segunda-feira, 22 de abril de 2024

O Bom Pastor não é mercenário e fica do lado das que precisam

 O Bom Pastor não é mercenário e fica do lado das que precisam

 


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o Domingo do Bom Pastor e assim podemos entender que Jesus não é o Pastor mercenário e nem deixa as ovelhas de fora aquelas  que mais precisam de ajuda e de socorro.

A Páscoa é a verdadeira medida do amor de Deus por nós. Jesus zela e cuida e deixa-se estar com as ovelhas e tendo o cheiro delas. Na bíblia temos grandes exemplos de pastores como Abel, Moisés, Davi etc. sabemos que o pastor cuidava e levava as ovelhas as pastagens verdejante e água fresca. Hoje precisamos de pastores que ajudem as pessoas como ovelhas que precisam de nossa atenção..

O mundo é marcado de injustiça, exploração, o rico aproveitando do pobre e o poder se beneficiando das regalias e ostentação do poder, enquanto milhões passam fome e necessidades urgentes. Muitos saem da sua terra pelo mar adentro, procurando uma vida digna, mas morrem pelo caminho como aconteceu recentemente um barco que chegou ao Brasil e todos estavam mortos. Isso é uma tristeza para quem quer estar com Deus. O que fazer para que essas tragédias diminuam ou desapareçam no meio de nós.

O Salmo 80 nos fala que o próprio Deus se faz pastor que guia e está com ela em todo, defendendo, dando alimento e cuidando das enfraquecidas. Oxalá se todos fossem bons pastores como Jesus. Infelizmente quase todos os reis de Israel eram maus pastores, aproveitavam do cargo para roubar, explorar e ter uma vida boa enquanto o povo sofria.

Deus é um Rei zeloso e na profecia de Ezequiel no capítulo 34,15 nos fala que é o próprio Deus será o pastor do povo e o conduzirá com justiça.

Nos (At 4,8-12) vemos o primeiro pastor da jovem comunidade que nasce da páscoa do Senhor. Não tem templo e nem ostenta poder religioso, mas fez uma cura através dele pelo poder de Jesus vivo. Devido a isso teve que ir à presença do sinédrio porque houve a cura do aleijado feito por intermédio dele na força do poder e no nome de Cristo ressuscitado. Com coragem ele responde aos acusadores assim: "em nome de Jesus Cristo, crucificado por vós, mas ressuscitado por Deus". Só Jesus nos leva à vida verdadeira, pois ele é o Pastor justo e verdadeiro.

No salmo 118 nos mostra que Jesus é a pedra forte que foi rejeitada pelos algozes da época e ela se torna a pedra principal que sustenta a Igreja verdadeira.

Em Cristo nos tornamos filhos de de Deus. Essa graça de sermos filhos de Deus não é uma obra nossa, mas é por causa da graça de Deus que habita em cada batizado que aceita Jesus como Senhor e Salvador.  (1Jo 3,1-2)

No evangelho de (Jo 10,11-18) nos mostra que Jesus é bom Pastor e é Ele que nos dá a vida pelas suas ovelhas. Não foge nunca e nem está a serviço de ideologias mesquinhas do poder religioso, político e econômico daquela época e nem do nosso tempo.

Quem é de Jesus sabe e ouve a voz Dele. Infelizmente muitos usam o nome de Jesus para interesses próprios e esquecem o povo sofrido.

Muitas pessoas estão passando fome, injustiça e perseguição porque seguem o que Jesus diz e o que Jesus é. Ele é o salvador que quer que todos mudem de vida, e que todos ajudem uns aos os outros e lutem para que o mundo seja melhor sem ganância. O amor é a medida e Ele conhece todas as ovelhas.

Para sermos mais próximos de Jesus devemos ter um convívio e viver uma intimidade com Deus conforme a sua vontade e assim edifiquemos a Igreja que somos nós e também nos outros.

Que esta liturgia nos ajude a estar com Jesus sempre, pois Ele é o bom Pastor que cuida de cada um de nós, Vamos seguir a voz Dele e não das ideologias que estão espalhadas no mundo.


Tudo por Jesus nada sem Maria.

Servus Christi semper!

Jose B. Schumann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ E BEM.

O blog Vocacionados Menores só proclama a verdade, por isso colocamos no ar tantas postagens até hoje.

O comentario é uma forma de dizer o que você achou do blog e o que você acha que precisa melhorar.

ESPERO QUE ESTEJAMOS LE AGRADANDO.

LEMBRAMOS QUE O BLOG VOCACIONADOS PRECISA DE VOCÊ ! SE VOCÊ TEM VONTADE DE TRABALHAR EM UM BLOG POR AMOR A CRISTO E A IGREJA INFORME A QUALQUER UM MODERADOR E SE TORNE MAIS UM MODERADOR VOCACIONADO.

email: VOCACIONADOSDEDEUSEMARIA@GMAIL.COM

Lembramos também que o site é feito por todos para todos, pois não teriamos o blog se não existisse leitores.