SER MISSIONÁRIO É SER PROFETA, SACERDOTE E REI NO MUNDO






Queridos irmãos e irmãs, pelo batismo assumimos a missão de tornarmos responsáveis pela difusão do evangelho de Cristo juntamente com os nossos ministros ordenados. Pelo Batismo recebemos os dons e a graça de Deus para ser luz no mundo.  Por sermos batizados tornamos sacerdotes, profetas e reis.

Sabemos que o profeta é aquele que é habilitado a falar em nome de Deus, anunciando a o Plano de salvação de Deus a toda humanidade, acolhendo a todos sem discriminação e sem preconceito para que a justiça, o amor, a solidariedade, a partilha, a fraternidade e o bem seja de fato real na vida de todos.

Mas o profeta tem também a missão de denunciar as injustiças que estão presentes nesse mundo. Não se pode calar diante de tantas mortes devido as desigualdades em vários setores da sociedade, deixando os pobres e os invisíveis fora do convívio mais humano e social de nosso tempo.

Somos, pelo batismo, sacerdotes que tem a missão de ser colaboradores dos sacerdotes ordenados. Devido a isso, apresentamos a Deus as nossas orações e devemos participar das liturgias da Igreja, inclusive ter uma participação ativa nas celebrações do Sacrifício Eucarístico. Não podemos nos omitir desse dever e ainda sermos portadores do amor de Deus e da sua graça a todos, ofertando de modo gratuito. De graças recebemos, de graça entregamos.

Somos, pelo batismo, reis e devemos espelhar no Rei Jesus Cristo que se colocou a serviço da humanidade, assumindo as dores e os pecados dela. Assim devemos ser servidores de Cristo a todos os nossos irmãos e irmãs. Não devemos tirar proveito desse dom e nem se ostentarmos, mas sempre colocarmos a serviço de todos, sermos humildes e prontos para defender os mais pobres e não temermos quem não é de Cristo. Podemos até ser sacrificado pela causa do Reino.

Hoje a humanidade é, muitas vezes, egoísta e insensível. Com a pandemia isso tornou-se claro e evidente. As situações de injustiça social, a falta de um sistema de saúde adequado, um capitalismo que, às vezes, quer tirar vantagem até na pandemia, o descaso de alguns governantes e da população que não se preocupam de fazer sacrifício e nem obedecer às orientações das autoridades sanitárias de cada local.

Não sensibilizamos, as vezes, pelas mortes que chegam a milhões no mundo todo e nem buscamos alternativas de melhorar essa situação ou gritarmos ou agirmos com atitudes e denúncias desses descasos. Somos parte da humanidade, se ela for descuidada, todos vão sofrer de alguma forma nesse flagelo e outros que poderão vir.

Há muitas iniciativas de solidariedade e compaixão de governos, da sociedade e da Igreja que vem em socorro de todos, principalmente dos mais desvalidos de nossa sociedade contemporânea.

Na Primeira Carta de Pedro nos fala . É assim que está escrito: “Um povo santo e sacerdotal, uma raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus para anunciar os seus louvores” (1 Pedro 2, 4-10). Então, nós não podemos ficar calados e também devemos ser agradecidos a ciência e da saúde , que prontamente, buscaram e buscam soluções através de tratamentos, remédios e vacinas para combater qualquer mal, principalmente essa covid19.

Deus sempre vai iluminar o homem para que realize maravilhas para o mundo, pois Deus é providente e previdente. Deus sempre tira do mal um bem para que sejamos fraternos, humanos e que sejamos respeitadores de todos sem preconceito e sem ser indiferente quanto a raça, credo, posição social, política e econômica.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.