1. "Não está na Bíblia..." [1]

- Os protestantes gostam e repetir a frase acima, ensinada por Lutero, baseada na doutrina chamada "Sola Scriptura".

- Ora, Jesus ensinou bem diferente: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora"(Jo 16,12). e continuando, explica no versículo seguinte: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade"(Jo 16,13). O que não deixa dúvida, que é na Igreja (Católica e Apostólica), onde o Espírito Santo foi derramado em Pentecostes (At 2) que devemos buscar o verdadeiro ensinamento de Jesus, e não somente na Bíblia. A Bíblia contém apenas uma parte, e não todo o ensinamento para a nossa salvação. Se tudo estivesse na Bíblia, para que o Espírito Santo, para ensinar "toda a Verdade"(Jo 16,13)?



2. Os católicos acrescentaram livros apócrifos à Bíblia.

R. Poderíamos encerrar a questão perguntando-lhes: Onde está na Bíblia a lista dos livros canônicos? (pois os protestantes só aceitam o que está na Bíblia).

- Mas vamos elucidar mais.

a) Os Livros apócrifos (Apokruphoi, secreto) - Não eram lidos em público só particularmente. Deuterocanônicos são os livros que foram reconhecidos como canônicos em um segundo (do grego, deutero = segundo) momento.

b) Os judeus que não aceitaram a Cristo (os escritos no NT) é que propuseram o Sínodo de Jâmia e expurgaram todos os livros após Esdras. Os protestantes, seguindo o exemplo desses judeus não-cristãos... e não dos autênticos judeus que reconhecerem em Jesus o Messias predito pelos profetas, também retiraram da Bíblia os livros deuterocanônicos. Aprofundar.

c) A imprensa foi inventada por Gutemberg (séc XV) e o primeiro livro impresso foi a Bíblia 1455/1460. Veja a Bíblia de Gutemberg, com os 73 livros (os protestantes só vieram no séc XVI, para profanar e mutilar as Sagradas Escrituras).

d) Veja como o Cânon Bíblico já estava definido desde o ano de 393, no Concilio Regional de Hipona [3]

3. Livre-exame - Qualquer um pode entender a Bíblia pois todos têm o Espírito Santo

- Se todos podem ler a Bíblia e interpretá-la, por que a interpretação Católica que reúne os bispos do mundo inteiro em torno do Papa não é válida?

Se todos são guiados pelo Espírito Santo, como cada protestante lê a Bíblia e funda a "sua igreja". Cada uma delas com doutrinas contrárias às outras?

A Palavra de Deus é bem outra:

"Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal"(2Pd 1,20).

"...há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína..."(2Pd 3,16).

Por causa desta terrível heresia de "interpretação pessoal", hoje temos milhares e milhares de seitas protestantes, que proliferam igual erva daninha.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.