Uma das idéias errôneas que se faz da confissão é que o sacerdote se horroriza quando o fiel vem confessar seus pecados .Mas o que realmente acontece , é que a alegria que estes confessores sentem em reatar os laços de amor que Deus tem com seus servos é tanta , que eles até se esquecem do pecado cometido pelo fiel , por mais cabeludo que for.

Eis aqui alguns casos sobre a confissão retirados da revista católica "O Desbravador":

"São João Nepomuceno

São João Nepomuceno , cônego de Praga , era confessor da rainha consorte de Vanceslau VI , rei da Boêmia. Este , suspeitoso e vicioso , pretendia saber de João os pecados que a rainha tinha confessado. São João recusou resolutamente. O rei recorreu em vão a lisonjas , a promessas e ameaças ; deu ordens para que o manietassem e intimou–lhe que manifestasse tudo , sob pena de ser lançado no rio Moldava. S. João respondeu firmemente : "Não posso". O rei mandou-o então lançar ao rio . Passava-se isso na noite de 16 de Maio de 1383. Deus glorificou o mártir do sigilo sacramental com grandes números de milagres: uma luz extraordinária fez onde encontra-se o seu cadáver , muitos enfermos curarem-se invocando-o.; e quando 336 anos depois , foi aberto o seu sepulcro não havia senão esqueleto ,mas a língua estava ainda intacta como se o Santo não tivesse morrido nessa ocasião.

Deus vela pelo sigilo sacramental

Tendo enlouquecido um sacerdote , alguns jovens conhecidos tentaram arrancar-lhe coisas ouvidas nas confissões. Principiaram por interrogá-lo sobre coisas estranhas ao sacramento , e o pobre sacerdote respondia , excitando riso aos seus interlocutores . Depois , um desse interrogou-o acerca dos pecados de uma certa pessoa de quem o sacerdote tinha sido confessor. Este , pondo-se sério , acercou-se do jovem imprudente e deu-lhe uma sonora bofetada. O jovem emudeceu e nem sequer tentou renovar a experiência , reconhecendo como , de fato , Deus vela pelo sigilo sacramental.

Vítima do sigilo sacramental

Em 1894 , era condenado a 10 anos de trabalhos forçados pelo tribunal de Baltimore (EUA) , o padre Lutz, acusado, segundo o libelo, de Ter roubado , abusando de seu ministério uma importante quantia de dinheiro a um banqueiro gravemente enfermo e que em seguida morreu.

Na audiência , o padre Lutz proclamou-se inteiramente inocente da culpa que se lhe amputava , mas, com igual firmeza , declarou não poder revelar o motivo por que fora encontrado na sua posse o dinheiro cuja falta se descobriu na casa do banqueiro.

Em 1897 informaram os jornais americanos que, tendo-se procedido à revisão daquele processo , o tribunal absolveu o digno sacerdote , o qual já havia expiado dois anos da pena a que fora injustamente condenado .O presidente declarou estar profundamente contristado por tal erro judiciário.

Eis o que levou ao conhecimento da verdade:

Entre os papéis do defunto achou-se uma nota, da qual resultava que o banqueiro tinha encarregado o abade Lutz de restituir a uma pessoa , por ele gravemente lesada , a soma de dinheiro que foi encontrada em poder do sacerdote. Como , porém , tal restituição devia fazer-se debaixo do segredo da confissão , o digno ministro do Senhor nada pôde dizer , preferindo os trabalhos forçados à infração do seu dever (Ossevatore católico, 1897)


Conta Santo Afonso de Maria Ligório que uma senhora vivia escondendo na confissão um pecado desonesto .

Quando por sua aldeia passaram dois missionários , resolveu confessar aquele pecado que tanto a atormentava , mas que por vergonha escondia. Rogou a um dos padres que a ouvisse em confissão. Quando os padres prosseguiram sua viagem, um deles comentou intrigado:

Padre ,aquela senhora que estava se confessando com o senhor vi saírem da boca daquela mulher muitas cobras, e uma serpente enorme que botou cabeça afora, mas voltou de novo para dentro, e logo depois todas as serpentes que tinham saído antes.

Mas isso é um terrível sinal. Voltemos a falar com ela .

Voltaram a casa dela e perguntaram por ela.

Padre , depois que ela voltou da confissão e entrou em casa, morreu repentinamente.

Por três dias seguidos , os sacerdotes jejuaram e oraram suplicando ao Senhor que lhes manifestassem o significado do sucedido.

Ao terceiro dia, apareceu-lhes a infeliz mulher condenada sobre um demônio em figura de um dragão horrível com duas serpentes enroladas ao pescoço que afogavam e comiam os peitos; uma víbora na cabeça, dois sapos nos olhos, setas ardentes nas orelhas , chamas de fogo na boca e dois cães danados que a mordiam , e lhe comiam as mãos; e dando um triste e espantoso gemido , disse aos padres:

Eu sou a desventurada senhora que V. Revma. Confessou há já três dias . Conforme ia me confessando, meus pecados iam saindo como animais imundos pela minha boca, e aquela serpente, que o companheiro viu sair e voltar depois para dentro , era a figura de um pecado impuro que calei sempre por vergonha.

Quis confessá-lo à vossa Rvma , mas também não tive coragem , por isso, voltou a entrar na minha boca , e com ele , todos os demais que haviam saído.

Cansado já de tanto me esperar ,Deus tirou-me repentinamente a vida e me precipitou no inferno, onde sou atormentada pelos demônios em figuras de horrendos animais.

A víbora me atormenta a cabeça pela minha soberba e excessivo cuidado em pentear os cabelos; os sapos cegam-me, por meus olhares impuros; as flechas acesas me atormentavam as orelhas , porque escutei murmurações , palavras e cantigas obscenas ;o fogo abrasa-se a boca pelas murmurações , palavras torpes; tenho as serpentes enroladas ao pescoço e me comem os peitos, porque os levei de um modo provocativo. Pelo decote de meus vestidos e pelos abraços desonestos; os cães me comem as mãos , pelas más obras e tatos impuros. Ai! Que não há remédio para mim senão tormentos e penas eternas! Ai das mulheres! Porque muitas delas se condenam por gêneros de pecados : por pecados de impureza , pelas galas e enfeites , por feitiçaria e por calar pecados na confissão; os homens se condenam por toda a classe de pecados , mas as mulheres principalmente por esses quatro pecados.

Dito isto , abriu-se a terra e por lá entrou esta infeliz mulher ,até o mais profundo inferno, onde padecerá por toda a eternidade .

Pensa ó católico, e entenda que Deus Nosso Senhor mandou essa infeliz senhora do inferna , e que passasse pela vergonha, para que todos os homens soubessem a sorte que os espera se , pecando, não se confessarem bem.

Oxalá que tu tirasses da leitura deste exemplo horroroso o fruto que tiraram outros ,fazendo uma boa confissão e emendando de tudo.

Um autor diz que este exemplo converteu mais gente que duzentas quaresmas. O padre missionário Jaime Coralla fez voto de pregá-lo em todas as missões, pelo grande proveito que lhe tiravam os fiéis. E até um bispo estabeleceu que em certos tempos do ano se pregasse ou se lesse este caso na igreja.

Mas, ai de ti, se não aproveitasse dela!

Ai de ti se não confessares todos os seus pecados! Ai de ti se , mal preparado , fores receber a santa comunhão! Melhor seria se não tivésseis nascido!"


Dito isto , eu gostaria apenas de lembrar que os pecados os quais o fiel se arrependeu mas não foram confessados por esquecimento também podem ser perdoados.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.