1. CIRCUNSTÂNCIAS HISTÓRICAS

A segunda carta a timóteo, verdadeiro testamento espiritual de paulo, foi escrita no segundo cativeriro romano (1,8.16s.;2,9) com a consciência lucida de a morte já estar próxima (4,6). Este pressentimento torna ainda mais insistente a recomendação feita a timóteo de dedicar-se, sem poupar energias,aso serviso do evangelho (1,6-2,13; 4,1-8), à proteção da sã doutrina (3,10-17)e à luta contra os falsos mestres.

2. ANÁLISE DA CARTA

Paulo pensa afetuosamente no seu querido "filho" e agradece a DEUS a fé concedida a timóteo, fé semelhante à de sua avó e de sua mãe (2tm 1,3-5).

1.ª PARTE: EXORTAÇÃO À FIDELIDADE NO SERVIÇO DO EVANGELHO (1,3-2,13)

Timóteo é insato a reavivar o carisma interior de DEUS, a graça da consagração que ele recebeu quando foi oficialmente investido no mistério apostólico, graça de coragem e poder. É vivamente exortado a aceitar sua parte de sofrimento pelo evangelho ea suportar animosamente, a exemplo de paulo, esses sofrimentos (2tm 1,6-8).
Com efeito ,DEUS não nos chamou por causa de nossas obras , mas livremente, em virtude de sua graça,agora manifestada através da aparição de nosso salvador JESUS CRISTO, que destruiu a morte e fez brilhar a vida ea imortalidade (2tm 1,9s). Paulo sofre pelo evangelho, mas não se envergonha dos seus sofrimentos (tampouco timóteo deve envergonhar-se).
Foi designado pregador, apóstolo e doutor do evangelho, e espera confiante permanecer firme no seu cargo até o fim; timóteo será também, com a ajuda do espirito santo, fiel ao evangelho (2tm 1,10-14). Os amigos que paulo tinha na ásia o abandonaram. Tanto mais bem-vinda é, em contraste, a fidelidade de onesíforo, eo apóstolo exprime com calor a sua gratidão (2tm 1,15-18).
Ao estrear como apóstolo ("na presença de muitas testemunhas" 1tm 4,14;6,12), timóteo recebeu das mãos de paulo o déposito de sã tradição da fé; deve, por sua vez, confia-lo a homens de confiança, que instruirão a outros. Precisa, porém, estar preparado para levar no ombro sua parte de sofrimento, como o soldado ou o atleta, ou ainda como agricultor, que só ganha a sua recompensa se enfrentar as exigências da tarefa que tiver em suas mãos (2tm 2,8-3).

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.