O Batismo do Senhor nos envia para a evangelização


 Resultado de imagem para imagem do batismo do senhor

Queridos irmãos e irmãs, após concluir as festividades do Natal a onde celebramos o grande mistério de um Deus que se encarna no meio de nós. E ainda nos surpreende muito, pois ele nasce na periferia de Belém, numa gruta, Ele foi pobre no meio dos pobres, Um grande ensinamento a todos nós, que muitas vezes queremos coisas materiais e adquirimos o supérfluo enquanto que muitos estão na linha da miséria e da penúria.

Começamos a caminhada da vida pública de Jesus, após o Batismo no Rio Jordão por João Batista. Ele não precisava ser batizado no contexto de cada um de nós devido ao nosso pecado original, mas o Batismo de Jesus tem outro aspecto importante, ele é também o envio a missão. Jesus ao ser batizado inaugura de fato a sua missão no mundo dado por Deus Pai que é a salvação e o perdão dos pecados através dos seus gestos e milagres que Ele fez no meio de nós.

E ainda faz muitos sinais para aqueles que querem seguí-Lo de modo autêntico e coerente de vida de batizados que somos.

No livro do Profeta Isaias nos mostra que Jesus é esse servo, que foi escolhido por Deus para o mundo seja restaurado na justiça e na paz. Quem vai dar o impulso é o Espirito Santo que inflama o servo para desempenhar essa grande missão. O sinal disso é a simplicidade e humildade de Jesus. Coisas essenciais para a missão ter êxito. Não há outro caminho... (cf. Is 42,1-4.6-7)

No livro dos Atos dos Apóstolos, temos a afirmação categórica de Pedro que diz: Jesus é o Filho de Deus e amado por Ele. Quem vai concretizar o projeto de Deus é Cristo. Assim está escrito: passou pelo mundo fazendo o bem" e libertando os oprimidos”. Essa premissa é também para nós como foi para os discípulos de Jesus do início das suas pregações.

Estamos no mundo para criar e promover o bem. Devemos fazer pontes que ligam as pessoas, os lugares, acabando as divisões, as desigualdades e assim sendo balsamos regeneradores de uma sociedade doente pelo pecado, pela ganância e pelo indiferentismo. (cf. At 10,34-38)

O evangelista Mateus nos mostra a cena do Batismo e a confirmação que foi predito no Livro do Profeta Isaias. Aqui mostra o servo, a sua humildade e despojamento. Ele se deixa a ser batizado por João Batista. Jesus não precisava ser batizado, João não queria fazer isso, mas Jesus pede para que se cumpra as escrituras que afirmavam essa condição de servo que vem para libertar os povos do pecado, trazendo a plena salvação. Aqui é a premissa importante e a confirmação que Jesus é o Messias enviado por Deus. O Filho de Deus vem até nós para a libertação de cada um de nós. Após ser Batizado vem a linda confirmação: esse é o meu Filho amado que eu ponho toda minha afeição, ouvi-O. Jesus no Rio Jordão, o céu se abre, o Espirito posa em Jesus em forma de Pomba e Deus Pai fala. A teofania perfeita. (cf.  Mt 3,13-17)

Queridos irmãos e irmãs, Deus sempre nos manda sinais para que possamos saber se somos verdadeiros missionários de Cristo, e assim podemos levar o anuncio do evangelho de Cristo a todas as gentes na simplicidade, no amor, no perdão, na partilha de dons, na solidariedade com os mais necessitados e na humildade das nossas ações. A obra é de Cristo, nós somos as suas mãos e os seus pês para que todos possam conhecer e aderir a Ele em uma vida comprometida com a cultura da vida e não da cultura da morte.

Que esta liturgia nos ajude a viver bem o Batismo e o compromisso que fazemos sempre sejam revigorados na fé em Cristo, na comunhão da Igreja e com todos os irmãos e irmãs.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Uma estrela guia os Reis Magos até Belém


 Resultado de imagem para imagem do domingo da epifania do senhor

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o Domingo da Epifania, Jesus se manifesta ao mundo. Estamos concluindo o ciclo do Natal. Sabemos que os Reis Magos representam todo o povo do mundo. Jesus não veio apenas para Israel, mas para todas as gentes. É o nosso encontro com a salvação que passa pelo presença do menino Deus que é o príncipe da paz que irradia a todos os cantos do mundo,

No Livro do Profeta Isaias nos fala dessa luz que é reveladora e que muda a Jerusalém conhecida e de lá todos os povos são atraídos. A Jerusalém nova é a nossa Igreja que através de Jesus revela a salvação a todos, mas é preciso  configuramos em Cristo, o príncipe da Paz. Agora a salvação é disponível a todos e nós precisamos acolhe-la na nossa vida. (Cf. Is 60,1-6)

Na Carta de Paulo aos Efésios temos a apresentação do Projeto de Deus a nós, é um projeto salvador. Este é estendido a todos, ninguém fica excluído. Agora formamos uma família, uma comunidade em Cristo, assim podemos estar juntos como irmãos e todos são convidados a participar da mesa da vida. (Cf. Ef 3,2-3a.5-6)

O evangelista Mateus nos fala da Estrela que surge no oriente e pousa na gruta de Belém. Os reis Magos seguem-na até Belém. É uma estrela da esperança que indica a salvação tão esperada, que é o Messias salvador. É um rei novo, que governa com o cedro da justiça, da misericórdia, do amor, da compaixão e do perdão. É uma nova realidade que surge para todos.

Os reis magos com seu presentes nos mostram quem é Jesus. Ele é rei pela oferta do ouro, ele é servidor pelo incenso e a mirra que vai nos mostrar o rei que se entrega a sua vida por amor estremo a humanidade. Para nós é Jesus que é a luz para iluminar todas as nações, porque Ele vem transformar as realidades de morte e de poder para as realidades de vida e serviço desinteressados a humanidade. (Cf. Mt 2,1-12)

Os poderosos não querem que esse novo Rei surja e faz de tudo para que Ele não governe. Mas as escrituras já falaram Dele e ela aconteceu de modo admirável porque Deus tem o seu modo de fazer.

A sua realeza é salvadora e nós somos privilegiados para estar com Ele, pois vimos o que ele é e ficamos com Ele para sempre.

Que esta liturgia nos ajude a buscar essa luz em Jesus, pois Ele é o salvador e senhor da nossa vida. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha


 Início de ano, Maria, Mãe de Deus renovando a esperança da Paz para todos


 Resultado de imagem para imagem da mãe de deus, rainha da paz

Queridos irmãos e irmãs, estamos começando um novo ano e nesse dia celebramos a solenidade da Mãe de Deus e o dia Mundial da Paz. Cada ano que se inicia é momento de levar os nossos olhos a Deus, pois Ele é a fonte da vida, da paz e da concórdia entre as pessoas.

Para isso é preciso que sejamos plantadores e semear sementes boas da fraternidade, da partilha e da solidariedade entre todos. Como diz a escritura: E eu os plantarei no solo, para nunca mais serem arrancados do solo que lhes dei - disse Asem, seu Deus. (Amos 9:15). essa é uma promessa de Deus, se é Ele que nos diz isso, podemos confiar Nele, pois Deus é fiel.

Um ano termina e se inicia um novo ano, renova-se a esperança de dias melhores. Muitas coisas fizemos no ano que passou, mas outras não foram  possíveis ser realizadas. Sabemos que  tudo estava nas mãos de Deus que tudo sabe, pois a nossa finitude não nos deixa fazer bem todas as coisas.

O que desejar para 2020 é estar com Deus e que os planos que fizermos seja confirmados pela bondade e misericórdia dele para conosco. Tudo é graça e devemos ser gratos sempre a Deus por estamos mais um fim de ano e celebrar a entrada de ouro. Que os nossos gestos, palavras e ações sejam para melhor a nossa casa comum onde todos moram. Devemos ser uma grande família de Deus.

No livro dos Números vemos a bela oração de bênçãos, a onde colocamos tudo não mão de Deus e que Ele seja o nosso guia e nos compadeça da nossa vida e que as bênçãos surjam em nossa vida. A benção é sempre uma dadiva e nós devemos abençoar tudo, pois é por benevolência de Deus para nós sempre e Ele quer que sejamos felizes. Sabemos que vamos ter dificuldades e lutas, mas se estivermos no abandono a Deus, na confiança e dependência, podemos receber as bênçãos e sentir a sua presença em nossa vida. (cf. Nm 6,22-27)

Hoje é dia mundial da Paz, e sabemos que a paz é fruto da justiça, do amor e da fraternidade traduzida no amor e no perdão. A paz é algo possível se estivermos em comunhão com Deus e com os irmãos. Somos chamados a ser portadores da paz.

Hoje celebramos com Alegria a solenidade de Maria, a mãe de Deus, ela é a mulher da paz, do silencio que constrói pontes entre nós e a Deus. Ela soube ouvir e escutar o que Deus quis para a vida dela e para a humanidade. Deus em Maria, pode trazer Jesus. Sem ela Jesus não poderia estar conosco. Por que não amar Maria como amamos Jesus, o nosso salvado? Então sejamos gratos a Nossa Senhor por ela saber que Deus esteve com ela e no mundo, trazendo a esperança da nova vida que Jesus traz na sua Paixão, Morte e ressurreição.

O evangelista Lucas nos mostra Maria, Jose e o menino Jesus que está de braços abertos e recebem a visita dos humildes pastores que vieram para adorar o Senhor. Eles reconheceram o Emanuel tão esperado. Esse acontecimento faz com que Maria medite e reflita. (cf. Lc 2,16-21) Por que nós não devemos fazer o mesmo? Todos os acontecimentos que há em nossa vida, devemos ter um novo olhar guiados para fé que temos em Cristo e meditá-lo na fé que temos em Jesus.

Que a liturgia de hoje nos ajude alimentar a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor a Deus e que 2020 seja uma oportunidade de fazer as coisas de modo novo, transformando-as nossas vidas e que no mundo haja mais igualdade, justiça e que mesa seja abundante para todos.

Hoje dia 01/01/2020, o Papa Francisco nos diz e isso é bom para refletirmos, assim ele nos diz: "O renascimento da humanidade começou pela mulher. Se quisermos tecer de humanidade a trama dos nossos dias, devemos recomeçar da mulher. No seio de uma mulher, Deus e a humanidade uniram-se para nunca mais se deixarem. Em Deus, há a nossa carne humana e para sempre Maria será a Mãe de Deus", disse.

Feliz ano novo. Deus abençoe a todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha
Tecnologia do Blogger.