16 de Outubro

Santas Edwiges e Margarida Alacoque

Santa Edwiges

A Idade Média foi muito rica em santos e santas e hoje, juntamente com Santa Margarida, a Liturgia apresenta Santa Edwiges que nasceu na Alemanha em 1174 e tornou-se modelo dos três estados de vida femininos: esposa, celibatária e viúva.

Bem nova, Edwiges casou-se com o príncipe da Silésia, Henrique I, e teve com ele seis filhos, os quais educou com muito amor. Com o passar dos anos, convenceu o marido a fazer voto de continência conjugal. Como esposa, Edwiges soube ser exemplo e com dedicação conseguiu conciliar os seus deveres com um profundo espírito de oração, penitência e, sobretudo, caridade para com os pobres e doentes.

Contam os historiadores, que Santa Edwiges guardava para si parte mínima de suas rendas, e todo o mais aplicava para socorrer aos pobres, a quem ajudava com as próprias mãos.

Falecido o esposo, retirou-se ao convento onde sua filha Gertrudes era abadessa, e neste mesmo lugar deu largos passos rumo à santificação de si e dos demais. Faleceu consumida pela penitência, fé e amor no dia 15 de outubro de 1243. 16 nov (7 dias atrás) Vaneska
Santa Margarida Maria Alacoque

Deus suscitou este luzeiro, ou seja, portadora da luz que é Cristo, num período em que na Igreja penetrava as trevas do jansenismo: doutrina que pregava um rigorismo que esfriava o amor de muitos e afastava o povo dos Sacramentos. O nome de Santa Margarida Maria Alacoque está intimamente ligada à fervorosa devoção do Sagrado Coração de Jesus. Nasceu na França em 1647, teve infância e adolescência provadas, sofridas. Órfã de pai e educada por irmãs Clarissas, muito nova pegou uma estranha doença que só a deixou depois de fazer o voto a Santíssima Virgem.

Com a intercessão da Virgem Maria, foi curada e pôde ser formada na cultura e religião. Até que provada e preparada no cadinho da humilhação, começou a cultuar o Santíssimo Sacramento do altar, e diante do Coração Eucarístico começou a ter "revelações divinas".
"Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor e, em troca, não recebe da maior parte senão ingratidões, friezas e desprezos". As muitas mensagens insistiram num maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês e à hora Santa em reparação da humanidade.

Incompreendida por vários, Margarida teve o apoio de um sacerdote, recebeu o reconhecimento do povo que podia agora deixar o medo e mergulhar no amor de Deus. Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do coração eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690.

Santa Edwiges e Santa Margarida Alacoque, roguem por nós! 17 nov (6 dias atrás) Vaneska
17 de Novembro

Santa Isabel da Hungria

Hoje celebramos a Memória de uma mulher de Deus, que devida sua vida de santidade teve o seu nome em muitas instituições de caridade e foi declarada como padroeira da Ordem Terceira Franciscana. Isabel era filha de André, rei Hungria, e nasceu num tempo em que os acordos das nações eram selados com o casamento, no caso de Isabel fora prometida a Luís V, em matrimônio um pouco depois de seu nascimento em 1207.
Santa Isabel foi morar na corte do futuro esposo e lá começou a sofrer veladas perseguições por parte da sogra que invejando o amor do filho para com a Santa, passou a caluniá-la como esbanjadoura, já que tinha grande caridade para com os pobres. Mulher de oração e oferta dos sofrimentos, Isabel sempre era em tudo socorrida por Deus, mesmo quando já casada e com três filhos, perdeu o marido numa guerra e foi expulsa da corte pelo tio do defunto, encarregado da regência.
Aconteceu que Isabel teve que se abrigar num curral de porcos com os filhos, até ser socorrida como pobre pelos fransciscanos, uma vez que até mesmo os mendigos e enfermos ajudados por ela insultava-a, por não temerem desagradar o regente. Ajudada por um tio Bispo Isabel logo foi chamada para voltar à corte, e seus direitos, como os do filhos foram reconhecidos, isto porque os companheiros de cruzada do rei falecido tinham voltado com a missão dar proteção à Isabel, pois este consistiu o último pedido de Luís IV. Santa Isabel não quis retornar para Hungria; renunciou os títulos, além de entrar na Ordem Terceira de São Francisco e servir os doente e enfermos até morrer com 24 anos num hospital construído com seus bens. 18 nov (5 dias atrás) Vaneska
18 de Novembro

Santo Edmundo

Neste dia lembramos com carinho e admiração um intercessor e exemplo que temos no Céu, o qual durante sua "passagem" na terra testemunhou o quanto vale a pena pertencer a Deus. Santo Edmundo nasceu em 1118 na Inglaterra e por consequência de sua docilidade ao chamado de Deus, foi estudar em Paris e logo voltou para ensinar em sua nação.

Santo Edmundo obedecendo a autoridade papal pregou a cruzada de libertação da Terra Santa na Inglaterra, e depois de aceitar a eleição episcopal dirigiu-se para o "calvário" na Diocese de Cantuária. A realidade polí­tica da região era perturbadora, pois o cesaropapismo fazia do rei Henrique III um empecilho para a liberdade pastoral da Igreja, tanto quanto seu antecessor que pelos mesmos motivos atuais martirizou o Bispo Tomás Bechet.

Devido sua entrega total a Deus e amor a Igreja, Edmundo que desde jovem se consagrou á Virgem Maria, sua vida de oração, mortificação, carismas e castidade, agora experimentava o consolo na época mais difí­cil de seu apostolado. Santo Edmundo foi preso, torturado, exilado e ao se refugiar na França não aguentou tanto sofrimento e entrou no Céu em 1240. 18 nov (5 dias atrás) Conrado
É lamentável
Quando entram esses protestantes desinformados e começam tudo de novo, com esses argumentos ignorantes. A questão dos santos é um assunto ultrapassado.
No mais, parabéns pelo tópico. É sempre bom manter viva a memória dos mais de 25 mil santos de nossa que Igreja, que foram exemplos de cristãos. 19 nov (4 dias atrás) Vaneska
19 de Novembro

São Roque Gonzalez

Com "orgulho santo" celebramos a santidade dos Latinos- Americanos que deram a vida pela fé, amor e esperança em Jesus Cristo, são eles: Roque Gonzalez, Afonso Rodrigues e João de Castinho. Roque nasceu em Assunção do Paraguai e estudou com os padres Jesuítas, que muito ajudaram-no a desenvolver seus dotes humanos e espirituais
No coração de Roque Gonzalez sempre se compadeceu com a realidade dos indígenas oprimidos, por isso ao se formar e ser ordenado Sacerdote do Senhor, foi logo trabalhar como Padre Diocesano numa aldeia carente. São Roque sempre obediênte a vontade do Pai do Céu, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, com 33 anos, e acompanhado com outros ousados missionários, aceitou a missão de pacificar terríveis indíginas.
São Roque González fez de tudo para ganhar a todos para Cristo, portanto aprendeu além das línguas indígenas, aprofundou-se em técnicas agrícolas, manejo dos bois e vários outros costumes da terra. Os Jesuístas - bem ao contrário do que muitos contam de forma injusta - tinham como meta a salvação das almas, mas também a promoção humana, a qual era e é a consequência lógica de toda completa evangelização. Certa vez numa dessas reduções que levavam os indígenas para a vida em aldeias bem estruturadas e protegidas dos colonizadores, Roque Gonzalez com seus companheiros foram atacados, dilacerados e martirizados por índios ferozes, fechados ao Evangelho e submissos a um feiticeiro, que matou o corpo e não a alma destes que desde 11680 estão na Glória Celeste. 20 nov (3 dias atrás) Vaneska
20 de Novembro

São Domingos de Silos

Os Santos da Igreja de Cristo foram verdadeiros luzeiros para o mundo, pois levaram com sua vida, e palavras a Luz do Mundo que é Jesus Cristo. São Domingos nasceu em Canãs, reino de Navarra na Espanhor, isto no ano 1000 dentro duma pobre familia cristã.
Quando o pai do pastorinho de ovelhas Domingos enxergou a inclinação do filho para os estudos religiosos, tratou logo de encaminhar Domingos para a formação que o levou - por vocação- ao Sacerdócio. Com o passar do tempo entrou para a família beneditina, pois entrou no mosteiro, onde logo foi feito mestre dos noviços.
Na Ordem de São Bento, São Domingos de Silos descobriu seu chamado a uma contemplação profunda e ações que salvassem almas, sendo assim recebeu de um anjo em sonho a promessa de 3 coroas que significavam: uma por ter abandonado o mundo mal e se ter encaminhado para a vida perfeita; outra por ter construído Santa Maria de Canãs e ter observado castidade perfeita; e a terceira pela restauração de Silos. De fato esta última coroa se realizou perfeitamente, pois durante os 30 anos de pai ( abade) no mosteiro de São Sebastião em Silos, este local tornou-se centro de cultura e cenáculo de evangelização para a Igreja e o Mundo. São Domingos amado pelo povo e respeitado por reis e rainhas, operou em vida e também depois da morte muitos milagres, os quais provaram com clareza o quanto se encontra no Céu tão íntimo, quanto buscava ser aqui na terra. 21 nov (2 dias atrás) Vaneska
21 de Novembro

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago, Livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 534, perto do templo de Jerusalém.
Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livrimente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:
" Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente ". 22 nov (1 dia atrás) Vaneska
22 de Novembro

Santa Cecília

Hoje celebramos a santidade da Virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou Jesus. Santa Cecília é uma das Mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em seu nome.
Em meio a tantas lendas o que sabemos de mais real é que Cecília tinha sido uma bela cristã que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que no dia das núpcias Cecília, em meio a hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com transparência o fato de ter consagrado sua virgindade à Cristo, e que um Anjo guardava sua decisão.
O pagão Valeriando, respeitou Cecília, mas disse que somente acreditaria se contemplace o Anjo; deste desafio Cecília tirou a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue. Depois de batizado o cristão Valeriano contemplou o Anjo de Cecília que possuía duas coroas (símbolo do martírio), as quais soaram como profecia, pois por primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé e dias seguintes Santa Cecília sofreu o martírio pela espada cruel cortou as cordas vocais da padroeira dos Músicos que no Céu canta louvores ao Senhor. 10:43 (1 hora atrás) Vaneska
23 de Novembro

São Clemente I

Com grande alegria e veneração lembramos a vida do terceiro Papa que governou no século primeiro a Igreja Romana. São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro, depois de Lino, Anacleto e com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97.
São Clemente I, ficou conhecido pela sua santidade que operava na ousadia de quem buscava sempre e somente a vontade de Deus, por isso escreveu a famosa carta aos cristãos da Igreja de Corinto, na qual o Bispo tinham sido expulso pelos sacerdotes: " Com efeito nosso corpo todo se salvará em Cristo Jesus; cada qual se submeta a seu próximo em conformidade com o dom da graça que lhe foi concedido."
Depois desta primeira intervenção autoritária da Igreja Romana em assuntos de outra Igreja, São Clemente continuou promovendo a paz e a unidade com todas as suas forças. Uma tradição que remonta do século IV, diz que Clemente terminou sua vida com o martírio.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.