Mostrando postagens com marcador Papa. Mostrar todas as postagens

Devemos vencer o medo para Evangelizar o mundo


Queridos irmãos e irmãs, é sempre Deus que toma iniciativa e nos chama para a missão de executar o seu plano de Salvação da humanidade. São inúmeras pessoas que estão dispostas a realizar a vontade de Deus em sua vida e trabalhar para a construção de uma sociedade melhor e mais humana. A liturgia desse domingo nos mostra as dificuldades que devemos enfrentar no nosso trabalho evangelizador. Os primeiros discípulos encontraram hostilidades e tornaram-se fortes em Cristo que tudo faz para que eles fossem fieis ao chamado que Deus fez a cada um deles. Isso acontece hoje também, nós enfrentamos muitos desafios e adversidades que nos fazem perder o foco da missão, mas Deus vem sempre em socorro aos seus escolhidos.

No livro de Jeremias narra o drama vivido pelo profeta do JEREMIAS. Nós deparamos com a sua historia e percebemos para que ele fosse fiel a sua missão que Deus lhe confiou teve que enfrentar perseguição, solidão e abandono, mas ele nunca deixou de confiar em Deus. Nós também temos que ser fortes, valentes e corajosos nos nossos trabalhos missionários sem temer as hostilidades da missão, mas sempre confiar em Deus que tudo faz para que estejamos em sua graça. Quem nos habilita é o Senhor como o próprio Deus fez com Jeremias, embora menino ainda tivesse a assistência de Deus que diz: "Para onde eu te enviar, irás; e o que eu te mandar, falarás: não tenhas MEDO, pois eu estarei contigo para te livrar". Assim como ele não teve medo de denunciar as injustiças dos poderosos, nós devemos também fazer o mesmo, pois não podemos ficar acomodados e frios diante da cultura de morte que reina no nosso mundo. (cf. Jr 20,10-13)

Na carta de São Paulo aos Romanos vemos que Paulo, afirmando que a salvação não se faz essencialmente no cumprimento da Lei de Moisés, mas acolher com amor e vontade a oferta de Salvação que Deus faz para todas as pessoas através de Jesus Cristo, pois Ele é o caminho a verdade e a vida que leva Pai no Reino definitivo. Para que ficar parado em nossas mesmices que não levam a lugar nenhum a não ser frustração e paralisação nas coisas de Deus. Precisamos ser portadores do bem e evangelizar esse mundo tão carente de amor e justiça de Deus. (cf. Rm 5,12-15)

Evangelho de Mateus continua O "Sermão apostólico" de Cristo onde Jesus dá as recomendações aos seus colaboradores para que a sua missão seja efetuada com êxito. Ele fala três vezes para que eles não tenham medo e ainda os aponta. O primeiro é o medo do fracasso, mesmo diante das provocações e dificuldades, a mensagem Dele será difundida por toda a terra. Isso quer dizer que a missão não é nossa, pois a obra é de Deus.  Outro medo é o da morte que vem do maltrato e da execução, mas Ele os conforta dizendo que a morte física não afeta a alma, pois buscamos a vida definitiva em Deus, mas sempre tenha confiança em Deus da vida. E por ultimo o medo da sobrevivência na missão, pois Deus é a providencia que cuida de todos sem deixar na penúria como Ele faz com toda a sua criação.Deus é sempre fiel e nós devemos confiar Nele. Deus conta conosco para melhorar o mundo em que vivemos. (cf. Mt 10,26-33) 

Que Deus abençoe todos os migrantes e que sempre haja politica publica para diminuir sofrimentos desses que tem que sair de sua terra para buscar novas oportunidades de sobrevivência.


Jose Benedito Schumann Cunha (graduado em Filosofia e em Teologia)

Peres e Abbas rezam com Papa Francisco
Orações judaicas, cristãs e islâmicas serão realizadas pela primeira vez no Vaticano
POR O GLOBO, COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS 08/06/2014 14:02 / ATUALIZADO 08/06/2014 16:20

O Papa Francisco discursa, observado por Peres (à esquerda) e Abbas, nos jardins do Vaticano 
O Papa Francisco discursa, observado por Peres (à esquerda) e Abbas, nos jardins do Vaticano Foto: MAX ROSSI / REUTERS

O Papa Francisco discursa, observado por Peres (à esquerda) e Abbas, nos jardins do Vaticano - 


RIO - Com as negociações de paz num impasse, esse parecia um encontro improvável. Mas o Papa Francisco conseguiu reunir neste domingo os presidentes israelense e palestino em um evento sem precedentes, que o Vaticano descreveu como um gesto para “recriar um desejo, uma possibilidade” de relançar o processo de paz paralisado no Oriente Médio. Entre o israelense Shimon Peres e o palestino Mahmoud Abbas, o Pontífice pediu que sejam derrubados "os muros da inimizade".

- É preciso mais coragem para fazer a paz do que a guerra - disse o Papa, após as orações, diante do israelense Shimon Peres e do palestino Mahmoud Abbas. - É preciso coragem para dizer sim ao encontro e não ao confronto; sim ao diálogo e não à violência; sim à negociação e não à hostilidade; sim ao respeito dos pactos e não às provocações.

O encontro histórico pode ser acompanhado em tempo real no canal oficial do Vaticano YouTube, pelo link <http://bit.ly/1kPzlTh>, ou clicando abaixo:


Tanto Peres como Abbas disseram que seus povos desejam ardentemente a paz. "Uma paz entre iguais", disse o presidente israelense. "Uma paz para nosso povo e para nossos vizinhos", disse o presidente da Autoridade Nacional Palestina.

O Vaticano fez questão de minimizar que qualquer expectativa de que a reunião de domingo à noite entre Shimon Peres e Mahmoud Abbas — anunciada como uma “pausa da política” — leve a quaisquer avanços imediatos nos problemas tortuosos da região e diz que não está se intrometendo em questões regionais. Também tentou ressaltar que não se tratava de um ato político. Mas o apelo do Pontífice foi claro, ao afirmar que os dois presidentes deveriam responder aos anseios de paz de seus povos.

- Ninguém é presunçoso o suficiente para pensar que a paz será estabelecida na segunda-feira - disse à Associated Press o padre Pierbattista Pizzaballa, um dos principais organizadores do encontro. - A intenção é reabrir uma estrada que foi fechada por algum tempo, para recriar um desejo, uma possibilidade, para fazer as pessoas sonharem - disse, acrescentando que o Papa não quer se envolver em detalhes de questões como fronteiras ou assentamentos.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não participou do encontro e se recusa a lidar com o governo palestino, apoiado agora pelo grupo islâmico Hamas. Peres vai deixar o cargo no próximo mês.


Shimon Peres, Papa Francisco e Mahmoud Abbas assistindo às apresentações musicais de abertura do histório encontro nos jardins do Vaticano - Reprodução
Netanyahu não fez nenhum comentário direto sobre a reunião, mas em declarações no domingo em uma base da polícia paramilitar, em Jerusalém, ele sugeriu que a oração não é um substituto para a segurança.

- Por milhares de anos, o povo de Israel têm orado pela paz diária. Mas até que a paz venha, vamos continuar a nos fortalecer para que vocês possam continuar a defender o Estado de Israel. Em última análise, é o que vai garantir o nosso futuro e também trará a paz - disse ele às tropas.

Para analistas, o encontro no Vaticano enfraquece o pedido de Netanyahu para que outros países não reconheçam o governo palestino e poderia isolá-lo mais.

Mas o fato de o movimento ousado de Francisco ter conseguido trazer os dois presidentes para se reunirem mostra seu desejo de envolver líderes políticos, oferecendo diálogo inter-religioso como um bloco de construção.

O encontro realiza-se mais de um mês depois de conversações de paz lideradas pelos Estados Unidos terem entrado em colapso em meio a amargas recriminações mútuas. O Papa, em seu discurso semanal de domingo na Praça de São Pedro, disse esperar que fiéis de todas as religiões “unam-se espiritualmente ao nosso apelo”.

O Papa fez seu convite-surpresa aos dois chefes de Estado, enquanto esteve na Terra Santa, no mês passado.
fonte: www.globo.com

Vem Espirito Santo a todos nós

Papa inicia ciclo de catequeses sobre dons do Espírito Santo
QUARTA-FEIRA, 9 DE ABRIL DE 2014, 7H09


Queridos irmãos e irmãs, estamos hoje na véspera da Festa do Pentecostes, momento de graça abundante que renova os nossos corações para poder adorar a Trindade Santa. O Espirito Santo nos dá os dons necessários para poder agir no mundo, dando testemunho de Cristo, nosso Salvador que fez a vontade de Deus Pai para recuperar a humanidade decaída pelo pecado. Temos a grande missão no mundo a fim de que tudo seja transformado no amor regenerador do ser humano. Que as pessoas possam ter um encontro pessoal com Jesus que envia o Espirito Santo para que sejamos fortes, corajosos e cheios de esperança de um mundo melhor sem ódio, sem violência, sem exclusão e sem tudo que nos afasta do Reino de Deus prometido a todos nós. Que a Terra seja inundada na efusão do Espirito Santo e que nada seja ofuscado e que o bem vença o mal sempre.(Jose Benedito Schumann Cunha graduado em Filosofia e em Teologia)

Santo Padre começou o ciclo falando da sabedoria, que é a graça de ver cada coisa com os olhos de Deus

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa inicia ciclo de catequeses sobre dons do Espírito Santo
Na catequese de hoje, Pontífice falou do dom da sabedoria / Foto: Reprodução CTV

Cerca de 50 mil pessoas compareceram à Praça de São Pedro, nesta quarta-feira, 9, para a Audiência Geral com o Papa Francisco. Hoje, o Pontífice iniciou um novo ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus.

Acesse
.: Catequeses sobre os outros dons:  entendimentoconselhofortaleza,piedadeciência

Falando sobre o primeiro desses dons, a sabedoria, Francisco citou o Rei Salomão, que, no momento da sua coroação, pediu “um coração que escuta, que saiba discernir entre o bem e o mal”. A sabedoria é justamente isso, explicou o Papa: “É a graça de poder ver cada coisa com os olhos de Deus. Às vezes, vemos as coisas de acordo com a conveniência ou de acordo com o nosso coração, com amor, com ódio ou inveja. Este não é o olhar de Deus”.

A sabedoria, portanto, não nasce da inteligência ou do conhecimento que se adquire, mas da intimidade com Deus, “de filhos com o Pai”.

“Quando estamos em comunhão com o Senhor, de certo modo, o Espírito Santo transfigura o nosso coração e nos faz sentir todo o Seu calor e a Sua predileção; então, tudo nos fala de Deus e torna-se sinal da Sua misericórdia e do Seu amor. Isso torna sábio o nosso coração, não no sentido de saber tudo ou de ter uma resposta para tudo, mas no sentido de que saboreia o Senhor. O nosso coração e a nossa vida têm o gosto, o sabor de Deus”.

O Santo Padre destacou ainda que é importante ter cristãos assim nas comunidades, tornando-se um sinal vivo da presença divina. Mas esse também é um dom que Deus concede àqueles que se tornam dóceis ao Seu Espírito, lembrou o Papa. “Todos temos dentro de nós o Espírito Santo, ao qual podemos ou não escutar. Se nós O ouvirmos, teremos a sabedoria do Senhor”.

Francisco deu dois exemplos práticos de “aplicação” da sabedoria de Deus: uma mãe com seus filhos e um casal de esposos. A mãe não deve repreender os filhos com nervosismo ou agitação, mas com doçura e paciência; já no matrimônio, quando brigam, os esposos não devem se olhar com “cara fechada”, mas fazer as pazes depois da tempestade.

“Isso [sabedoria] não se aprende, é um presente do Espírito Santo. Por isso, peçamos ao Senhor que nos dê a sabedoria de olhar com os olhos Deus, de sentir com Seu coração, de falar com as palavras d’Ele. Com essa sabedoria, devemos ir avante, construindo a família, a Igreja. Peçamos a Maria, sede da sabedoria, que nos conceda essa graça”.

fonte:www.cancaonova.com

O Espirito Santo anima a missão da Igreja



Queridos irmãos e irmãs, nesse domingo estamos celebrando a Festa do Pentecostes que conclui o tempo Pascal. Estamos fazendo a memória do envio do Espirito Santo sobre os apóstolos juntamente com Maria e nesse momento começa a missão da Igreja que nasce na força do Espirito Santo. A Igreja é animada na força Dele até hoje e é Ele que traz o vigor, a força, a coragem e a disposição de ser a luz que ilumina as nossas ações no mundo, levando a todos o Evangelho de Cristo.
As leituras bíblicas da liturgia de Pentecostes nos fala disso e que aquece o nosso espirito para sermos testemunhas de Cristo no mundo tão adverso a Deus. O Pentecoste enche de alegria e força a todos nós.
No livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas narra esse fato de modo extraordinário e solene que aconteceu em Jerusalém na Festa judaica do Pentecostes. Sabemos que foram 50 dias depois da Pascoa do Senhor. O Espirito Santo esteve presente na missão de Jesus de salvar a humanidade, que é o projeto de Deus Pai e agora Ele age na Igreja para que sua missão seja eficaz no anúncio que Jesus é o caminho seguro de libertação do homem da escravidão do pecado que mata e aniquila a pessoa. É o Espirito Santo que transforma o nosso coração para viver o amor a Deus e a todos que nos cerca. É Ele que nos dá coragem de seguir Jesus, mesmo arriscando a vida. O batismo que recebemos nos habilita a ser de Deus na efusão do Espirito Santo. Somos chamados a serem discípulo e discípulo de Cristo na força do Espirito Santo.(cf. At 2,1-11)
O que aconteceu no Sinai, na festa da entrega da Lei de Deus através de Moises se faz presente também na nova Lei de Cristo que se realiza no nosso coração na força do Espirito Santo. Os fenômenos que ocorreram no Pentecoste foram os mesmos do Sinai e as várias línguas se unificaram para o entendimento e concórdia ao contraio que ocorreu em Babel. Agora nós podemos entender, compreender e viver a Palavra de Deus em nossa no mundo atual
Na Primeira carta de São Paulo aos Coríntios recorda a ação do Espírito Santo na Comunidade onde a Igreja reunida e unida em Cristo, formando um só corpo nos diversos dons e ministérios para o bem comum de todos. Ninguém aprisiona o Espirito Santo para si, mas é para o proveito de toda a Igreja. Cada um de nós tem um papel definido na Igreja e deve ser exercido no espirito de amor e de serviço, principalmente aos mais necessitados de nossa atenção.
A Igreja unida em Cristo se torna a Igreja do pão partilhado e da Palavra anunciada com o testemunho de vida de cada um de nós.(cf. 1 Cor 12,3b-7.12-13)
No Evangelho de São João nos mostra recepção do Espírito Santo  na GALILÉIA, no anoitecer do dia de Páscoa. Era domingo, os discípulos estavam juntos em lugar com portas e janelas fechadas e cheio de medo. Eles estavam transtornados e desorientados por causa do ocorrido na sexta feira onde o Senhor, que esteve com eles, está morto de modo cruel e injusto. Jesus vivo e ressuscitado, no domingo a noite aparece e oferece a sua paz  (Shallon)  e os dá os dons do Espirito Santo que os enche de alegria e força no Cristo vivo.
O medo e a insegurança dos discípulos se diluem na presença de Cristo que mostra a eles as suas mãos e o seu lado, pois Jesus está vivo conforme estava predito nas escrituras. Jesus sopra neles, dando uma nova vida a todos, Esse gesto nos recorda na criação do homem que foi adquirido vida no sopro no barro modelado por Deus, quando criou o homem. Após Jesus dá a eles o Espirito Santo e nos dá hoje uma missão como Ele mesmo diz: "Como o Pai me enviou... eu também vos envio...". (cf. Jo 20,19-23)
                Assim, irmãos e irmãs, somos enviados pelo Senhor a missão no mundo, na nossa família e na nossa comunidade para inaugurar o Reino de Deus no amor, na justiça, na solidariedade e na misericórdia de Deus a todos nós.

Viva Cristo, viva a Igreja na força do Espirito Santo amém

Jose Benedito Schumann Cunha ( graduado em Filosofia e Bacharel em Teologia)

A nossa missão de cristão deve ser completa

Sagrado Coração de Jesus / Arqrio

Queridos irmãos e irmãs, celebrar a vida em comunidade é dar ação de graças ao Deus da vida que nos chama a serem seus discípulos e discípulas, pois a missão de Jesus foi completa na Terra. Ele veio e se despojou totalmente a favor da humanidade, ensinando o bem, fazendo milagres, e dando a sua vida na cruz onde o amor se doou de modo pleno. E hoje de modo especial estamos reunidos aqui para celebrar a novena em preparação a Festa aos Sagrados Corações de Jesus e  Maria.

MiniaturaSabemos que Maria foi e é o sacrário vivo de Jesus, pois ela nos mostra Jesus para que possamos adorará-Lo. Maria tem um papel muito importante na Igreja, pois ela é a serva humilde e obediente que soube entender o plano de Deus para salvar a humanidade e foi por isso que ela deu seu sim a esse projeto em Cristo, seu filho. Jesus na cruz, mesmo morrendo com sofrimento algoz, nos deu ela como mãe na pessoa do seu apostolo João que depois a levou para sua casa e cuidou dela. Maria, olhe por nós sempre e não nos deixa afastar da Igreja, da comunidade e de tudo que nos leva para o céu.

Assim, Jesus ressuscitado nos ensina o caminho que devemos percorrer junto com Ele com todos os irmãos e irmãs de caminhada. É na comunidade que aprendemos a servir com alegria a todos, principalmente os mais fracos, os doentes e os excluídos de nossa sociedade.

No livro dos Atos dos Apóstolos, temos esta declaração de Paulo que não poupou a sua vida a ser verdadeiro missionário de Cristo nesse mundo. Ele dá testemunho do que ele fez e não foi fácil, sofreu muito por causa de Cristo e do Evangelho. Tudo Ele fez para que todos conhecessem a verdade que salva, que é Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ele, Paulo, sabia que o projeto de Deus é de salvar a todos, mas é preciso que ele seja missionário Dele e da Palavra de Deus, mesmo arriscando a sua própria vida para que haja conversão a Deus de todos que estão dispostos a ouvir e seguir Cristo. Esse foi o trabalho de Paulo e nós somos convocados a fazer o mesmo hoje em nossa família, em nossa comunidade e em todos os lugares em que estivermos.

Então, sejamos missionários do Sagrado coração de Jesus e de Maria, anunciando amor de Deus misericordioso que nos ajuda a caminhar nesta vida. Onde tem Jesus há a presença materna de Maria que nos aconchega e nos leva ao seu filho para poder usufruir das maravilhas que Deus tem preparado para todos nós.

Antes de Jesus ir para junto do Deus Pai, Ele ora por todos que seguem e ouvem a sua voz que chama para estar em comunhão com Ele. Na vida somos testados e confrontados com o mal e com a cultura da morte, mas Ele reza para que fiquemos firmes, então Jesus reza por todos nós e o Evangelho de São João registra essa oração que ficou conhecida como Oração Sacerdotal de Jesus.

Jesus inicia esta oração rezando por si mesmo, pois estava chegando o momento da sua paixão e desse modo Ele estava preparando para sofrer. A Missão de Jesus que Deus lhe deu foi cumprida plenamente, pois Ele manifestou a vontade de Deus a todos e sua mensagem foi acolhida e muitos o reconheceram como o enviado do Pai. Ele não esquece dos que ouviram e creram nas suas palavras, pois a sua gratidão e zelo é para todos que querem estar com Ele. 

Jesus é o pastor que nos conduz e nos permite estar com Ele, nos dando esperança, amor e vontade de trabalhar pela causa do Reino de Deus já entre mesmo entre perseguições, sofrimentos e morte. (cf. Jo 17, 1-11ª)

Assim, queridos irmãos e irmãs, não podemos temer nada no nosso trabalho missionário na comunidade onde todos têm o seu papel definido e peça sempre a ação do Espirito Santo que dá força, coragem e esperança no Deus da vida. Que os sagrados corações nos fortaleçam nos nossos trabalhos diários. Amém



Jose Benedito Schumann Cunha ( graduado em Filosofia e em Teologia)

Domingo da Ascensão do Senhor


Queridos irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra a festa da Ascensão do Senhor ao Céu, isto significa que a missão de Jesus chega ao final na Terra e tem inicio a missão da Igreja Dele com todos os seus batizados. Agora cada um de nós tem a missão de testemunhar Jesus ressuscitado a todos com palavras e ações, para que todos encontrem em Cristo a razão da vida e do bem que devemos fazer.

Nesse domingo celebramos 48º Dia mundial das Comunicações Sociais, que tem como lema "Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro". A mensagem do nosso Papa Francisco nos faz lembrar da importância dos meios de comunicação de massa como ferramenta eficaz para levar o Evangelho de Cristo em todos os cantos da Terra.Ele nos exorta dizendo: "Podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros e renovar a unidade da família humana..."
papa.cancaonova.com/mensagem-do-papa-para-48o-dia-mundial-das-co...

No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos a despedida de Jesus em Jerusalém e nos mostra de modo que vai comportar os membros da Igreja no mundo. Aqui vemos a vinda do Espirito que vai ajudar todos que seguem Jesus a dar testemunho Dele em todos os lugares até os confins da Terra. Isto é que vai dar o dinamismo da Igreja e ela torna visível a bondade de Deus, sendo uma Igreja do serviço e do amor a todos. (cf. At 1,1-11)

Na carta de São Paulo aos Efésios nos deparamos com a interpretação dele da Ascensão do Senhor a glorificação de Cristo e o anuncio feliz de toda humanidade para Deus, que é a meta de todos nós. Como que podemos vivenciar isso e que esta verdade seja real para todos? A resposta é que devemos ser coerentes nas ações e participantes da comunidade cristã a onde podemos colocar os dons e talentos a serviços de todos sem que privilégios para si. (cf. Ef 1,17-23)

O Evangelho de Mateus nos narra a Aparição Pascal de Jesus na GALILÉIA. Isso mostra o poder que Jesus teve e esse foi dado pelo Deus, seu Pai para salvar a humanidade decaída pelo pecado. Antes de ir para o céu, Jesus dá uma missão aos discípulos e a todos nós também, quando Ele mesmo diz: "IDE e fazei discípulos meus todos os povos;..., mas não nos deixa só nesta empreitada e promete que vai ficar conosco até o fim dos tempos. É Isso que nos encoraja para missão de evangelizar o mundo e o nosso arredor, mas para que isso aconteça precisamos estar intimamente ligados a Cristo que nos libertou de tudo que nos impede de vivermos uma vida plena em Deus. Nossa vida é marcada para sempre a Jesus e Ele conta conosco para que demos testemunho do seu projeto salvífico a humanidade. (cf. Mt 28,16-20)

A nossa pratica cristã deve ser resposta do nosso compromisso batismal, pois fomos chamados a ser discípulos de Cristo, renovando o mundo na beleza e na graça de Cristo. Se isso acontecer, algo maravilhoso acontece em todos os lugares, pois o bem vai ser espalhado em todos os lugares, aniquilando de vez o mal e as armadilhas dele que nos imobilizam para agir em favor da vida e de todos que precisam. Nós fomos selados na Trindade, que é Pai, Filho e Espirito Santo, e essa verdade se traduz na vida de santidade que devemos ter na família, na sociedade e na Igreja de Cristo no mundo.

Assim, todos nós agiremos para transformar a realidade de morte para a de vida plena. A palavra de Deus e a Eucaristia, que é presença real de Cristo na hóstia santa, nos impelem para essa missão nesse mundo em vista da construção do Reino de Deus na justiça, no amor-perdão, na misericórdia e solidariedade para com todos. Somos vencedores em Cristo e a morte não nos assusta mais, pois Jesus vive e está no meio de nós que participamos do seu pastoreio na Igreja para o mundo . Amém


Jose Benedito Schumann Cunha, (graduado em Filosofia e Teologia)

O amor ultrapassa todas as barreiras


      Queridos irmãos e irmãs, o amor não tem barreiras e obstáculos, pois ele ultrapassa todas as dificuldades da existência humana. O sim dado, pelos noivos, no sacramento do matrimonio, torna-se essencial na essência do amor dos dois. Quando o homem e a mulher se unem, tornam-se uma única pessoa e esta união faz com que eles caminhem juntos na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na pobreza e na riqueza. Esta é a beleza do casamento cristão, querido por Deus, pois as pessoas não tem data de validade nos seus relacionamentos e seguem juntos eternamente até que a morte os separe.

        Embora, o mundo de hoje é do descartável, do prazer, do não sacrifício, da não doação e quando surgem às adversidades e problemas são incapazes de ter espirito de renuncia e de ajuda ao outro que precisa. Precisamos converter a nossa ação para a verdadeira caridade que se traduz no gesto de serviço ao necessitado da nossa mão que ameniza e da nossa presença aquele (a) que se uniu ao matrimonio.

        Queridos irmãos e irmãs, para que isso aconteça em nossa vida com o outro precisa da conversão de nosso coração ao Deus da vida que doou seu filho único  quando ainda éramos pecadores e não merecedores das graças Dele. Que haja entre nós sempre o amor que perfuma e exala todo nosso modo de ser para bem de si e do outro. Segue esta historia que nos ajuda a entender bem o que é o amor feito em atenção e carinho para com outro que está desprovido de independência e saúde.

      Ele tem 80 anos de idade e toma café da manhã todos os dias com sua esposa. E quando eu perguntei, por que sua esposa está em casa de repouso? Ele disse: Porque ela tem Alzheimer (perda de memória). Eu perguntei: a sua esposa se preocupava, o esperava para ir tomar café com ela? E ele respondeu:- Ela não se lembra...- Já não sabe quem eu sou, faz cinco anos, já não me reconhece. Surpreso, eu disse: - e ainda tomando café da manhã com ela todas as manhãs, mesmo que ela não te reconheça! O homem sorriu e olhou para os meus olhos e apertou minha mão. Em seguida, disse: "Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é".

Assim, irmãos e irmãs, devemos prosseguir em tudo que tivermos fazer nesta vida e uma atitude de amor, de desprendimento e de serviço aos que mais precisam de ajuda, pois todos são filhos e filhas de Deus e eles têm primazia no coração de Dele.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha


Nascemos para a Pátria celeste

 

"Para os montes levanto os olhos: de onde virá socorro? o meu socorro virá do Senhor, Criador do Céu e da terra" Sl 120

Queridos irmãos e irmãs, nós nascemos  para viver nesta terra em vista do céu, pois lá temos a certeza da nossa finalidade de existência no mundo. No peregrinar desse mundo, devemos seguir as pegas do nosso Pastor, que é Jesus Cristo, pois Ele é a certeza que estaremos no caminho certo para chegar ao céu.

As verdades de Cristo estão contidas na Palavra de Deus, a Bíblia, mas também no evangelho da vida de cada cristão que vive consciente a sua fé Nele. Esta fé é traduzida em atos que constrói a civilização do amor, onde Deus é o centro na nossa valorização da vida de todos.

Ninguém, irmãos e irmãs, podem negligenciar as verdades de Cristo, pois Elas são ensinamentos que trazem vida em abundancia para todos. Como que podemos viver nesse mundo sem ser contaminado pelo mal, pelo comodismo, pela insensibilidade do sofrimento dos que precisam e de todos que necessitam de ajuda material e espiritual? A resposta é simples e ela está na nossa abertura de espirito para Deus onde Ele consegue penetrar o nosso intimo, criando todas as condições pra realizarmos boas obras no meio onde estivermos como na família, na sociedade, na politica e na Igreja.
               
          A sociedade moderna criou muitas alternativas que nos induz que a felicidade está nas coisas que adquirimos e elas tomam muitas vezes lugares de valores que não podem ser sonegados.
Que valores são esses? Eles são a ética, a fé em Deus e coerência de vida que vem do nosso batismo. Nós somos filhos e filhas de Deus, por causa desta dignidade, somos chamados a ter atitudes que demonstram esta verdade que Deus nos dignificou em Cristo.

          Sabemos que Jesus veio, viveu e morreu, mas esta vivo em nosso meio por que nos amou muito em uma doação sem igual nesse mundo. Ele é um Deus presente que nos consola e nos anima para que pratiquemos o bem, trabalhando para a justiça social, para a liberdade e para o amor que construí caminhos novos para que vejamos o Reino d Deus no meio de nós.

        O mal, o desamor, o egoísmo, o materialismo, a ganancia e tudo que nos deixa com coração insensível deve ser extirpados no nosso meio, pois o crer em Cristo nos leva a sermos missionários que trazem, vida, justiça, a verdade, a partilha, a misericórdia e amor a todos.

Tudo isso, podemos acredita que Deus está sempre ao nosso lado para nos socorrer e seu auxilio vem sempre até nós, porque Deus é conosco . Portanto, a nossa Pátria é o céu e na terra caminhamos para lá. Amém.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

As profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso
QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014, 7H00

As profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso e sua mensagem para o nosso tempo

As profecias feitas por Nossa Senhora do Bom Sucesso, no século XVI, a respeito do nosso tempo, permaneceram esquecidas durante muito tempo, conforme ela mesma profetizou. A Virgem Maria apareceu à serva de Deus Madre Mariana de Jesus Torres, religiosa espanhola pouco conhecida, pela primeira vez, no dia 2 de fevereiro de 1594, em Quito, no Equador.

Apesar de desconhecida do grande público, a religiosa, que tem seu corpo incorrupto até hoje, viveu de forma extraordinária a sua vocação. A Madre Mariana, que teve uma vida mística e escondida, Nossa Senhora revelou acontecimentos que abalariam as estruturas da Igreja e da sociedade a partir do século XIX.

A Santíssima Virgem previu a desvalorização do sacramento do matrimônio e a corrupção da família: “Quanto ao sacramento do matrimônio, que simboliza a união de Cristo com a Igreja, será atacado e profanado em toda a extensão da palavra”. Leis iníquas serão impostas, com o objetivo de extinguir esse sacramento, facilitando a todos viver mal o matrimônio, propagando-se a geração de filhos malnascidos, sem a bênção da Igreja. O espírito cristão decairá rapidamente. A luz preciosa da fé se apagará até chegar a uma quase total e geral corrupção de costumes. “Acrescidos ainda os efeitos da educação laica, isto será motivo para escassearem as vocações sacerdotais e religiosas”. O espírito do mundo estará nos ambientes domésticos, as crianças se perderão e “o demônio se gloriará de alimentar com o requintado manjar do coração dos meninos”. Nesses tempos infelizes, não se encontrará mais a inocência infantil. “Desta forma, se perderão as vocações para o sacerdócio, e será uma verdadeira calamidade”.

940x350-Destaque-bomsucesso

Nossa Senhora do Bom Sucesso também profetizou a desvalorização e a perseguição dos sacerdotes: “O sagrado sacramento da ordem sacerdotal será ridicularizado, oprimido e desprezado, porque, neste sacramento, se oprime e conspurca (macula) a Igreja de Deus e a Deus mesmo, representado em Seus sacerdotes. O demônio procurará perseguir os ministros do Senhor de todos os modos e trabalhará com cruel e sutil astúcia para desviá-los do espírito de sua vocação, corrompendo a muitos deles”. Estes escandalizarão o povo cristão, farão recair sobre todos os sacerdotes o ódio dos maus cristãos e dos inimigos da Igreja Católica Apostólica Romana. Com este aparente triunfo de satanás, atrairão sofrimentos enormes aos bons pastores da Igreja e à excelente maioria de bons sacerdotes e ao Pastor Supremo e Vigário de Cristo na terra. O Santo Padre derramará secretas e amargas lágrimas na presença de Deus, pedindo luz, santidade e perfeição para todo o clero.

A Virgem Maria profetizou, para o nosso século, o descuido e o esquecimento do sacramento da unção dos enfermos: “Muitas pessoas morrerão sem recebê-lo — seja por descuido das famílias, seja por um mal entendido afeto para com seus enfermos, outros também por irem contra o espírito da Igreja Católica, impelidos pelo maldito demônio —, privando as almas de inumeráveis graças, consolos e força, para darem o grande salto do tempo à eternidade”.

A Mãe da Igreja também previu a propagação de várias heresias e que, “com o domínio delas, apagar-se-á nas almas a luz preciosa da fé, pela quase total corrupção dos costumes. Nesse período, haverá grandes calamidades físicas e morais, públicas e privadas”. Nesses tempos infelizes, o luxo desenfreado conquistará inúmeras almas frívolas e as perderá. “Quase não se encontrará inocência nas crianças nem pudor nas mulheres, e, nessa suprema necessidade da Igreja, calar-se-á aquele a quem competia a tempo falar”. Nesses dias, a atmosfera estará saturada do espírito de impureza, que como um mar imundo correrá pelas ruas, praças e lugares públicos com uma liberdade assombrosa. “Quase não haverá almas virgens no mundo. A delicada flor da virgindade, tímida e ameaçada de completa destruição, luzirá longe. Refugiando-se nos claustros, encontrará terreno adequado para crescer, desenvolver-se e viver sendo seu aroma o encanto de meu Filho Santíssimo e o para-raios da ira divina. Sem a virgindade seria preciso, para purificar essas terras, que chovesse fogo do céu”.

A Virgem Maria previu que, no nosso século, a falta de interesse dos ricos e a indiferença do povo de Deus serão causa de grande mal. Por desleixo e negligência, as pessoas detentoras de grandes riquezas assistirão com indiferença a opressão da Igreja, a virtude perseguida, a maldade triunfante, sem empregar santamente as riquezas na destruição do mal e na restauração da fé. A indiferença do povo fará com que se apague, gradualmente, o nome de Deus em seus corações, “aderindo ao espírito do mal, entregando-se, livremente, aos vícios e paixões”.

Em meio às dificuldades desses tempos difíceis, profetizados para a Igreja e para o mundo, Nossa Senhora fala da importância das comunidades religiosas: “Restarão as comunidades religiosas para sustentar a Igreja e trabalhar com valoroso e desinteressado empenho na salvação das almas, porque, nesse período, a observância da regra resplandecerá nas comunidades, haverá santos ministros do altar, almas ocultas e belas, nas quais meu Filho Santíssimo e eu nos deleitaremos, considerando as excelentes flores e frutos da santidade heroica”. Contra eles, a impiedade fará dura guerra, cumulando-os de difamações, calúnias e vexações para impedir-lhes o cumprimento do seu ministério. Mas esses santos ministros, como firmíssimas colunas, permanecerão inabaláveis. Eles enfrentarão a tudo com “espírito de humildade e sacrifício com que serão revestidos em virtude dos méritos infinitos de meu Filho Santíssimo, que os ama como as fibras mais delicadas de Seu santíssimo e terníssimo coração”.

Essas profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso retratam o estado das coisas, a heresia, a impiedade e a impureza presentes em nosso tempo. Mas, além dessas e outras revelações, a Virgem Maria prometeu o seu socorro e a sua proteção para aquelas pessoas que propagassem a devoção a ela com o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Por isso, propaguemos essa devoção, que ficou durante muito tempo esquecida, mas que, em nosso tempo, se torna mais conhecida e a sua mensagem muito atual.

Confiemos a Nossa Senhora do Bom Sucesso as nossas orações pelas famílias, especialmente pelas crianças, pelos sacerdotes, religiosos e religiosas, pelos governantes, pelas pessoas detentoras de poder. Para que haja o triunfo do seu Imaculado Coração, também profetizado por ela, precisamos nos unir a Virgem Mãe de Deus com nossas orações, jejuns, penitências, reparações, como ela nos pediu em suas aparições.

Nossa Senhora do Bom Sucesso, rogai por nós!

www.cancaonova.com



Importunai os vossos sacerdotes e bispos para que sejam bons pastores – Papa ao Regina Caeli

MP3

Numa Praça de S. Pedro repleta de fiéis e peregrinos para a oração do “Regina Caeli” o Papa Francisco comentou o evangelho deste quarto domingo do tempo pascal, que nos apresenta a imagem de Jesus Bom Pastor. Contemplando esta passagem do Evangelho, observou o Papa, podemos compreender o tipo de relacionamento que Jesus tinha com os seus discípulos: um relacionamento baseado na ternura, amor, conhecimento recíproco e promessa de um dom incomparável ("Eu vim - diz Jesus – para que tenham a vida e a tenham em abundância" ), e este relacionamento é o modelo das relações entre os cristãos e das relações humanas.

E o Papa continuou dizendo que muitos também hoje, como no tempo de Jesus, se propõem como "pastores" das nossas vidas; mas somente o Senhor Ressuscitado é o verdadeiro Pastor, que nos dá a vida em abundância.
E convidou a todos a rezar pelos Pastores:

Neste domingo rezamos pelos pastores da Igreja, por todos os bispos, incluindo o Bispo de Roma, e por todos os sacerdotes; especialmente rezamos pelos novos sacerdotes da diocese de Roma, que eu ordenei há pouco tempo atrás na Basílica de São Pedro. Que o Senhor nos ajude a ser sempre fiéis ao Mestre e guias sábios e iluminados do povo de Deus que nos foi confiado.

E recordou a este ponto a história de S. Cesário de Arles (um Padre da Igreja dos primeiros séculos) que convidava aos fiéis a baterem sempre à porta dos pastores para estes darem o “leite” da palavra de Deus, do mesmo modo, disse o Papa, os fiéis devem sempre importunar os pastores para eles cumprirem devidamente a sua missão. 
E continuou:

À imitação de Jesus, cada pastor “por vezes, pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram. Que todos os pastores sejam assim!

O Papa recordou em seguida que neste domingo que se celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e, como escreveu na sua mensagem para este ano "toda a vocação exige em qualquer caso, um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho". Por esta razão, o chamamento para seguir Jesus é ao mesmo tempo entusiasmante e desafiador e para que se realize é necessário sempre entrar em profunda amizade com o Senhor para poder viver d’Ele e para Ele. 

Rezemos para que, também no nosso tempo, em que a voz do Senhor corre o risco de ser sufocada por muitas vozes, todos os baptizados, as famílias, as paróquias e os movimentos assumam o empenho de promover as vocações com consciência e convicção.

E encorajou aos presentes a confiar os próprios propósitos e intenções à Virgem Maria, mãe de toda a vocação, para que com a sua intercessão suscite e proteja numerosas e santas vocações ao serviço da Igreja e do mundo.


Depois da oração mariana do “Regina Caeli” o Papa saudou aos presentes na Praça de S. Pedro: famílias, grupos paroquiais, associações e fiéis individuais provenientes da Itália e de muitos outros Países, em particular os da Diocese de Campo Grande e Dourado (Brasil), de Nova York, Las Palmas (Canárias) e os estudantes de Miranda do Corvo (Portugal). Uma saudação também às Comunidades Neo-catecumenais que nestes domingos do tempo pascal levam o anúncio de Jesus ressuscitado em 100 praças de Roma e em muitas cidades do mundo.
E também dirigiu uma bênção particular aos familiares dos sacerdotes reme-ordenados:

Uma bênção especial para as crianças e jovens que receberam ou estão para receber a Primeira Comunhão e a Confirmação. E também para os familiares e amigos dos novos sacerdotes da diocese de Roma, que foram ordenados esta manhã.

E por último o Santo Padre dedicou uma recordação especial a todas as mães, convidando aos presentes a rezarem por elas, confiando-as à Mãe de Jesus, através da oração da Ave-Maria.

Seguir Jesus é a certeza de chegar no céu


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 5º Domingo da Pascoa. Estamos fazendo a memória do Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio. Somente Ele pode nos levar ao caminho do céu onde Ele está na Trindade Santa. Como Jesus nós podemos ir seguramente ao encontro da verdadeira vida que nunca acaba. Jesus é o caminho , a verdade e a vida, e é isto que nos dá a segurança da nossa jornada em comunidade.
Os domingos anteriores aprendemos , que Jesus nos mostra a importância da vivencia  em comunidade para que a sua obra redentora da Cruz chegue em todos os lugares a fim de que todos se salvem na verdade de Deus.
Como podemos identificar a comunidade cristã verdadeira? Nós a identificamos pelas leituras bíblicas dessa liturgia.
Sabemos que a vida de comunidade não é fácil, pois existem situações adversas e mentalidades diferentes que devem ser sanadas no espirito comunitário através de reuniões, de dialogo sincero e de abertura para com o outro. O Livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra como que os membros da comunidade resolveram o 1º conflito ocorrido lá.
Já percebemos que os cristãos gregos pediam atenção às viúvas e aos órfãos deles que tivessem a mesma atenção a dos judeus. Então, os apóstolos resolveram escolher sete homens honrados para ficassem cuidando do atendimento a elas para que eles não afastassem da missão de pregação e oração. Assim, surgiu na Igreja o ministério do diácono que é do serviço aos necessitados. (cf. At 6,1-7).
Não imaginemos nunca uma comunidade sem conflito, mas de pessoas diferentes que a compõem para diluir os problemas, buscando a unidade na pluralidade das pessoas. Aqui vemos que os membros procuram os apóstolos, isto nos mostra o valor da diplomacia e da hierarquia dela. A Igreja é sempre um sinal de unidade entre nós e lá que somos chamados a viver os dons, partilhando com todos. Somos parte de comunidade que serve e está a serviço de Cristo. Os apóstolos evocam o Espirito Santo e Ele distribui o dom aqueles homens para servirem a casa do Senhor no serviço aos necessitados.
Pedro, na sua primeira carta, compara a Igreja a um Edifício Espiritual,
no qual Cristo é a "Pedra angular" e os cristãos "Pedras vivas". Assim, percebemos que a Igreja é viva em Cristo, o templo é apenas o lugar de encontro dos irmãos e irmãs, onde se partilha a Palavra de Deus e a Eucaristia que nos dão força para viver no amor de Deus, praticando o bem e a misericórdia. O antigo templo de Jerusalém construído com pedras materiais, agora será para sempre será substituído por esse novo templo formado de pedras vivas. (cf. 1Pd 2,4-9)
No Evangelho, João nos mostra que a Igreja nesse mundo é peregrina e caminha para o céu, nas nas pegadas de Cristo, que é o caminho, verdade e vida. A Igreja aparece como um Povo Peregrino que trilha nesse mundo rumo à eternidade com Deus para sempre.
Jesus ainda nos consola e nos conforta dizendo: "Não vos preocupeis... vou preparar um lugar para vós... depois voltarei e vos levarei comigo... Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..." 
 (cf. Jo 14,1-12)
Então, Jesus é o mediador da salvação a todos nós, Ele á verdade que revela para nós o projeto de Deus Pai e por fim nos dá a vida plena, pois sem Ele não podemos chegar a Deus. Somente Jesus é a ponte segura entre nós e o céu. Queridos irmãos e irmãs, a Igreja é o povo organizado que peregrina nesse mundo com Cristo no serviço da caridade, da Palavra e do culto. Nós somos um edifício espiritual e todos têm papel e função importante para que fique erguido e seguro, pois Jesus dá a sustentação a ela. Que esta liturgia nos ajude a ser fiel a Cristo, testemunho a nossa fé Nele em comunidade, fazendo bem, vivendo a fraternidade, a misericórdia e a solidariedade com todos. Que o pão da vida esteja com todos para serem saciados para sempre amém.


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 5º Domingo da Pascoa. Estamos fazendo a memória do Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio. Somente Ele pode nos levar ao caminho do céu onde Ele está na Trindade Santa. Como Jesus nós podemos ir seguramente ao encontro da verdadeira vida que nunca acaba. Jesus é o caminho , a verdade e a vida, e é isto que nos dá a segurança da nossa jornada em comunidade.
Os domingos anteriores aprendemos , que Jesus nos mostra a importância da vivencia  em comunidade para que a sua obra redentora da Cruz chegue em todos os lugares a fim de que todos se salvem na verdade de Deus.
Como podemos identificar a comunidade cristã verdadeira? Nós a identificamos pelas leituras bíblicas dessa liturgia.
Sabemos que a vida de comunidade não é fácil, pois existem situações adversas e mentalidades diferentes que devem ser sanadas no espirito comunitário através de reuniões, de dialogo sincero e de abertura para com o outro. O Livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra como que os membros da comunidade resolveram o 1º conflito ocorrido lá.
Já percebemos que os cristãos gregos pediam atenção às viúvas e aos órfãos deles que tivessem a mesma atenção a dos judeus. Então, os apóstolos resolveram escolher sete homens honrados para ficassem cuidando do atendimento a elas para que eles não afastassem da missão de pregação e oração. Assim, surgiu na Igreja o ministério do diácono que é do serviço aos necessitados. (cf. At 6,1-7).
Não imaginemos nunca uma comunidade sem conflito, mas de pessoas diferentes que a compõem para diluir os problemas, buscando a unidade na pluralidade das pessoas. Aqui vemos que os membros procuram os apóstolos, isto nos mostra o valor da diplomacia e da hierarquia dela. A Igreja é sempre um sinal de unidade entre nós e lá que somos chamados a viver os dons, partilhando com todos. Somos parte de comunidade que serve e está a serviço de Cristo. Os apóstolos evocam o Espirito Santo e Ele distribui o dom aqueles homens para servirem a casa do Senhor no serviço aos necessitados.
Pedro, na sua primeira carta, compara a Igreja a um Edifício Espiritual,
no qual Cristo é a "Pedra angular" e os cristãos "Pedras vivas". Assim, percebemos que a Igreja é viva em Cristo, o templo é apenas o lugar de encontro dos irmãos e irmãs, onde se partilha a Palavra de Deus e a Eucaristia que nos dão força para viver no amor de Deus, praticando o bem e a misericórdia. O antigo templo de Jerusalém construído com pedras materiais, agora será para sempre será substituído por esse novo templo formado de pedras vivas. (cf. 1Pd 2,4-9)
No Evangelho, João nos mostra que a Igreja nesse mundo é peregrina e caminha para o céu, nas nas pegadas de Cristo, que é o caminho, verdade e vida. A Igreja aparece como um Povo Peregrino que trilha nesse mundo rumo à eternidade com Deus para sempre.
Jesus ainda nos consola e nos conforta dizendo: "Não vos preocupeis... vou preparar um lugar para vós... depois voltarei e vos levarei comigo... Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..." 
 (cf. Jo 14,1-12)
Então, Jesus é o mediador da salvação a todos nós, Ele á verdade que revela para nós o projeto de Deus Pai e por fim nos dá a vida plena, pois sem Ele não podemos chegar a Deus. Somente Jesus é a ponte segura entre nós e o céu. Queridos irmãos e irmãs, a Igreja é o povo organizado que peregrina nesse mundo com Cristo no serviço da caridade, da Palavra e do culto. Nós somos um edifício espiritual e todos têm papel e função importante para que fique erguido e seguro, pois Jesus dá a sustentação a ela. Que esta liturgia nos ajude a ser fiel a Cristo, testemunho a nossa fé Nele em comunidade, fazendo bem, vivendo a fraternidade, a misericórdia e a solidariedade com todos. Que o pão da vida esteja com todos para serem saciados para sempre amém.


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Somos a Igreja de Cristo que reparte os dons

 Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jesus Cristo)

Queridos irmãos e irmãs, hoje é o dia do Senhor e nós temos muito que celebrar. Celebramos o 5º Domingo da Pascoa e também o 5º dia da novena em preparação da Festa da nossa Padroeira Santa Rita. Na comunidade aprendemos colocar os nossos dons a serviço de todos e estamos atentos à voz de Cristo que é o caminho, a verdade e a vida.
O livro dos Atos apóstolos nos interpela para a necessidade dos cuidados com os órfãos e viúvas da comunidade que precisam de ajuda. Devido muitas tarefas dos apóstolos, as viúvas e órfãos dos gregos convertidos estavam sendo deixadas para traz e enquanto as dos judeus tinham assistência. Surge agora um problema e conflito na comunidade, mas que é resolvido pela intervenção dos apóstolos, no Espirito Santo, que escolhem 7 pessoas honradas para atender a todos, sem deixar ninguém de fora de ajuda. Agora temos o ministério da diaconia na Igreja, serviço aos mais necessitados.
Aqui vemos claramente a obediência à hierarquia da Igreja que precisa ser consultada pelos seus participantes. A Igreja é o sinal da comunidade dos irmãos e irmãs entornam de Cristo vivo e ressuscitado. A caridade não nos exime de encontrar solução para todos
Na primeira carta de São Pedro, temos esta beleza de comparação da Igreja com o templo. Agora a Igreja é templo espiritual onde todos são pedras vivas. Os judeus sabiam e iam ao templo de pedra, feito por pedras, mas em Cristo, a pedra angular, se torna um templo espiritual que   irradia a graça e a bondade de Deus entre nós. (Cf. At 6,1-7)
               A Igreja é um templo vivo onde as pessoas são pedras vivas em Cristo, que é a sua cabeça e cada um de nós somos os membros dela. Que a graça de Deus se estenda a todos, pois esperamos sempre no Senhor todo bem e bondade para cada um de nós.
Assim, queridos irmãos e irmãs como o povo de Israel foi escolhido por Deus para celebrar a sua presença no meio das nações, assim a Igreja é o povo sacerdotal, régio e santo, que foi escolhido por Deus para santificar o mundo e mostrar o amor Dele que tem por nós. Desse modo, a Igreja tem a responsabilidade de visualizar o Reino de Deus já entre nós. Somos chamados a dar testemunho de Cristo a todos e isto é a dignidade e responsabilidade que vem do Batismo que recebemos da Igreja. (cf. 1Pd 2,4-9)
Jesus é o pastor que nos conduz ao céu, pois é Ele que nos dá o acesso ao Pai porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. Jesus cuida de cada um de nós e tem a primazia de arrumar um lugar para cada um de nós. Como Ele mesmo nos diz que Ele vai prepara um lugar para nós no céu, pois lá tem muitas moradas. Antes de estarmos lá no céu é preciso que pratiquemos a caridade e viver o projeto de salvação de nosso Deus em nossa vida com os outros. Não tem jeito de ir para o céu sem Jesus, pois Ele nos dá o rumo certo de chegar na eternidade para sempre (cf. Jo 13,31-17,26) ;
Como que reconhecemos o caminho que nos leva ao céu? A resposta é simples quando queremos estar com Jesus para sempre. Ser humilde, viver a caridade, ser autentico e colocar-se a serviço aos pobres e necessitados desse mundo. Se estivemos com Cristo, então vamos reconhecer a Deus Pai na força do Espirito Santo. É possível viver em autenticidade com Deus. Que as muralhas do desamor, do egoísmo e falta de fraternidade entre nós sejam eliminadas para que sejam preenchidas de amor solidário, de fraternidade e de misericórdia para com todos.
Nós somos chamados a praticar a caridade com Cristo, pois Ele o fez em plenitude, praticando o amor e a fidelidade até o fim. E isso pode acontecer até fora do cristianismo. Nós conhecemos o Pai em Jesus Cristo, pois Ele deu a vida para que possamos ter vida plena e liberdade que se traduz no serviço aos mais necessitados..
Que esta liturgia nos ajude a contemplar o rosto do Pai em Cristo nos pobres e indefesos desse mundo. Assim, que cada um de nós possa construir pontes que integra terra e o céu, pois somos Igreja do pão repartido que se dá a todos. A mesa se torna um lugar que devemos amar e desenvolver os talentos com qualidade, pois não nascemos para estagnar. Portanto se estivermos em comunidade, então podemos contemplar Deus em Cristo e vamos com clareza da fé trilhar nas pegadas de Cristo que nos salva sempre. O amor de Deus se faz fonte de salvação em Cristo, que doou a sua vida na cruz.
Jesus quer nos curar de todas as enfermidades, principalmente daqueles que nos intimidam de poder trabalhar para o Reino de Deus já na terra rumo ao céu. Cada um de nós tem que dar testemunho da fé que dá a razão de acreditar em Deus no seu filho Jesus Cristo.
A nossa pergunta é será que estamos caminhando para o céu e como que se faz isso? A resposta se encontra Nele, isto é, no nosso espírito comunitário, na verdade que buscamos; a nossa angústia que se harmoniza na esperança da fé em Cristo, pois a fonte da vida está em Cristo, vivo e ressuscitado. Nesse sentido, Ele mesmo é o caminho que nos conduz ao Pai e, ao mesmo tempo, a Verdade e a Vida que se tornam acessíveis para todos nós. Assim está escrito:  “O Unigênito, que é Deus e que está no seio do Pai, no-lo fez conhecer” (Jo 1,18). Jesus manifestou muitos prodígios, cura e outras maravilhas entre nós, pois Ele é o amor-doação do Pai.
Assim, podemos dizer que somos um povo escolhido por Deus, somos sacerdócio do Reino, somos uma nação santa para dar testemunho de Cristo em palavras e gestos que geram vida a todos. Que esta liturgia nos ajude a sermos Igreja que caminhe com Cristo e que Santa Rita seja para nós modelo de obediência à vontade Deus na sua vida. Amém

em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha


Jesus é o pastor que nos conduz, pois Ele é a  Porta das ovelhas

Estamos celebrando o quarto Domingo da Pascoa, considerado o Domingo do Bom Pastor. A imagem de Bom pastor já era bem conhecida no antigo testamento e na Igreja primitiva já era bem familiar o titulo dado a Cristo, pois Jesus é o Bom Pastor que dá a sua vida para que todos tenham vida em abundancia. Esse modelo de Pastor é apresentado a todos os que trabalham em liderança na comunidade na nossa a Igreja.

Temos nesse domingo o 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa enviou uma mensagem, com o tema: " Vocações, testemunho da verdade!":"A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno... A colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós."

Hoje também de modo especial, homenageamos todas as mães que tem o papel importante na nossa sociedade, pois a Mãe é a figura, que é imprescindível, na constituição da família. As nossas mães falecidas sejam nossas intercessoras juntas com os anjos, santos e santas a Deus por nós. Que as bênçãos de Maria, a mãe de Deus e nossa, derrame muitas bênçãos a todas as mães e que eque Jesus nos ajude a seguí-Lo com autenticidade e coerência de vida cristã.

A primeira e segunda leitura da liturgia desse domingo, deparamos com Pedro que nos dá uma explicação como que todos podem entrar pela porta ou escutar com atenção a voz do pastor. Isto acontece mediante a nossa conversão de vida para o Senhor e pelo Batismo que nos insere na Igreja de Cristo. Seremos de fato de Cristo se seguirmos as sua pegadas nas nossas boas obras e do sofrimento que carregamos.(cf. At 2,14a.36-41), (cf. 1Pd 2,20-25)

O salmista nos dá a certeza das ações do Pastor e como que Ele está perto de nós nos conduzindo para prados tranquilos quando estamos com Ele. Assim podemos dizer: "O Senhor é meu Pastor, nada me faltará". (cf. Sl 22)

O evangelista São João nos mostra Jesus como o Bom Pastor e descreve-O para nós. É uma verdadeira catequese para nós. A missão de Jesus é levar todos às pastagens verdejantes e as fontes cristalinas que dão e geram vida em plenitude para todos que ouvem a sua voz. A figura do Pastor é de alguém que conduz as ovelhas, chama-as pelo nome pois Ele as conhece e desse modo as conduz com segurança para lugares onde tem alimentos e águas em abundancias.

O Pastor sempre protege as ovelhas e está disposto a dar a vida por elas, mas o mercenário quando vê o perigo foge e deixa as ovelhas em perigo. Cada um de nós, devemos seguir Jesus, pois Ele nos ajuda sempre e não nos deixa nas mãos do inimigo que quer nos destruir. Ele é o caminho, a verdade e a vida para que possamos chegar seguros no céu, trilhando na sua mensagem que a Igreja nos dá na voz do seu magistério. (cf. Jo 10,1-10)

Que a nossa realidade seja transformada na mensagem salvadora de Cristo que dá a vida a todos. Assim, que as praticas de cada um de nós e das pessoas que tem poder nesse mundo sejam favoráveis aos mais necessitados de ajuda como os pobres, as crianças indefesas, os doentes, os idosos, os sem tetos e por fim todos marginalizados desse mundo.

Assim, devemos estar próximo de Jesus e viver de acordo com gestos e palavras de Cristo nas nossas ações na Igreja, na família, na comunidade e no mundo.

Que a primavera da vida floresça em todos os lugares para que o Reino seja já implantado no meio de nós em vista da eternidade com Deus para sempre. Amém.


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha


Jesus vivo está perto de nós, precisamos reconhecê-Lo

Queridos irmãos e irmãs, estamos no terceiro domingo da Pascoa, Jesus esta vivo e está no meio de nós, mas precisamos reconhecê-Lo. O que nos impede de ver Jesus? Nós podemos explicar isso, pois o medo, a ignorância, a falta de amor, de partilha, de solidariedade e de ser fraternos, fazem com que não vejamos Jesus. Essas coisas que estão em nós devem ser extirpados, pois eles nos cegam e não nos deixam ver Jesus no pobre, no doente, nas crianças, nos idosos, em fim em todos que caminham conosco nesta vida. Jesus, realmente estava e acompanha a cada um de nós e nos ajuda sempre a descobrir a sua presença através da sua palavra, na liturgia eucarística e da vida com os nossos irmãos e irmãs de caminhada.

No livro dos Atos dos Apóstolos , encontramos a comunidade cristã, que é transformada pelo Espirito Santo, pois ela sai da  segurança do cenáculo para ir a missão, evangelizando e proclamando que o Senhor Jesus está vivo e no meio de nós. Agora sai para testemunhar Jesus em todos os cantos terra sem medo, pois o Ressuscitado é que da força a todos. O importante é pregar e viver a Palavra de Deus com autenticidade.(cf. At 2,14.22-33)

A primeira carta de Pedro, nos dá garantia que Cristo vivo está sempre perto de nós, pois Ele nos liberta de todas as amarras do pecado que nos deixam escravos. Jesus quer cada um de nós livre para amá-Lo no serviço aos que mais precisam de nossa ajuda. O importante é ter bem claro em nossa ação pastoral para construir uma sociedade mais justa e fraterna com todos. L (cf.1Pd 1,17-21)

O evangelho de Lucas, nós deparamos com peregrino que encontra os discípulos de Emaus, pois eles estão fugindo da realidade hostil da sexta-feira santa, mas o Cristo está vivo e caminha com eles. O peregrino vai ensinando as verdades dos fatos ocorridos que tinham um proposito, pois quando não temos a clareza de Deus, o mal aparente parece que venceu através das atitudes hostis, do julgamento para não perder o poder e da condenação da morte de um inocente.

A morte de Jesus os tornou desanimados e tristes, decepcionados e frustrados e por causa do ocorrido, eles preferem abandonar a comunidade e volta para suas casas, achando que lá é lugar que se encontra a segurança e a paz. Eles tinham uma ideia errônea de Cristo, pois acreditavam que o messias seria um Rei poderoso, um vitorioso e a realidade que eles viram foi um condenado na cruz e sem vida.

N caminho deles, surge o Peregrino que começa o dialogo com eles e pergunta por que tanta tristeza. Eles ficam surpresos com a pergunta e falam para aquele homem: você parece que é o único que não sabe o que correu em Jerusalém, pois os poderosos mataram Jesus, que para nós parecia um profeta, aquele que ia de vir. Ele fez muitos prodígios e bem as pessoas. Mas, acabou morrendo na cruz.

Então, Jesus os ensina que tudo tinha um proposito e os explicava, mostrando os ensinamentos sobre este homem nas passagens da escritura que fala sobre ele. Então o coração deles já começou arder, pois o Peregrino(o Cristo) estava ali. Então, Ele insinuou que ia embora quando eles já estavam próximo da casa deles, então eles pediram: - fica conosco Senhor, pois já é tarde e a noite está chegando. Ele entra e senta à mesa para cear com eles, quando Jesus abençoa o pão e o reparte entres eles, os discípulos reconhecem Nele o ressuscitado, mas Jesus desaparece. A alegria acontece em seus corações e eles imediatamente voltam a Jerusalém para os seus  irmãos de comunidade e contam o que aconteceu no caminho de Emaus e o reconhecimento de Jesus no partir do pão.

Queridos irmãos e irmãs, nós vamos ver Jesus no partir e repartir o pão entre nós e com todos que precisam, pois a Igreja é do pão da Palavra e da eucaristia repartido entre todos que nos impulsionam para evangelizar e anunciar o amor de Cristo por nós. Ele trouxe a verdadeira libertação que nos ajuda a fazer boas obras em todos os lugares. Amém  (cf. Lc 24,13-35)


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Racismo e preconceito não podem existir entre nós
 
Queridos irmãos e irmãs, os últimos acontecimentos ocorridos no futebol, tanto no Brasil e fora daqui, referente atitudes racistas e preconceituosos de alguns, não podem continuar porque somos todos humanos e cada um tem dignidade e merece respeito. Nós não podemos aceitar estas atitudes que diminuem os valores humanos. Nós cristãos devemos se congratular uns com os outros, torcer para seu time com espirito esportivo e que as competições sejam sadias e que promovam a paz entre os povos. Daqui alguns dias nós teremos a copa do mundo, um evento mundial onde muitas nações e torcedores virão ao nosso país, por isso devemos ser hospitaleiros e acolhedores como já é de praxe usual do nosso povo brasileiro. Não há fronteiras, religiões, pensamento, politicas e posições pessoais quando os gestos de humanidade, solidariedade e fraternidade reinam nos corações das pessoas. Que cheguemos de coração aberto e pronto para acolher a todos e que possamos ter uma copa em harmonia e paz entre todos. (bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha)
                                                                                                                           
Diante dos últimos casos de racismo que estouraram no esporte nos últimos dias, em especial a banana que jogaram em Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Villarreal, no último domingo, que eclodiu em manifestações de apoio ao brasileiro por todo o mundo, até mesmo o Papa Francisco irá se posicionar publicamente sobre a questão.
                                                                                                                                                                    
A presidente Dilma Roussef confirmou que o pontifície enviará uma mensagem que será lida na abertura da Copa do mundo, no dia 12 de junho. O texto deve ser lida por um jogador da Seleção Brasileira antes da partida contra a Croácia, em São Paulo.

Segundo a presidente, o governo brasileiro está conversando com líderes de "outros segmentos religiosos" para que eles também enviem comunicados sobre o racismo durante o Mundial.

Ela voltou a elogiar a postura de Daniel Alves, que comeu a banana jogada sobre ele. "A partir de agora, somos todos macacos", declarou Roussef, segundo à agência EFE, aderindo à campanha lançada pelo jogador Neymar após o caso com o companheiro.



Novos mártires do século XXI

Queridos irmãos e irmãs, seguir Jesus e aderir a Ele plenamente está sujeito ao martírio, pois infelizmente existem muitos que são intolerantes e duros de coração. Jesus não nos engana nunca, pois todos os seus seguidores autênticos, em toda historia, sofreram perseguições, martírios e ódios por causa do  nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Certa vez Jesus  falou: "Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á". (M7 16, 24-25)

Então, não assusteis porque nos perseguem por causa de Jesus, pois eles não sabem o que fazem e tem medo de Deus verdadeiro que doa a sua vida à humanidade. Acho que perseguindo, maltratando e matando os cristãos estão acabando com a fé deles em Cristo, mas estão enganado porque cada sangue derramado no chão são sementes de novos cristãos. O julgamento de Deus é unanime e não concorda com a injustiça praticada em nome de uma religião.

Em outra passagem no evangelho de Marcos 12,8-12 "Jesus disse ainda:— Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele. — Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, porém quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. — Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que vão dizer. Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer".

Portanto, irmãos e irmãs, o que nos dá força para testemunhar Cristo é o Espirito Santo. Segue uma noticia que nos mostra a coragem de pessoas que não se intimidam diante da atrocidade das pessoas e defendem fé em Cristo, razão da vida de cada um deles abaixo:
(Jose Benedito Schumann Cunha)

* Cristãos são crucificados na Síria por não renunciar fé Cristã.

Postado em 21 de abril de 2014 por blog do Carmadélio, no facebook Paraclitus

Cristãos na Síria que se recusaram a professar a fé muçulmana ou pagar resgate foram crucificados por jihadistas nesta sexta-feira (18), segundo denunciou uma freira síria à Rádio Vaticano.

De acordo com a irmã Raghid, que atualmente vive na França, a freira assumiu função como diretora da escola do , em Damasco, na Síria, relata que “em cidades ou vilas ocupadas por elementos armados, os jihadistas e todos os grupos extremistas muçulmanos oferecem aos cristãos a shahada (a fé muçulmana) ou a morte. Em alguns casos pediram resgate (propina para não serem mortos)”.

 “Por não renunciar à sua fé, os cristãos sofreram o martírio(morte, tormentos sofridos pela fé). E o martírio é realizado de uma maneira extremamente desumana, de extrema violência. Em Maalula, por exemplo, crucificaram dois jovens porque eles recusaram a shahada”. “Em outra ocasião, um jovem foi crucificado em frente a seu pai, que foi morto em seguida. Isso aconteceu em Abra, na zona industrial na periferia de Damasco”, relatou.

 De acordo com Raghid, após os massacres, os jihadistas (grupo extremista islâmico) degolam as vitimas para ”pegar a cabeça para jogar futebol com elas”, e em situações desumanas também chegam a tirar bebês das mulheres grávidas para os pendurarem em árvores com o seus próprios cordões umbilicais, afirmou a freira.

A Igreja estará em festa desde de manhã


Queridos irmãos e irmãs, que dia abençoado será esse, nesse domingo a Igreja será agraciada por mais dois grandes santos que vão ornar a constelação do Reino de Deus. Assim,  podemos ser uma Igreja que cria caminhos novos para chegar ao Reino de Deus que Jesus anunciou para todos.

O caminho para chegar a eternidade é esse: é fazer a trajetória de Cristo que com gestos e palavras mostrou a face bondosa e misericordiosa de Deus. Cada vez que somos que caminhamos com Deus em comunhão com a sua vontade, estamos de fato peregrinando para a terra definitiva que é o céu onde está Deus, todos santos e santas, juntamente com os anjos que servem e adoram o Deus da vida.

Assim, irmãos e irmãs, os exemplos dos santos nos devem empolgar e mais ainda quere e desejar o céu, mas isso é possível na medida em que aderimos a Jesus por completo em uma Igreja transformadora, sem ostentação, mas servidora. A Igreja é a nossa família, pois é ela que nos fez participantes no Batismo que recebemos e nos sacramentos que nos revigoram para a missão evangelizadora do mundo.

Não há a Igreja sem cruz e nem sem testemunho coerente com a adesão a Cristo. É importante ser de Cristo e deixá-Lo aberto para a sua graça chegue até nós. Assim, irmãos e irmãs, nós amanhã vamos ter a grande graça de ter o Beato João Paulo II e João XXIII, que vão ser sinais claros para que enxergamos o caminho, a verdade e vida, que é Jesus Cristo.

As palavras do Papa João Paulo II nos deram muitas palavras encorajadora que nos animam para viver com autenticidade o cristianismo. O Cristianismo não é uma agremiação ou uma comunidade qualquer, mas é a Igreja de Cristo que congrega a todos a Deus. Nós nos transformamos e o coração se renova na fé em Jesus que nos  permite mudar as realidades de mortes para a de vida.


Portanto, esse dia 27 de abril, Domingo da Misericórdia, será um dia radiante para a Igreja e para o mundo, pois vai iluminar  todos os cantos da terra. Assim,  Deus faz maravilhas na vida das pessoas que estão com Ele e é por isso vamos ser construtores de pontes entre as pessoas a Deus. Que cada um de nós sinta Igreja, pois ela é o lugar que derrama o amor de Deus a nós e assim podemos recordar e meditar uma frase de João Paulo II que é : "A Igreja é a carícia do amor de Deus ao mundo." [Papa João Paulo II] O mundo muda em Deus e desse modo a vida se torna plena em Cristo vivo e ressuscitado. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha
Tecnologia do Blogger.