão diante dos nossos olhos esse assistencialismo cruel que não permite a pessoa ser livre e nem dependente do Estado e das instituições públicas de toda ordem.

 

A Igreja, na sua Liturgia, nos permite encontrar essas pessoas que vem para nos alertarem e ainda nos tirarem  das garras do poder que está aí para ter as vantagens pessoais sem se preocupar com a multidão que sofre nesse mundo. Estamos assistindo milhões de pessoas que estão passando fome, muitos estão nas margens desta sociedade do capitalismo selvagem sem ajuda. A educação, segurança e saúde estão precárias entregando somente o básico e o paliativo do faz de conta que estão ajudando,  produzindo e fazendo algo produtivo e eficaz para nós. Assim somente os privilegiados que tem acesso a qualidade desses serviços.

 

 

No Livro dos Reis vemos o profeta Elias já idoso e cansado para consagrar um rico agricultor chamado Eliseu. O que ele fez obedecer uma ordem de Deus. Aqui vemos que Eliseu estava trabalhando nas terras. Elias dá esse mandato a Ele jogando o seu manto. Isso é a impostura da missão profética.


Eliseu aceitou prontamente essa missão. Aqui podemos perceber que mesmo sendo rico teve esse chamado, pois quando a pessoa se mostra que é uma pessoa justa administração dos seus bens sem explorar e sem praticar a injustiça, Deus não condena o possuidor de riqueza que é bom e justo. Infelizmente a nossa sociedade de hoje condena o fruto do trabalho honesto de pessoas justas e ainda  é visto por eles como inimigos do povo.

 

Sabendo que Deus é a razão da vida de cada um de nós, portanto Eliseu renunciou todo o seu trabalho e as posses que tinha para servir ao projeto de Deus que a ele estava sendo confiado. Assim Eliseu fez, cortando as amarras que não o deixaria livre para a missão. 


Muitas vezes temos que dar um basta nas estruturas injustas que mantém as pessoas presas a um assistencialismo aniquilante da liberdade. Deus chama pessoa normal e de vida normal, a única coisa que preza para Deus é a disposição de servir aos que mais sofrem na nossa sociedade sem interesse algum. (cf. Rs 19,16b.19-21)


A carta de São Paulo aos Gálatas nos mostra que a nossa escolha por Jesus é livre. Não tem Fake News para poder seguir Jesus e nem promessas mirabolantes que mais atrapalham do que ajudam. Jesus quer que o homem seja livre e que possa ter a autonomia para dizer não as falácias de falsos políticos, religiosos e poderosos. Quem segue e responde tem vida nova e liberdade. Assim não tornamos presas fáceis a demagogia religiosa, econômica e política social do nosso tempo. ( cf. Gl 5,1.13-18)

 

Jesus , na sua vida pública no mundo, vai mostrando como devemos ser na jornada que estamos fazendo para a Jerusalém celeste. Os valores do Reino e a nossa adesão a Ele devem nos levar ao caminho do sacrifício e renúncia de nós mesmo para ter a vida em Deus. Aqui vemos três samaritanos que se recusam de ir ao templo de Jerusalém e queriam impedir que outros fossem. Infelizmente vemos hoje nas propagandas políticas e religiosas que querem induzir as pessoas para sua ideologia e doutrinas que não ajudam na libertação da pessoa.

 

Dois discípulos reagiram de modo brusco dizendo a Jesus:  "Senhor, queres que mandemos que desça o fogo do céu e os consuma?" mas Jesus os repreendeu de imediato, pois o caminho de Jesus é amor, perdão, conscientização e libertação sem nenhuma pressão ou chantagem. Nós não somos para brigar com ninguém e nem impor uma doutrina ou ideologia. A escolha por Jesus é livre. (cf. Lc 9,51-62)

 

Não podemos ser intolerantes e nem preconceituosos com as pessoas e nem com as diversas manifestações religiosas, políticas. O trabalho missionário deve estar pautado em atitudes de respeito, de colhida aos mais fracos e marginalizados que são milhões. Não podemos ser omissos e nem indiferentes à dor de muitos.

 

Seguir Jesus não é ter e nem querer viver em um palacete para morar, nem ter carros luxuosos e nem viver uma ostentação, pois podemos constar o que Jesus disse a todos: até os animais têm onde morar, mas o filho do homem não. O discípulo de Cristo deve ser despojado para a missão evangelizadora. Como falta pessoas assim no mundo. 


O evangelho precisa ser proclamado com o nosso testemunho de vida comunitária, social, religiosa, política e social. A mesa da refeição é para todos, ninguém pode faltar a educação, trabalho, casa, segurança e saúde.


Que esta liturgia nos ajude a sermos missionários, profetas e discípulos para denunciar as manobras dos opressores que querem nos enganar com esmolas sociais que não nos ajudam em nada e sermos porta voz da liberdade, da dignidade e da vida em comunitária onde a partilha, a solidariedade, a misericórdia e ajuda mútua sejam a tônica de uma vida cristã autêntica.


Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi Semper!!!

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.