A transfiguração de Nosso Senhor é narrada em três passagens evangélicas.
Nas duas primeiras, faz-se referência a Moisés e Elias conversando com Cristo, antes que Pedro disesse que eram eles: "Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversavam com Jesus." (Mc 9, 4), e "Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus." (Mt 17, 3).
O que se deduz é que Pedro soube que eram Moisés e Elias pelo que conversavam com Cristo, inclusive - como indica São Lucas - falavam sobre a paixão e morte de Nosso Senhor:

"Nisso, dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Apareceram na glória, e conversavam sobre o êxodo de Jesus, que iria acontecer em Jerusalém." (Lc 9, 30-31)

O que se desprende dos textos é que provavelmente o teor das conversas entre Nosso Senhor, Moisés e Elias indicavam que fossem os dois gloriosos companheiros de Cristo.
O motivo pelo qual Cristo escolheu a companhia dos dois provavelmente você já sabe: Moisés representa a lei, e Elias os profetas, mostrando que Nosso Senhor vinha cumprir ambos; e também mostra que Cristo era Deus, que tinha poder sobre a vida e a morte, já que o primeiro morrera e o segundo não.

Esperando ter esclarecido sua dúvida, nos despedimos,

In Iesu et Maria

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.