Queridos Vocacionados franciscanos!

PAZ E BEM!

como todos nós aspirantes, pré-postulantes, postulantes e noviços como missionarios ousamos viver o evangelho como regra de vida,e como nosso site é voltado especificamene a vocação franciscana, nós que compomos o site vocacionados decidimos criar um artigo dedicado a todos os vocacionados franciscanos.

O mês de setembro é um mês de festa, onde a Igreja celebra a Palavra de Deus. São Jerônimo nos ensina que “conhecer a palavra de Deus é conhecer o próprio Cristo e desconhece-la é ignorá-lo”. A palavra de Deus é viva, forte, tem uma ação eficaz como nos afirma o profeta Isaias: “a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão” (Is 55,11). Na comunidade shalom, somos convidados a uma leitura oracional da Palavra de Deus, a nos aproximarmos das Sagradas Escrituras em espírito de oração e escuta, pois encontramos nela o caminho seguro da Vontade de Deus, do conhecimento de Cristo e da felicidade verdadeira, plena. Utilizamos neste caminho, um método milenar, chamado Lectio Divina, vivido e aprovado por milhares de homens e mulheres que encontraram Deus e a Sua Voz em Sua palavra. Este método se dá em quatro passos. Leitura, Meditação, Oração e Contemplação.

A leitura é o primeiro passo, o mais simples, mas que depende muito de nós. Devemos neste momento ruminar a palavra de Deus, ler aquele trecho em voz alta, por muitas vezes, marcando os detalhes, as informação mínimas, não deixando que nada se perca.

A Meditação é o que Deus me diz. O que Ele diz, orienta a partir daquela palavra. Neste momento esteja atento ao versículo, palavra que mais te chama atenção, que toca o seu coração, anote-o em seu caderno, e entenda as ordens, orientações, os caminhos que Deus aponta a partir desta palavra.

A Oração é o que eu digo a Deus. A partir da Sua voz, da Sua palavra, qual é a minha resposta. O que eu respondo? A que eu me proponho? Como quero corresponder a Deus?

A Contemplação é o movimento que nasce, da voz de Deus e da minha voz, é a parte que depende de Deus, poderíamos dizer que são os frutos da minha oração.

Não esqueça de cuidados básicos, que fazem toda a diferença, como o silêncio, a disciplina (ter um horário certo para o seu estudo bíblico), a postura de oração, e os elementos necessários para este momento como a bíblia, caderno e caneta.

Aproveite este tempo de caminho vocacional e mergulhe na vida de tantos homens e mulheres da Bíblia que tiveram suas vidas transformadas pela Voz e chamamento do Senhor. Encontremos Jeremias, que reconhece que é apenas uma criança, que é muito pequeno para a missão que o Senhor lhe confia e escuta da parte de Deus que antes de ser formado, antes do seu nascimento, o Senhor já O havia consagrado (Jr 1, 4-6), aprendamos com André, que corre ao encontro do Senhor, e escuta o convite para segui-lo (Jo 1, 35-39), sejamos encorajados por Pedro que afirma: “Senhor, para quem iremos? Só tu tens as palavras de vida eterna”. (João 6, 68)

Deus quer nos falar! Convida-nos a uma relação íntima, pessoal, amorosa e concreta Consigo. Aproximemo-nos de Cristo e de Sua Palavra que nos foi dada para ser vivida e com muito zelo encontremos nela a sabedoria e o caminho seguro do seguimento de Jesus.

VOCÊ DESEJA SER UM FRADE MENOR ? DESEJA CONHECER-NOS? CONTACTE OS FRADES MENORES!

Província da Imaculada Conceição do Brasil - OFM/Sudeste
www.franciscanos.org.br

Província Franciscana de Santo Antônio - OFM/Nordeste
www.ofmsantoantonio.org

Província Nossa Senhora da Assunção - OFM/MA-PI
www.franciscanosmapi.org.br/

www.missoesfranciscanas.org/

Província do Santíssimo Nome de Jesus - OFM/GO-TO
www.ofmgoias.com.br/

Província Franciscana de São Francisco de Assis – RS
www.franciscanos-rs.org.br

Vice-Província das Sete Alegrias de Nossa Senhora - OFM/MT-MS
www.mifra.org/

Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus
www.franciscanossp.org.br/

Província Franciscana da Santa Cruz - OFM/Minas Gerais
www.franciscanossantacruz.org.br

Ordem dos Frades Menores - OFM Mundial
www.ofm.org


PVF - Pró Vocações Franciscanas
www.pvf.com.br

Santa Clara
http://santachiara.san-francesco.org/index_pt.html

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.