A Comunidade do Ressuscitado somos todos nós




Queridos irmãos e irmãs, estamos no 2º Domingo da Páscoa e é uma celebração que nos lembra da comunidade nova do Ressuscitado, pois nós somos convidados a fazer parte dela  pela Fé em Cristo na Igreja que Ele deixou nas mãos de Pedro e seus sucessores. E também, celebraremos a Festa da Divina Misericórdia.

No Livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas descreve de modo pleno como é a comunidade ideal que o cristão está inserido. Uma comunidade dos que creem em Cristo vivo no meio de nós. Ser cristão é ser unido com todos e não pode ter divisão e nem separação, pois o que deve ter é a partilha, solidariedade, perdão e compromisso. Não podemos ser individualistas e nem querer ser notados, mas sim viver o amor de Cristo autenticamente na comunidade.

"Tudo entre eles era posto em comum, entre eles ninguém passava necessidade". Isso deve ser uma regra entre os cristãos e todos no mundo. Hoje vivemos a pior Pandemia do século, LOCKDOWN, pessoas perdendo emprego, diminuição de salários que já são muito defasados, os informais sem poder fazer o seu trabalho devido às restrições, o sistema de saúde precário e famílias enlutadas pelos milhares de mortes. Tudo isso deve ser um desafio para todos para buscar saída, solução e ajuda a quem está precisando. (cf. At 4, 32-35)

Na primeira carta de João, nos fala algo importante sobre a Páscoa do Senhor que acontece em nós quando amamos a Deus, fazendo a sua vontade e obedecendo os seus mandamentos. Deste modo estaremos seguindo Jesus na comunidade e sendo participante de uma nova realidade que nós podemos construir unidos com todos os irmãos. (cf. 1Jo 5, 1-6)

O evangelista João nos fala que a Páscoa continua acontecendo quando estamos em comunidade, enfrentando os medos e vivendo a solidariedade e partilha com todos. A fé em Cristo que temos tem que ser vivida em comunidade. Na Igreja, somos reunidos em torno do altar do Sacrifício de Cristo que se renova em cada missa e na mesa da Palavra que nos alimenta e nos fortalece está com o Ressuscitado e com todos os irmãos. Somos uma nova criação através do sopro do Espírito Santo dado aos apóstolos e a todos nós.  A Igreja nos dá os sacramentos necessários para nossa salvação.

A Igreja recebe o poder de nos perdoar em nome de Deus e ela nos envia para a missão nesse mundo tão carente de Deus e assombrado com essa pandemia.

Um apóstolo, Tomé, não estava e não acreditou nos testemunhos dos outros apóstolos que viram o Senhor Ressuscitado, mas queria a prova que Jesus está vivo e queria tocar nas chagas Dele para a comprovação que Jesus está realmente entre nós. Quando todos estavam juntos, inclusive Tomé, Jesus aparece e deseja a Paz e fala a Tomé olha e toca as minhas chagas, pois sou eu. Desse modo Tomé acredita e diz Senhor, meu Deus. Jesus elogia quem não precisa ver fisicamente Jesus, mas fé que Ele vive em nosso meio. Vamos reconhecer Jesus quando estamos em comunidade, pois Jesus é centro da Igreja. (cf. Jo 20,19-31)

Que esta liturgia nos ajude a ter mais fé e perseverar na Palavra e na Eucaristia que participamos e vivemos para que esse mundo seja uma grande família de irmãos e irmãs que querem que a realidade de morte e de pecado seja transformado em vida e na graça de Deus até participarmos da nossa Páscoa definitiva no céu.

José B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.