Da carta de São Paulo aos Romanos:(Rm 14, 1-4; 14, 10-11; 14,13)

No que deve ser evitado de todas as formas na nossa conduta Cristã, qualquer ato de julgamento, menosprezo, rejeição ou até mesmo intolerância para com aqueles aos quais aparentam ser mais leigos na fé que nós, iniciantes na vida cristã e pessoas as quais podemos considerar como "não-religiosas". No que compete somente a Deus (julgar); Ele que sonda e conhece o coração de cada homem e somente Ele sabe quando este ou aquele irmão tem sido ou não um bom Cristão ou se tem sido ou não agradável aos Seus olhos.Cada vez que alguém usa de julgamento para com um irmão "mais jovem", chegando-se até mesmo a usar de termos como por exemplo: "Católico morno"; "Pseudo-Católico"; "Católico de carteirinha"; ou: "Se você pensa, fala ou age assim, você não é Católico(a)"... é a nos mesmos a quem estamos no rebaixando diante da presença de Jesus, porque está escrito que todo aquele que se exaltar será humilhado, e ao julgar cada irmão, como se este ou aquele fosse digno somente de piedade e misericórdia, e como se somente nós fossemos dignos de graça e de salvação, estamos nos exaltando diante de homens. E a todo aquele que se exalta, Deus, no dia do Seu julgamento irá reservar à estes os últimos lugares, enquanto que os primeiros lugares no Reino serão destinados àqueles que foram por estes primeiros, julgados.

A nossa conduta diante dos irmãos mais leigos

Sejamos, pois, sempre acolhedores para com estes, sejamos pacientes e estejamos sempre dispostos em ajudar a cada um destes irmãos na sua caminhada e crescimento na fé Cristã,e por inúmeras que sejam as vezes em que algum deles vier a cair, que sejamos também sempre pacientes e estejamos sempre prestes a estendê-los as nossas mãos; mas o que não convém e que não pode acontecer jamais de nossa parte, é que usemos para com eles de qualquer tipo de julgamento que seja ou qualquer ato de desprezo ou preconceito.

Não devemos julgá-los por sua conduta

Ao ver que algum deles usam ainda de alguma conduta que não convém a Cristãos ou que ainda crêem em... ou praticam algo que seja anti-cristão ou que possa não edificar na fé cristã, não sejamos radicais ao extremo, mas com um coração acolhedor e pedindo sempre ao Espírito Santo para que nos ilumine, procuremos auxiliá-los na busca pela Verdade, mostrando-lhes as verdades com fundamentos bíblicos e sempre com o interesse em explicá-los quais são as coisas que são e que não são convenientes a Cristãos Católicos e o por quê. Se ainda assim este ou aquele irmão continuar insistindo no erro e não quiser "nos ouvir", nem assim o abandonemos, mas nos coloquemos fervorosamente em orações, intercedendo por nossos irmãos que, de alguma forma ainda "teimam" em prosseguir nos erro; e sempre pedindo também em nossas orações por eles, pela intercesssão de Nossa Senhora, que com seu infinito Amor de Mãe, não quer que nenhum de seus filhos de perca e que não cessa de rogar por cada um de nós, sempre com seu Amor e com sua prece de Mãe.E assim peçamos ao Senhor Deus com confiança, para que nos ilumine com Seu Espírito Santo, para que sob a ação do mesmo Espírito, possamos acolher nossos irmãos mais leigos e mais fracos na fé, sempre como coração aberto e de mãos estendidas.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.