1 -O Filho de Zebedeu e Salomé

Apóstolo nascido em Betsaida na Galiléia: São Tiago Maior. Este privilegiado pescador que foi escolhido por Jesus para pescar homens, era filho de Zebedeu e Salomé e tinha como irmão o apóstolo São João Evangelista. Foi Apóstolo de Jesus.

Quando olhamos com atenção para o Evangelho, podemos perceber que Jesus possuía dentre os apóstolos aqueles escolhidos como testemunhas de acontecimentos especiais na vida do Salvador. São Tiago era um destes agraciados, pois o encontramos na ressurreição da filha de Jairo, na Transfiguração e no Horto das Oliveira ao lado de São Pedro e João, seu irmão Eis algumas citações onde encontramos este fiel discípulo de Jesus: em Lucas capítulo cinco: 8. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.9. É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.10. O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11. E atracando as barcas a terra, deixou tudo e o seguiu.

No capítulo seis, do próprio Evangelho de Lucas, encontramos a seguinte passagem: 12. Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus.13. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: 14. Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu,15. Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador;16. Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.17. Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades.18. E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. O 13º. Apóstolo seria Matias.

1.1 – O Chamado de Cristo

São Tiago Maior ao acolher o chamado do Cristo, aceitou também entrar num sério processo de santificação, pois nem sempre sabia reagir pelo Espírito Santo à dureza de coração dos que não se abriam ao Evangelho: “Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que digamos que o fogo caia do céu e os consuma? Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu”.(Lc 9,54). De tal maneira o coração de Tiago Maior foi trabalhado pela graça do Espírito Santo , que no Livro dos Atos dos Apóstolos ao se referir pela última vez da sua pessoa, podemos encontrar a sua doação total ao Evangelho, concretizada no martírio que sofreu, no ano 42 ou 44 , por parte de Herodes Agripa I.

1.2 – Os Pescadores

São Tiago era irmão de carne de São João Evangelista e filho de Zebedeu e Salomé. Certo dia Jesus passava próximo ao Lago de Genezaré quando viu a Pedro e André que pescavam e os chamou para convertê-los em pescadores de homens.

Também chamou os outros jovens, entre os quais Tiago e João. Ambos abandonaram de imediato, o trabalho, deixaram seus pais e O seguiram. Tiago presenciou com João e Pedro, a cura milagrosa da sogra de Pedro, Príncipe dos Apóstolos e a ressurreição da filha de Jairo. Nesse mesmo ano, Jesus fundou o Colégio Apostólico. O Messias lhes deu o nome de o “Filho do Trono”.

De temperamento impetuoso, os Apóstolos Pedro, Tiago e João foram eleitos por Cristo para que O acompanhassem nos momentos mais difíceis de Sua vida. Foram as únicas testemunhas da Transfiguração no Monte Tabor, e os que O acompanharam durante sua agonia e suor de sangue no Getsemâni.

1.3– Compostela e seus Caminhos

O apóstolo Tiago morreu por Cristo pela perseguição que o rei Herodes Agripa I desencadeou em Jerusalém contra os cristãos para agradar aos judeus. Foi sepultado em Jerusalém, mas, segundo outra tradição, seu corpo foi transladado para Compostela, que significa “Campo de Estrelas”, que se transformou em um dos maiores centros de peregrinação da Europa.

Foi particularmente privilegiado entre os Apóstolos, pois esteve presente na Transfiguração de Nosso Senhor e na Agonia do Horto. A única outra referência a ele no Novo Testamento é a notícia enigmática de que Herodes (Agripa I), o havia matado. Ele foi, assim, o segundo Mártir registrado na Igreja, depois de Estevão e o primeiro do grupo apostólico a morrer (com exceção de Judas Iscariotes, que havia sido substituído como apóstolo). Foi o primeiro dos doze Apóstolos a sofrer o martírio, no ano 44 de nossa Era. Seu sepulcro, em Compostela, norte da Espanha é até hoje centro de peregrinação mundialmente famoso. Tiago Maior era assim chamado por ser mais velho que o primeiro, o Tiago Menor, e nasceu em Betsaida da Galiléia. “Segundo a tradição, o apóstolo Tiago (filho de Zebedeo e Salomé), após a crucificação de Jesus Cristo, passou seis anos pregando na região da Espanha. Retornou à Palestina e lá foi decapitado, a mando de Herodes, no ano 44”. Centenas de anos mais tarde, provavelmente em 813, o Bispo da região da Galícia, Teodomiro, foi informado da ocorrência de um milagre, nos campos da Via Ária (atual região galega). Segundo os relatos, uma estrela fixa iluminava o local do sepulcro. O Bispo mandou investigar e, após as escavações, foi descoberto o jazigo com o nome do Apóstolo Tiago.

Tiago “Maior” , como era conhecido, transformou-se num “símbolo vivo” da resistência cristã aos ataques muçulmanos no território espanhol. O “Campus Stellae”, que inspirou Compostela, foi imediatamente resguardado pela Igreja Católica. A mando do Rei Alfonso II, o “Casto”, foi construído um pequeno templo para a proteção da tumba apostólica. Porém, em 997, o templo foi incendiado pelos muçulmanos. Desta vez, o Rei Afonso III ergueu um novo templo, muito maior do que a capela de pedras construída no reinado de Afonso II.

Santiago, então, consolidou-se como um dos três centros de peregrinação cristã na Europa, junto com Jerusalém e Roma. Por todos esses séculos, a Catedral de Santiago de Compostela passou por uma série de ampliações arquitetônicas.

O primeiro registro oficial sobre os caminhos dos peregrinos compostelanos data de 1131. Naquele ano, sob encomenda do Papa Calixto II, o sacerdote francês Aymeric Picaud escreveu o primeiro guia de acesso a Santiago. O “Códice Calixtini” (ou “Liber Sancti Jacobi”) foi a primeira publicação a ratificar o Caminho a Compostela e descrever todos os passos do trajeto “iniciático” à Cidade Santa.

São Tiago Maior foi um Apóstolo que recebeu os privilégios de Jesus. Que a luz do seu sepulcro possa nos iluminar, aumentando a nossa fé e nos tornando verdadeiramente, Filhos de Deus.

2 - São Tiago Menor
Filho de Alphaeus e de Maria de Cléofas
2.1 O Nome Tiago: Século I - Apóstolo de Jesus - “Tiago” correspondente de “Jacó”, que em hebraico quer dizer “que Deus proteja”. Também conhecido como James, o menor. Era um judeu Galileu e um dos DOZE. Muitas pessoas acreditam que é a mesma pessoa que o Tiago, o mais jovem. O termo, o “mais jovem”, pode também ser traduzido por “o pequeno”, o que provavelmente dá o sentido correto e ele, de fato era menor que o outro Tiago, filho de Zebedeu. Nada se sabe desse apóstolo, a não ser que sua mãe se chamava Maria, que esteve presente à crucifixão, foi uma testemunha da Ressurreição e tinha um irmão chamado José, ou Joses, que deve ter sido um cristão primitivo muito conhecido. Tiago Menor, era primo de Jesus e irmão de Judas Tadeu.

2.2 - O Bispo de Jerusalém

O evangelista Marcos chamou de “o Menor” para distingui-lo de Tiago, irmão de João. Destacou-se como Bispo de Jerusalém, após o martírio de Tiago, o Maior, no ano de 42, ou 44, após o afastamento de Pedro de Jerusalém. A sua imagem austera sobressai pela Epístola que dirigiu, como uma Encíclica, a todas as comunidades cristãs. Lêem-se aí fortes expressões de admoestações, que mesmo há dezenove séculos, estão sempre atuais. Pouco se fala sobre a sua morte.

2.3 - Morte por Apedrejamento

O historiador hebreu José Flávio, nos conta que o apóstolo teria sido condenado ao apedrejamento no ano 61 ou 62. Tem sua festa votiva em 1º. de maio. São Tiago Menor foi o líder da Primeira Comunidade de Jerusalém (Atos dos Apóstolos 12,17). Tiago Menor é um dos santos mais controvertidos. Há a possibilidade de ser ele o autor da Epistola de Judas Thaddeus, e até mesmo que ele pode ser o Judas irmão de Tiago. Bem, este fascinante mistério continuará ainda indecifrável por muitos e muitos anos.

2.4 - James

Nos paises de língua não latina, Tiago é conhecido como James. Assim, em inglês, por exemplo, São Tiago Maior é Saint James the greater e Tiago Menor é Saint James the lesser.

Tiago é chamado de “o Jovem” ou “o Justo”, nome dado a ele na lista dos discípulos feita por Mateus, Marcos e Lucas e ainda mencionado nos Atos dos Apóstolos. Ele era filho de Alphaeus e de Maria, uma prima de da Virgem Maria, (ou irmã da Virgem) era conhecido como “o Menor” apenas para distingui-lo de Tiago, “o maior” (irmão de João) que era mais velho e bem mais alto.

De acordo com Marcos (15:40) ele estava com as mulheres Maria (chamada de mãe de Tiago por Marcos, 16:1) e Maria Madalena na crucificação de Jesus. Ele é também chamado ( Mt 27:56) primo em primeiro grau de Jesus. Ele é o mais controvertido e estudado dos apóstolos..

2.5 - A Epístola

Este Tiago seria o mesmo. “Tiago da Epistola de Tiago” que começa chamando a si próprio de “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” o que pode indicar que isso era um título oficial da Igreja da época. Tiago usa o tom de autoridade de quem era bem conhecido na Igreja e acostumado a usar de sua autoridade. São Tiago Menor foi discípulo de Cristo

Autoridades bíblicas consideram este Tiago, filho de Alphaeus, como Tiago “irmão do Senhor”. Porém, modernos escolares acham que talvez tenha havido dois com o nome de Tiago, um filho de Alphaeus e um dos 12 apóstolos; e o outro, o “irmão de Jesus”, que seria um primo em primeiro grau ou um filho de José do seu primeiro casamento. Estudiosos sustentam que José era viúvo quando foi escolhido para se casar com a Virgem Maria e ser o pai de Jesus; e tinha vários filhos sendo um deles de nome Tiago.

Há também referências, de que Tiago fala dos apóstolos no tempo passado e não se identifica como sendo um deles, uma aparente distinção entre o Tiago da Epístola e o Apóstolo Tiago citado em Co. 15:7; além do elegante estilo literário grego usado pelo autor da Epístola, bem diferente do que seria usado por um camponês da Galiléia.

3- A Filiação dos Tiagos

3.1 - Tiago Maior

Era irmão do Evangelista João. Tiago Maior era assim chamado por ser mais velho que o primeiro, o Tiago Menor e nasceu em Betsaida da Galiléia. Era um pescador que vivia à margem do Lago. Era filho de Zebedeu e Salomé, irmão de João “O Evangelista”.

3.2 - Tiago Menor era irmão de José (não o São José, esposo de Nossa Senhora!) era também irmão de Simão, Maria Salomé, São Judas Tadeu, eram filhos de Alfeu (ou Cléofas) e Maria Cléofas.

3.3 - Alfeu - Era irmão de São José e Maria Salomé, cunhada de São José e prima irmã de Nossa Senhora. Alfeu (Cleofas) nasceu em Caná de Galiléia, na Palestina, era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da Ressurreição.

3.4 - Maria Cléofas -, Uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e permaneceu ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima. Era tia de Jesus e cunhada e prima-irmã de Nossa de Senhora.

3.5 - Maria Salomé, a única filha de Alfeu e Maria de Cléofas foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João Evangelista. Alfeu ou também chamado Cléofas, era irmão de São José e a mãe, (Maria Salomé) era prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas Tadeu, como Tiago Menor, José, Simão eram primos-irmãos de Jesus, tanto pela parte de pai como de mãe.

3.6 - Tiago, Pai do Apóstolo Judas (Não o Iscariotes)

É mencionado somente por Lucas e não há mais informações sobre ele.

3.7 - Tiago, irmão de Jesus - É citado em Mateus 13.55 e Marcos

As informações são poucas, mas as que aqui foram registradas, são aprovadas pela Religião Católica e estão disponíveis em sites católicos, tais como: Agnus Dei, Catolicanet Universo Católico, além da Bíblia das Edições Paulinas e outros livros .

A intenção é de dirimir dúvidas sobre os Tiagos e as constantes confusões entre os mesmos. Os “TIAGOS” têm relevante importância bíblica.

Peçamos a Deus que sejamos iluminados para contribuir com Sua Obra, buscando como os Tiagos, a pesca de homens para o Seu Reino.

4 - REFLEXÃO:

Em Lucas 5, Capítulo 11: “E atracando as barcas a terra, deixou tudo e o seguiu”.



- E nós? Seríamos capazes de fazer o mesmo que Pedro?



JMJ

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.