1. A Igreja católica começou em 381 com o concílio “conctos populos” dirigido pelo imperador Teodósio.

- A Igreja Católica começou, quando Jesus a instituiu e entregou seu comando a Pedro: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja"(Mt 16,18). O que houve em 381 foi o Concílio de Constantinopla, onde a Igreja confirmou as verdades do Credo. O decreto do Imperador Teodósio não é de 381, mas data de 28.02.380 e foi promulgado para tornar oficial a Fé Católica. Leia mais.

Agora as provas da Igreja Católica desde os primeiros cristãos:

São Paulo já falava: “Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus”(1Cor 15,9).

- De qual Igreja fala o Apóstolo?

SÉCULO I/II: “A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo”(Ig. Esmirna a São Policarpo, no seu martírio);

SÉCULO II: “Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA. ". (Clem. Alex., deStromata 1.7. c. 15).

SÉCULO III: São Piônio (morto em 251) se lê que Polemon o interroga:
“— Como és chamado?

— Cristão.

— De que igreja?

— CATÓLICA” (Ruinart. Acta martyrum pág. 122 nº 9).

- Já Santo Inácio, Bispo de Antioquia (+107 aprox.), escrevia: "Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja Católica" (Aos Esmirnenses 8,2).

2. A Igreja desviou do caminho, então Martinho Lutero, o pai da reforma, ....após LER A PALAVRA, e descobrir, que aquilo que ele tanto acreditava e praticava, estava fora da verdadeira vontade de Deus".

Aqui eu vou lhes dar um conselho. Vocês protestantes que arrancaram 7 livros da Bíblia e partes de alguns outros, deverão arrancar também algumas passagens que são contrárias 'ao ensinamento de seu pai Lutero'. Ex. "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo"(Mt 28,20); "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade"(Jo 16,13)...
Se somente no século XVI é que surgiu o "ILUMINADO" Lutero para descobrir que a Igreja caminhou 15 séculos nas trevas e no erro, e então ele consertou tudo, então Jesus mentiu. Não permaneceu conosco como prometeu (Mt 28,20), nem enviou o Espírito Santo para nos conduzir na Verdade (Jo 16,13), ou quem sabe o Espírito Santo também errou e só Lutero sabe tudo ! ! !

- Tertuliano(+220) "Sem dúvida, é preciso afirmar que as igrejas receberam dos Apóstolos; os Apóstolos receberam de Cristo, e Cristo recebeu de Deus" (De Praescriptione Haereticorum 21,4).

- Santo Inácio de Antioquia (+107): "Segui todos o Bispo, como Jesus Cristo seu Pai, e o presbitério como aos apóstolos; quanto aos diáconos, respeitai-os como a lei de Deus. Ninguém faça nada sem o Bispo, no que diz respeito à Igreja." (Smyrn., 8,1)

"Inácio... à Igreja que preside na região dos romanos, digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada 'feliz', digna de louvor, digna de sucesso, digna de pureza, que preside ao amor, que porta a lei de Cristo, que porta o nome do Pai, eu a saúdo em nome de Jesus Cristo, o Filho do Pai" (Carta aos Romanos [Prólogo]).

- Ireneu de Lião, (+202): "Já que seria demasiado longo enumerar os sucessores dos Apóstolos em todas as comunidades, nos ocuparemos somente com uma destas: a maior e a mais antiga, conhecida por todos, fundada e constituída pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo. Mostraremos que a tradição apostólica que ela guarda e a fé que ela comunicou aos homens chegaram até nós através da sucessão regular dos bispos, confundindo assim todos aqueles que querem procurar a verdade onde ela não pode ser encontrada. Com esta comunidade, de fato, dada a sua autoridade superior, é necessário que esteja de acordo toda comunidade, isto é, os fiéis do mundo inteiro; nela sempre foi conservada a tradição dos apóstolos" (Contra as Heresias III,3,2).

- São Cipriano (+258): "A cátedra de Roma é a cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade sacerdotal" (Epístola 55,14).

3. "Lutero descobriu, através da Palavra de Deus, que o justo vive pela fé (Hb 10:38; Rm 1:17). Não por obras de caridade"

- A Bíblia não é supermercado, onde você escolhe os produtos do seu gosto e deixa os que não lhe interessam. "Toda a Escritura é inspirada por Deus"(2Tm 3,16). Portanto, não basta tomar este ou aquele versículo, e esquecer os outros igualmente inspirados, como: "a fé sem obras é morta"(Tg 2,26); "a fé que opera pela caridade."(Gl 5,6).
Isto sem levar em conta que no julgamento final, Jesus vai separar os cabritos das ovelhas, em vista do que cada um praticou de caridade. Leia: Mt 25,32ss.


4. A Igreja esnoba riqueza ...

- A riqueza que a Igreja possui é a Verdade Revelada, que ela conserva com fidelidade, em obediência ao seu Senhor. É claro que os documentos históricos (prova de sua autenticidade e prova da Verdade Revelada têm valor incomensurável, mas não estão à venda, nem pertencem a nenhum de seus membros).
No tocante à riqueza material, vale lembrar o episódio de São Lourenço (diácono) a quem o rei exigiu que lhe entregasse os bens da Igreja e ele recolheu os pobres de rua e os levou ao rei... É claro: foi queimado vivo por isso, tornando-se mais um mártir da Igreja.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.