Deus é Todo-Poderoso e por isso mesmo pode fazer o que quiser e como quiser. Pode fazer uso de pessoas, palavras, gestos e sinais. Se Ele quiser nos dar sua mensagem por um anjo, ou por uma pessoa, ou por algum objeto, é seu direito. Objetos também podem traduzir um sinal de Deus. Mas daí a dizer que um objeto é milagroso é um passo gigantesco.
Moisés fez brotar água da rocha, mas nem a rocha, nem a água, nem a vara era milagrosa. Nem Moisés. Milagroso foi e é Deus. Deus fez uso de Moisés, da vara, da água e da rocha. O Mar Vermelho não era milagroso. Deus sim. Lugares podem ser santos e especiais, mas milagroso só Deus. Imagens podem até ser veículo para a fé que pode se valer de algum sinal para operar. Mas é Deus quem faz o milagre.

Dizer que Deus não usa de objetos é não entender a Bíblia. É claro que Ele usou de imagens, da sarsa em fogo, da Arca, da serpente de bronze, dos querubins de ouro e de profetas para anunciar sua presença. Pode também usar hoje de imagens que levem a Ele. Por isso acusar de idolatria todo aquele que usa imagens é cometer pecado e crime de calúnia. Os irmãos evangélicos mais exaltados que tomem cuidado com suas acusações porque ter imagens é bíblico e correto, desde que se faça uso correto delas.

Também é bíblico que não se deve atribuir poder a objetos. Nesse caso acontece a idolatria. Uma fé pode chamar o milagre que só Deus opera, mas através de pessoas e sinais. Jesus não teria usado barro e saliva se usar objetos fosse pecado. Usados corretamente eles ajudam a fé. Inclusive as imagens ajudam.

Que os católicos não sintam vergonha de seus óleos, águas, velas, medalhas e imagens. Se acreditam que aqueles objetos têm poder próprio então cometem idolatria. Mas se sabem que objetos são apenas sinais e que o poder é de Deus que usa o que Ele bem entender para mostrar que nos ama, então estão agindo corretamente.

A Bíblia condena a idolatria das imagens, mas permite o uso correto das mesmas. Da próxima vez que atacarem de novo as suas imagens, peça a Bíblia dele e mostre lá (em Ex 25,18) que Deus mesmo mandou fazer uso de imagens e objetos sagrados. Mas o milagre, quem faz é Deus. Coisas continuam coisas. Elas não possuem nenhum poder, mas Deus que tem poder, pode usá-las. Ninguém manda em Deus. Não há objetos milagrosos, mas Deus já usou muitos objetos para fazer milagre.


Pe. Zezinho
Informativo da Diocese de Paracatu-MG / Dez-00

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.