Bento XVI enaltece o aparecimento de novas redes digitais que potenciam a “solidariedade humana, a paz e a justiça, os direitos humanos e o respeito pela vida e o bem da criação”. Na Mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano sob o tema «Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade», o Papa sublinha que as novas tecnologias abriram “a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões. A nova arena digital, o chamado «cyberspace», permite encontrar-se e conhecer os valores e as tradições alheias”.

Bento XVI dirige-se às “gerações digitais”, “que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação”, e pede-lhes a tarefa da “evangelização deste «continente digital»”.


As vantagens são apontadas pelo Papa que as apelida de “verdadeiro dom para a humanidade”. Nesse sentido, “devemos fazer com que as vantagens que oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo de quem está necessitado e é vulnerável”. Bento XVI afirma mesmo que os novos instrumentos da comunicação não podem ser limitados a quem “já é económica e socialmente marginalizados” e não devem contribuir “para incrementar o desnível entre pobres e ricos”.


O Papa explica que as novas formas de comunicação correspondem ao desejo “mais profundo e natural do ser humano se relacionar, não se podendo compreender adequadamente só como resposta às inovações tecnológicas”. “As novas tecnologias abriram também a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões”. Contudo, o chamado “cyberspace”, “não pode banalizar o conceito e a experiência da amizade”.


Bento XVI alerta para o perigo de “ligação virtual se tornar obsessiva”, e como consequência, “a pessoa isola-se, interrompendo a interacção social real”. “Seria triste se o nosso desejo de sustentar e desenvolver on-line as amizades fosse realizado à custa da nossa disponibilidade para a família, para os vizinhos e para aqueles que encontramos na realidade do dia-a-dia, no lugar de trabalho, na escola, nos tempos livres”.
Papa dirige-se às «gerações digitais» na Mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Socais

O Papa deixa um apelo aos que operam no sector da produção e difusão de conteúdos dos novos «media», “o continente digital”, a que “se sintam obrigados ao respeito da dignidade e do valor da pessoa humana”. A mensagem aponta ainda para o perigo que a adesão exclusiva às novas tecnologias digitais podem implicar para o homem e para o seu relacionamento social.


“Se as novas tecnologias devem servir o bem dos indivíduos e da sociedade, então aqueles que as usam devem evitar a partilha de palavras e imagens degradantes para o ser humano e, consequentemente, excluir aquilo que alimenta o ódio e a intolerância, envilece a beleza e a intimidade da sexualidade humana, explora os débeis e os inermes”.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.