Roma, Nápoles, Milão, mas também Abidjan (Costa do Marfim), Buenos Aires e Bukavu, no leste da República Democrática do Congo: as marchas pela paz organizadas pela Comunidade romana de Santo Egidio em cerca de 70 cidades do mundo marcaram ontem, 1º de janeiro, o 42º Dia Mundial da Paz.

Em Roma, dezenas de milhares de pessoas passaram pela Via da Conciliação, principal rua romana que dá acesso ao Vaticano, chegando à Praça São Pedro para a oração do Angelus com Bento XVI: o cortejo foi saudado com alegria pelo pontífice, para quem "o ano novo se inicia com o passo daqueles que buscam a paz".



Também na cidade de Gênova teve lugar uma das já tradicionais marchas pela paz organizadas para o dia 1º de janeiro pela Comunidade de Santo Egidio. Na Basílica da Anunciação realizou-se um momento de oração na presença do presidente da Conferência Episcopal Italiana e arcebispo de Gênova, Cardeal Angelo Bagnasco.



Homens de paz encontraram-se também na Praça São Carlos, em Milão; e na Praça de Jesus, em Nápoles, de onde seguiram para as respectivas catedrais.



As iniciativas da Comunidade de Santo Egidio contemplaram também muitos centros do sul do mundo, alguns dos quais martirizados por ventos de conflito, como è o caso de Bukavu, capital da província congolesa do Sul Kivu, onde a missa foi presidida pelo arcebispo François-Xavier Maroy Rusengo.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.