Um sinal: Uma Virgem conceberá o Filho de Deus


Resultado de imagem para imagens do quarto domingo do advento

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 4 ° Domingo do Advento, estamos próximos do Natal do Senhor. Temos nessa liturgia duas pessoas que foram importantes na História da Salvação da humanidade, Jose e Maria. Eles tiveram um papel relevante no Plano de Deus para resgatar cada pessoa da escravidão do pecado e do jugo do mal.

Esses longos 4 domingos, tivemos a oportunidade de refletir e pensar no amor de Deus que tem a cada um de nós. Um amor que supera o ódio e vingança, e traz a paz que é fruto do perdão e justiça.

No livro do Profeta Isaias temos o anuncio que uma virgem conceberá e dará a luz a um menino que será um Deus Conosco e tem a missão de restaurar todas as coisas.

Essa profecia foi para animar a esperança, pois o contexto da época era que o Rei Acaz confiava mais no exército da Assíria do que em Deus. Isso foi um grande engano, pois é Deus que dá a vitória aos nossos projetos, sem Ele nada acontece. Então Rei Acaz experimentou um grande derrota.

Embora a infidelidade do rei, Deus é fiel e diz por intermédio do Profeta Isaias dizendo: "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de EMANUEL, que quer dizer Deus-Conosco".

Apesar da infidelidade de Acaz, Isaías confirma a fidelidade de Deus
e revela um sinal de esperança: "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de EMANUEL, que quer dizer Deus-Conosco".

O filho de Acaz, foi concebido por uma virgem e fez com que a dinastia de Davi um momento da presença de Deus no meio do Povo, pois ele foi bom e justo, mas isso ajudou o povo de ter uma nova esperança de ter um outro Rei, um filho de Davi que definitivamente instaurasse um Reino onde Deus presente, sendo um Deus conosco.

A tradição cristã desde o início viu em Maria, esta virgem, sendo a mãe de Jesus, nosso salvador. O Emanoel é o próprio Jesus, a verdadeiro Deus conosco predito por Isaias. (cf. Is 7,10-14)

Deus nunca abandona o seu povo e sempre está ao nosso lado para nos alertar e estar com Ele, e isso será e é a nossa melhor escolha.

Na carta de Sã Paulo aos romanos nos confirma que a Boa nova é a vinda de Jesus que confirma as Profecias e também a Profecia de Isaias. Aqui é um judeu da estirpe de Davi nascerá em Belém de Judá é a presença de Deus na nossa história
(cf. Rm 1,1-7)

O evangelista São Mateus nos mostra que a promessa foi realizada em Jesus, Ele é a presença do verbo de Deus encarnado. Deus quer estar conosco, trazendo uma proposta de libertação e salvação. Como podemos constatar isso? Jesus nascerá de Maria, esposa de Jose, homem bom e justo que aceita Maria gravida pela obra do Espirito Santo. Se prestamos atenção nessa narrativa, podemos afirmar que é uma catequese para nossa fé. Aqui temos origem de Jesus é divina, e tem uma missão através do seu nome que significa Deus (Javé) salva.

E ainda vemos a atitude de José, diante da gravidez de Maria, ele prefere não denunciá-la e vai embora, mas Deus envia um anjo e esclarece esse acontecimento, então ele confia em Deus e a aceita como esposa, assim sela os desígnios de Deus. O papa Francisco nesse domingo, nos diz que José é o homem sábio, bom e justo, um modelo de obediência. A pobreza é sinal de confiança, viver no essencial e estar nas mãos de Deus no total abandono, onde tudo provê. Deus nos dá o suficiente para podemos estar com Ele, sem ficar nas preocupação do ter e do acumulo. (cf. Mt 1,18-24)

Em Jesus o Reino de Deus se torna algo real e presente, a onde a lei que rege é o amor, despojamento, mansidão, partilha, justiça, fraternidade, perdão e união. Desse modo somos uma comunidade de irmãos.

Que esta liturgia nos ajude a abrir o nosso coração a Deus e aos irmãos, no presépio preparado do nosso coração para acolher o menino Deus que renovará as nossas intenções e nossa vida para formamos uma Igreja, sinal de presença do Príncipe da Paz, um Deus conosco. Que as nossas mesas sejam de partilha a onde a oração, e a simplicidade se traduzem em gestos concreto de uma vida radiante de Deus em todos os cantos que estivermos. Feliz Natal.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!
]
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nós temos o dever de promover o uso dos sacramentais e orações de libertação contra o mal

AIgreja Católica incentiva o uso de sacramentais, como a medalha de São Bento, o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, a água benta, o crucifixo e outros objetos religiosos corretamente abençoados.
A tradição de abençoar nossas refeições ou nossos filhos, entre outras, também é considerada um sacramental.
“[Os sacramentais] decorrem do sacerdócio batismal: todo o batizado é chamado a ser uma «bênção» e a abençoar. Por isso, há certas bênçãos que podem ser presididas por leigos. Porém, quanto mais uma bênção disser respeito à vida eclesial e sacramental, tanto mais a sua presidência será reservada ao ministério ordenado (bispos, presbíteros ou diáconos)” (CIC 1669).
Ainda de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, os sacramentais são instituídos pela Igreja:
“Estes são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual. Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida” (CIC 1667).
Em nosso lar, temos alguns sacramentais, como a cruz de São Bento pendurada na parede principal. Tenho também a medalha de São Bento, que coloquei no escritório, e a água benta em nosso pequeno altar, que usamos sempre.
Os sacramentais são usados pelos sacerdotes durante os exorcismos. Mas seu uso também pode ter um maior alcance quando utilizados pelos leigos.
Mesmo que nós, leigos, não possamos (nem devemos tentar) fazer exorcismos, podemos fazer as orações de libertação.
Nós temos o dever de promover o uso dos sacramentais e orações de libertação contra o mal em todos os lares. Ainda mais nestes tempos em que estamos vivemos, em que, cada vez mais, aumentam os ataques à família e ao casamento.
Toda vez que rezamos fervorosamente a oração de São Miguel Arcanjo para pedir a proteção espiritual estamos fazendo exatamente isso: promovendo o uso das orações de libertação.
A seguir, te indico a oração a São Bento, que você deve usar para pedir proteção espiritual e para afastar a influência do mal.

Oração a São Bento para pedir proteção contra os perigos


Oh, glorioso São Bento, modelo sublime de todas as virtudes, depósito puro da graça de Deus! Eis-me aqui, humildemente prostrado diante de ti. Imploro ao teu coração cheio de amor, para que intercedas por mim diante do trono de Deus.
A ti recorro em todos os perigos que me rodeiam. Protege-me dos meus inimigos, do mal inimigo em todas as suas formas, e inspira-me a imitar-te em todas as coisas.
Que tua bênção esteja comigo sempre, de modo que eu possa fugir de tudo que não for agradável a Deus e evitar, assim, as oportunidades do pecado.
Docemente eu te peço que consigas de Deus os favores e graças de que eu tanto necessito nas provas, misérias e aflições da vida.
Teu coração sempre esteve tão cheio de amor, compaixão e misericórdia aos aflitos ou àqueles com problemas de qualquer tipo.
Tu nunca te despediste sem consolo ou ajuda a qualquer pessoa que tenha recorrido a ti. Portanto, invoco tua poderosa intercessão, na esperança que tu escutarás minhas orações e me concederás a graça especial em favor do que eu tão seriamente te imploro (FAZER O PEDIDO), se for para glória de Deus e para o bem de minha alma.
Ajuda-me, oh grande São Bento, a viver e morrer como filho fiel de Deus. Que eu seja sempre submisso à Sua santa vontade, a fim de alcançar a felicidade eterna do céu.
Amém.


Fomentar a leitura em qualquer idade sempre é sinônimo de enriquecimento, mas incentivar esse hábito entre os mais jovens da sociedade é uma garantia total de um futuro melhor. Uma criança que lê irá se convertendo em um adulto com ideias próprias e uma mentalidade firme, capaz de questionar o que a cerca e de compreender mais facilmente seu lugar no mundo.
Uma criança que lê será um adulto que pensa, porque não há um domínio maior do conhecimento do que aquele que nos oferecem os livros. Quando lemos nos nutrimos de imaginação e raciocínio que os outros depositaram em folhas em branco, e somos mais receptores quando nos abrimos: as crianças, sem preconceitos, são capazes de ler com toda a sua gama de emoções depositadas na leitura.

Uma criança que lê será livre para sempre

Ler nos ajuda a pensar e pensar nos liberta, assim, se seu filho gosta de passar o tempo lendo histórias, é melhor que continue agindo assim. Na verdade, essa será a forma mais eficaz que ele terá para enxergar uma variedade de situações, opiniões e de condutas que a vida oferece: com certeza isso ajudará a formar a tolerância da criança e ela ganhará em respeito e solidariedade.
Criança-lendo-debaixo-de-uma-árvore
Em muitas ocasiões, como adultos, aquilo que era desconhecido em nosso pequeno mundo habitual nos surpreendia ou, inclusive, incomodava. Essas sensações provêm sobretudo de querer acreditar que o seu é o válido e o do outro não pode ser, pensamento que deriva sobretudo da ignorância.
Ler é como viajar em todos os seus sentidos e nos ajuda a abrir a mente: uma criança que lê descobrirá outras culturas, outros modos de vida, outros costumes diferentes dos seus e saberá, muito antes do que aquele que não lê, que existem outras coisas além do olhar cotidiano. Ter consciência disso fará com que ela se torne um adulto que escapará de juízos de valor gratuitos e se sentirá menos preso aos interesses de outras pessoas.

O refúgio contra as misérias da vida

Por sorte ou por azar, o mundo administra os que acreditam ser normais, mas dá vida plena a aqueles que acreditam ser loucos. Já dizia Dom Quixote: ele lia e lia até que encontrou a forma de viver baseado em suas crenças e ilusões que o permitia ser feliz, enquanto ao seu redor continuava sujeito a uma realidade convencional que julgava a sua maneira de viver.
livro-para-crianças-cheio-de-borboletas
Os “loucos” que leem são capazes de encontrar o refúgio das misérias da vida enquanto os que não o fazem vivem nelas sem sequer estarem conscientes disso. Por isso, é preciso deixar uma criança chorar e rir ao ler um livro, é necessário permitir-lhe se apaixonar por uma história e apoiá-la se ela decidir entrar com tudo nesse campo da imaginação que está ao alcance de qualquer um.
Por outro lado, ao se deparar mesmo com um texto pequeno, ela se surpreenderá com o que encontra e é provável que sofra mais com o que absorve, uma vez que será para ela como uma entidade estranha que quer mudar o seu conformismo. Unamuno empregou as palavras corretas ao pedir que as crianças cresçam lendo porque dessa maneira serão adultos menos vulneráveis, menos indefesos e mais humanos.

Leitura: a fábrica da imaginação

Existem várias atividades que ajudam a desenvolver e melhorar a imaginação independentemente de quantos anos nós tenhamos, incluindo uma das mais bonitas que é a leitura: uma fábrica inteira onde é forjada e recolhida toda criatividade dos seres humanos.
criança-lendo-livro
Uma criança que lê será uma criança que pensa, afirmou algum pensador genial, e ele não estava enganado. Ler é brincadeira, é entretenimento, é construir sonhos, é refletir, é um estado de ânimo, é isolamento e companhia, é prazer. Ler brinda lembranças que foram cumpridas e outras que cumpriremos, e move as incertezas mais internas para nos aproximarmos delas.
Tecnologia do Blogger.