prosélito [do grego prosélytos, 'aquele que se aproxima'] (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)



Proselitismo é o nome dado à busca ativa de uma religião por novos fiéis. Em sua origem grega, o termo designava a adesão de pagãos ao judaísmo, mas esse sentido primeiro foi perdido há muito tempo. Hoje, “proselitismo” é usado com conotação negativa, para descrever a suposta agressividade de uma religião (concorrente) em converter novos seguidores.


Durante a visita ao Brasil, o Papa usou o conceito de “proselitismo” três vezes. Em duas delas, na fala aos bispos reunidos na Catedral da Sé, Bento XVI se referiu à abordagem de “seitas cristãs”. Na terceira, durante a missa campal no Santuário Nacional de Aparecida, recorreu à idéia para negar que a Igreja Católica seja “proselitista”, com intenção de marcar contraste exatamente com as “seitas” às quais havia se referido na Sé.



O Papa Bento XVI não é o único que reclama, hoje, de proselitismo. Na Rússia, alguns líderes da Igreja Ortodoxa tacham assim o comportamento de evangélicos, seguidores da "Nova Era" e católicos. Em países como a Arábia Saudita, o governo inspirado pela fé muçulmana vigia qualquer indício de atividade missionária, por mais tênue que seja, e se queixa do tal proselitismo. Em Israel, onde a maioria da população é judia, e na Índia, onde a maioria é hindu, a ação de missionários "proselitistas" também é tema de debate.

Nenhuma religião, por mais vigorosa que seja em converter, assume-se como proselitista. Proselitista é sempre o outro, o vizinho. E como poucas religiões rejeitam conversões*, o campo vai continuar aberto para a troca de acusações.



*Uma das exceções notáveis é a dos drusos, integrantes de uma seita muçulmana que proíbe qualquer mudança de fé, seja para dentro ou para fora.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.