Pelo ano de 1317, um Padre de Viversel que ajudava na cidade de Lummen, foi solicitado a levar o Santo Viático (Sagrada Comunhão ministrada aos doentes e idosos) a um homem da aldeia que estava enfermo. Levando um Cibório com uma Hóstia Consagrada, o padre entrou na casa e colocou o utensílio sagrado em cima de uma mesa enquanto foi conversar com a família e o doente, no quarto.


Um outro homem que estava em pecado mortal passando pela Sala e vendo o Cibório, cheio de curiosidade mas sem fé, removeu a tampa de cobertura e segurou na Hóstia Consagrada. Imediatamente a Hóstia começou a sangrar. Assustado, jogou a Hóstia dentro do Cibório e saiu apressado. Quando o padre veio pegar o Cibório para ministrar a Comunhão ao doente, encontrou-o aberto! Surpreso observou também que a Hóstia estava com diversas manchas de sangue. No momento ficou indeciso sobre o que fazer, entretanto logo a seguir, decidiu procurar o senhor Bispo e levar o fato ao seu conhecimento. O pastor percebeu que se tratava de uma manifestação eucarística sobrenatural e por essa razão, aconselhou-o que levasse a Hóstia Milagrosa para um Sacrário na Igreja das freiras Cisterciense em Herkenrode, aproximadamente a 50 quilômetros de distância.

Este convento que está perto de Liege, na Bélgica, foi fundado no século XII e pertence às freiras Cistercienses. Por causa da reputação venerável e repleta de santidade da comunidade religiosa, o senhor Bispo escolheu aquele local, porque estava convencido que lá seria o lugar mais adequado para acolher a Hóstia Milagrosa.

O sacerdote viajou para o Convento das Irmãs e assim que chegou, descreveu o acontecido. A seguir, acompanhado das Irmãs e em procissão entraram na Igreja e aproximou-se do altar. Quando ele abriu o Sacrário para colocar o Cibório com a Hóstia Milagrosa, teve uma visão de CRISTO coroado com espinhos, que também foi visto por todas as pessoas presentes. NOSSO SENHOR parecia dar um sinal especial de que a vontade DELE era permanecer ali. Por causa desta visão e da presença da Hóstia Milagrosa, Herkenrode tornou-se um dos lugares mais famosos de peregrinação na Bélgica.

A Sagrada Hóstia permaneceu na Igreja em Herkenrode até 1796, época da Revolução francesa, quando as freiras foram expulsas do Convento. Durante este tempo terrível a Hóstia foi confiada aos cuidados de uma sucessão de diferentes famílias. Conta-se que foi até acomodada numa caixa metálica comum e embutida na parede da cozinha de uma casa.

Em 1804 a Hóstia foi removida do esconderijo e levada em solene procissão para a Catedral de São Quintinus em Hasselt. O Templo possui uma bela arquitetura gótica e foi construído no século XIV. Contém pinturas impressionantes dos séculos XVI e XVII que recordam eventos da história do Milagre. Mas muito mais importante que a construção e a beleza da Catedral, é o Relicário com a Hóstia do notável Milagre Eucarístico de 1317 que ela abriga, em esplêndida condição de conservação, num Altar especial a veneração dos fiéis.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.