Ascensão do Senhor e Ele nos convoca: "Ide e Evangelizai"

   



Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando a Ascensão do Senhor e Jesus retorna ao Céu ao onde ele veio para ser encarnado no mundo através de uma mulher Maria. O mistério pascal tem a Festa da Ascensão do Senhor. É um fato real que marca a nossa fé de cristão que nos mostra aqui que termina a missão terrena de Cristo e começa a nossa missão. Agora a Igreja é sinal do amor de Cristo que estará presente na sua Palavra e na Eucaristia em todas as igrejas e lá terá um sinal no sacrário com a luz acesa o tempo todo.

 

No livro dos Atos dos Apóstolos nos ensina que a ação de Cristo é continuada com a ação missionária de tida Igreja como a do magistério, dos padres, dos diáconos e leigos que estão em toda parte do mundo, levando a boa notícia da salvação de Deus a todos. Há um simbolismo no número 40 dias que significa o tempo necessário para conhecer, viver e ficar com as lições e atos de Jesus para poder ser um agente capacitado na formação e na graça de Cristo.

 

Aqui é mostrada a missão de todos nós no mundo para anunciar, conviver e evangelizar pelo testemunho que Cristo está vivo. Jesus se eleva aos céus em glória acompanhado pelo coro dos anjos, mas um dia voltará glorioso para julgar os vivos e os mortos. Não podemos ficar olhando só para o céu no intimismo, mas ser atuante na terra enfrentando as dificuldades e desafios deste mundo, mas teremos a graça de Cristo que nos fortalece e nos impulsiona para a missão.

Agora nós temos o compromisso de evangelizar a todos com unção do Espírito Santo. (cf. At 1,1-11)

 

Na carta de Paulo aos efésios enfatiza que o acontecimento da ascensão do Senhor coro todo mistério de Cristo na sua glorificação real de um Deus conosco e ainda nos possibilita que a nossa humanidade seja permitida um dia no céu. É lá que vai ser a nossa morada definitiva, mas para isso devemos crer no Cristo, ser discípulo destemido, amando Jesus nos mais pobres e marginalizados deste mundo principalmente sem esquecer dos outros, que o mundo se converta ao bem e a justiça para que a vida seja abundante aqui já e no céu eternamente. Cf. (Ef 1,17-23)

 

O evangelista Marcos narra a Ascensão de Jesus que vai para o Pai, mas promete que estará presente entre nós. Aqui Jesus define a missão dos apóstolos e discípulos que é também a cada um de nós que somos batizados. A missão não é local, mas universal, pois todos são destinatários da salvação de Deus que foi selada em Cristo. O evangelho deve ser difundido de modo pleno sem rótulo ou somente para alguns, pois todos têm o direito de conhecer Jesus e a graça Dele que salva. O evangelista narra duas partidas, uma de Jesus para o céu e a nossa para o mundo que está sedento de Deus.

 

Deus é fiel sempre e se o mundo vai mal porque não houve e nem há espaço para Ele ou ainda porque não ouviram a mensagem de Jesus que devemos ser porta voz no mundo por falta de missionários e operários dispostos a evangelizar. Somos a Igreja de saída e missionária. (Mc 16, 15-20)

 

Assim podemos confirmar o que o Papa Francisco disse: Durante Regina Coeli, em 13 de maio de 2018, o Papa disse: “Trata-se de ser homens e mulheres da Ascensão, ou seja, buscadores de Cristo pelas sendas do nosso tempo, levando a sua palavra de salvação até aos confins da terra. Neste itinerário, encontramos o próprio Jesus nos irmãos, sobretudo nos mais pobres, em quantos sofrem na própria carne a dura e mortificadora experiência de antigas e novas pobrezas. Assim como inicialmente Cristo Ressuscitado enviou os seus apóstolos com a força do Espírito Santo, também hoje Ele nos envia, com a mesma força para dar sinais concretos e visíveis de esperança. Porque Jesus que nos dá a esperança, foi elevado ao céu, abriu as portas do céu e a esperança que nós para lá iremos”.

 

Que esta liturgia nos ajude a sermos missionários de Cristo a todos os lugares e possamos dizer: eis me aqui, envia-me.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!

 

Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.