A grande promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus

Para manifestar Seu amor, o Coração abençoado de Jesus escolheu uma jovem, uma virgem, Margarida Maria de Alacoque, desconhecida do mundo mas muito amada por Deus e dirigindo-se à ela, disse:

"Eu prometo no extremo da misericórdia do meu Coração onipotente, conceder a todos aqueles que comungarem nas primeiras sextas feiras de cada mês, durante nove meses consecutivos a graça do arrependimento final. Eles não morrerão sem a minha graça e sem receber os SS. Sacramentos. O meu coração naquela hora extrema ser-lhe-á seguro abrigo".

Com essas palavras o Cristo fez ainda mais onze consoladoras promessas a favor dos seus devotos.

1 - Conceder-lhe-ei todas as graças necessárias ao seu estado;
2 - Porei a paz em suas famílias;
3 - Consolá-los-ei nas suas aflições;
4 - Serei seu refúgio na vida e especialmente na hora da morte;
5 - Derramarei copiosas bênçãos sobre suas empresas;
6 - Os pecadores encontrarão no meu Coração a fonte, oceano infinito de misericórdia;
7 - Os tíbios se tornarão fervorosos;
8 - Os fervorosos alcançarão rapidamente grande perfeição;
9 - Abençoarei os lugares onde estiver exposta e venerada a imagem do meu Coração;
10 - Darei aos sacerdotes a força de comover os corações mais endurecidos;
11 - O nome daqueles que propagarem esta devoção ficará escrito no meu Coração e de lá nunca será apagado.

Esta jovem, Margarida Maria de Alacoque, tinha professado no mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, na França. Três vezes quis Jesus consolar esta jovem com sua presença. A primeira vez foi no dia 27 de dezembro de 1673; a segunda, na oitava de "Corpo de Deus". Numa dessas aparições, na segunda, enquanto a jovem estava em dulcíssimo êxtase, recolhida e imóvel, com os braços cruzados no peito e através das graças ela viu o Coração... Estava este coração completamente cercado de chamas e rodeado por uma coroa de espinhos, transpassado por uma profunda ferida, todo ensangüentado e encimado por uma cruz. Margarida - disse Jesus, dirigindo-se à jovem - eu te prometo na excessiva misericórdia do meu coração dar penitência final a todos os que comungarem na primeira sexta-feira em nove meses consecutivos... eles não morrerão no meu desagrado, nem sem receber os Sacramentos, tornando-se meu Coração refúgio para eles naqueles transes extremos.

E como preparação para as comunhões, o próprio Cristo revelou a Santa Margarida a prática da Hora-Santa, com as seguintes palavras:
"E para me acompanharem na humilde oração que eu apresentei a meu Pai, no meio de todas as minhas angústias, todas as quintas-feiras levantar-te-ás, entre as onze horas e a meia noite, para comigo te prostrares durante uma hora, com o rosto em terra, assim para aplacar a ira divina, pedindo misericórdia para com os pecadores, como para adoçar, de alguma maneira, a amargura que eu sentia com o desamparo em que me deixavam meus apóstolos, o qual me obrigou a lançar-lhes em rosto o não terem podido velar uma hora comigo".


HORA SANTA

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo de vosso amor.
- Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.

Oração

Deus, que esclarecestes os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos, por esse mesmo Espírito, conhecer e amar o bem e gozar sempre de seu divino consolo. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Oferecimento

Senhor Jesus Cristo, nós vos oferecemos esta hora de oração segundo as intenções de vosso pedido a Santa Margarida Maria, ao dizer-lhe:
“Espero que passareis em oração as noites de quinta-feira desde as onze horas até a meia-noite, a fim de partilhar comigo as dores da minha agonia no Jardim das Oliveiras e para apaziguar minha cólera contra os pecadores”.

Sendo assim, Senhor, nós vos pedimos em primeiro lugar perdão pelos nossos próprios pecados, renovando o propósito de não mais vos ofender; pedimos-vos também, a conversão dos pecadores, particularmente daqueles que já alguma vez vos conheceram e amaram, e cujo afastamento mais voz faz sofrer.

Oferecemo-vos as orações desta hora de modo especial:
- Pela Igreja e pelo Papa;
- Pelas intenções que nos foram solicitadas.


A agonia de Nosso Senhor no Horto

A fim de melhor vos acompanhar em vossa agonia, Senhor, a qual sofrestes por nossos pecados e pelos de todos os homens, vamos agora renovar a leitura da narração que dela nos fazem os Evangelistas:

“Perto do monte das Oliveiras havia uma granja com um jardim cognominado de Getsêmani (Lagar do Azeite); Jesus ali penetrou com seus discípulos, depois da celebração da Ceia. Como ia ali muitas vezes orar com eles, aquele lugar era conhecido por Judas, que traia o Mestre. Então Jesus disse a seus discípulos: ficai aqui, enquanto vou além para orar. Orai vós mesmos, para não sucumbirdes à tentação. Levou consigo somente Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João, e começou a sentir-se possuído de terror, de desgosto, de tristeza e de angústia. Minha alma está triste até à morte, dizia Ele, ficai aqui e velai comigo. Depois se afastou a pequena distância e, ajoelhando-se com a fronte em terra, rezou para que, se fosse possível, se afastasse dele a hora que se aproximava. Meu pai, se for possível, afasta de Mim este cálice. Seja, porém, feita a vossa vontade e não a minha! Interrompeu a oração para ir ter com os discípulos, e encontrou-os dormindo e acabrunhados pela tristeza. Simão, tu dormes? Disse Ele a Pedro. Depois, dirigindo-se aos dois outros: então não pudestes velar uma hora comigo?... Levantai-vos, velai e orai para não entrardes em tentação, pois, se o espírito é pronto, a carne é fraca. Afastou-se novamente e repetiu a mesma oração: Meu pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, cumpra-se a vossa vontade! Voltou de novo aos discípulos, e encontrou-os ainda dormindo; tinham os olhos pesados de sono. Tendo-os deixado, orou pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras: Meu pai, se quiserdes, afastai de mim este cálice; contudo, não se cumpra a minha vontade, mas a vossa. Tinha caído em agonia e sua oração tornava-se cada vez mais insistente. Veio-lhe um suor como gotas de sangue, rolando até a terra. Então um anjo vindo do céu apareceu-lhe e confortou. Terceira vez Ele voltou aos seus discípulos: dormi agora e repousai. Mas basta... Chegada é a hora...eis que o filho do Homem vai ser entregue às mãos dos pecadores. Levanta-vos, vamos, aproxima-se aquele que me deve trair”.



Oração do rosário – Mistérios gozosos.


Nós vos oferecemos, Senhor, os mistérios gozosos, que vamos contemplar, para consolar-vos dos nossos pecados e dos de todos os homens, oferecendo-vos a perfeitíssima fidelidade e caridade com que Vossa Mãe, Maria Santíssima, cumpriu sempre a santíssima vontade de Deus. Concedei-nos a graça de imitá-la, recebendo por Ela, com Ela, nEla e para Ela, todas as nossas ações e orações.

Credo, Pai Nosso, etc...


Mistérios Gozosos
1 — No primeiro mistério contemplamos a Anunciação do anjo e a Encarnação do Verbo.
2 — No segundo mistério contemplamos a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.
3 — No terceiro mistério contemplamos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.
4 — No quarto mistério contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.
5 — No quinto mistério contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus.

Salve Rainha...


Ladainha de Nossa Senhora

senhor,tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insígne de devoção,
Rosa mística,
Torre de David,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha elevada ao céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da paz,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amen.



Oração do rosário – Mistérios dolorosos

Nós vos oferecemos, Senhor, os mistérios dolorosos que vamos contemplar, em reparação pelos nossos pecados e pelos de todos os homens em união e pelos méritos e intercessão de vossa Mãe, Maria Santíssima.

Mistérios Dolorosos
1 — No primeiro mistério contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2 — No segundo mistério contemplamos a Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
3 — No terceiro mistério contemplamos a Coroação de espinhos de Nosso Senhor.
4 — No quarto mistério contemplamos Nosso Senhor carregando penosamente a Cruz até o alto do Calvário.
5 — No quinto mistério contemplamos a Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Salve Rainha...
Ladainha do Sagrado Coração de Jesus

Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, ouvi-nos,
Jesus Cristo, atendei-nos,
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós,
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno,
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria,
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração de Jesus, de majestade infinita,
Coração de Jesus, templo santo de Deus,
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do Céu,
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e amor,
Coração de Jesus, cheio de bondade e amor,
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração de Jesus, digníssimo de todo louvor,
Coração de Jesus, rei e centro de todos os corações,
Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência,
Coração de Jesus, no qual habita toda plenitude da divindade,
Coração de Jesus, no qual o Pai Celeste põe as suas complacências,
Coração de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração de Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração de Jesus, paciente e misericordioso,
Coração de Jesus, rico para todos os que vos invocam,
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração de Jesus, propiciação para os nossos pecados,
Coração de Jesus, saturado de opróbrios,
Coração de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,
Coração de Jesus, feito obediente até a morte,
Coração de Jesus, atravessado pela lança,
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração de Jesus, vítima dos pecadores,
Coração de Jesus, salvação dos que em Vós esperam,
Coração de Jesus, esperança dos que em Vós expiram,
Coração de Jesus, delícias de todos os santos,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Jesus, manso e humilde de coração, Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.


Oração

Onipotente e sempiterno Deus, olhai para o coração de vosso diletíssimo Filho e para os louvores e satisfações que Ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que invocam vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus Cristo, vosso filho, que convosco vive e reina, juntamente com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração do rosário – Mistérios gloriosos

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, os mistérios gloriosos que vamos contemplar em reparação pelos nossos pecados e de todos os homens e para suplicar-vos, de modo especial, que nos aumenteis a confiança e a certeza no triunfo da Santa Igreja em união e pelos méritos e intercessão de vossa Mãe, Maria Santíssima.

Mistérios Gloriosos
1 — No primeiro mistério contemplamos a Ressurreição de Jesus Cristo.
2 — No segundo mistério contemplamos a Ascensão de Jesus aos Céus.
3 — No terceiro mistério contemplamos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos no Cenáculo.
4 — No quarto mistério contemplamos a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
5 — No quinto mistério contemplamos a gloriosa coroação de Maria Santíssima como Rainha do Céu e da Terra.

Salve Rainha...
Fórmula de consagração individual ao Sagrado Coração de Jesus, composta por Santa Margarida Maria

Eu N. vos dou e consagro, ó Sagrado Coração de Jesus Cristo, minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte de meu ser senão para vos honrar, amar e glorificar.
É esta minha vontade irrevogável: ser todo vosso e tudo fazer por vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto vos possa desagradar. Tomo-vos, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto de meu amor, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e de minha inconstância, reparador de todas as imperfeições de minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sede, ó coração de bondade, minha justificação diante de Deus, vosso Pai, para que desvie de mim sua justa cólera. Ò coração de amor! Deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de vossa bondade!
Extingui em mim tudo o que possa desagradar-vos, ou se oponha à vossa vontade. Seja o vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-vos, nem separar-me de Vós. Suplico, por vosso infinito amor, que meu nome seja escrito em vosso coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como vosso escravo. Amém.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.