A Igreja tem duas colunas fundamentais



Neste domingo estamos celebrando a festa de dois apóstolos marcantes na História da Igreja, Pedro e Paulo. Cada um de seu modo de atuação e serviço, mas marcado no amor a Cristo e a Igreja na difusão da Boa Nova.


Pedro é a Rocha da firmeza da Fé e é o que fez uma confissão de Fé importante para Cristo quando diz: Tu é o Cristo, Filho do Deus Vivo. Já Paulo é aquele que com coragem anunciou Cristo a todos sem temer as perseguições. Interessante como não conhecia a Cristo, então perseguia os que  creram Nele, mas quando teve a experiência de Cristo converte e torna-se um grande missionário. Cada um do seu jeito teve um papel importante na Igreja de Cristo.


No livro dos Atos dos Apóstolos podemos ver Pedro na prisão já com dia marcado para a sua Morte, mas a Igreja reza e algo extraordinário acontece. Mesmo guardado com 16 soldados, Pedro se liberta pela intervenção de Deus. Deus nunca nos deixa sem resposta, Ele age de modo extraordinário sempre. A comunidade que ora e é perseverante na oração e no testemunho, Deus age sempre de modo extraordinário. (cf. At 12, 1-11)


Na segunda carta de Paulo a Timóteo, está na prisão, aguardando o julgamento final. Aqui há o balanço de sua vida. Ele compara com a atividade do atleta quando diz: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, conservei a fé...". Sua vida, seu trabalho missionário e o cansaço não tira a fé em Cristo, mas confia no Senhor que é juiz justo e dá o prêmio merecido a quem O segue. Nós devemos aprender que a missão acarreta perseguição e violência dos maus aos que praticam a vontade e a justiça de Deus na missão apostólica e cristã. É a serenidade dos que seguem a Cristo mesmo na iminência da morte injusta.(cf. 2 Tm 4,6-8.17-18)


No Evangelho de Mateus temos dois enfoques, uma cristológica e a outra eclesiológica. Temos a pergunta de Cristo uma  para o povo e para Eles, que é Ele, mas a resposta de Pedro é incisiva quando diz: Tu é o Cristo, Filho do Deus vivo, e assim  o fez primeiro Papa da Igreja, recebendo as chaves da dela na Terra e a do céu.  "Sobre essa Pedra edificarei a minha Igreja”. A Igreja está marcada na fé de Pedro a Cristo. Nós não podemos ficar omissos diante da pergunta que Cristo faz ao nosso coração. Quem é Ele para nós. Jesus é o caminho, verdade e vida. (cf. Mt, 16,13-19)


Agora a Igreja é o sinal da Presença Dele entre nós e ela está fundamentada na cátedra de Pedro que é o hoje na pessoa do Papa Francisco. Não podemos renegar o Papa e fazer as coisas fora da comunhão eclesial e se procedermos desse modo não podemos dizer que somos católico autênticos. Sejamos uma Igreja na unidade e na fé em Cristo e Ele nos quer seguidores do seu evangelho, levando a todos a esperança e solidariedade no amor, no perdão e na partilha.


Tudo por Jesus, nada sem Maria!!! Servus Christi Semper.


Jose B. Schumann Cunha


Visite sempre o Blog vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.