Há dois mil anos se repete o anúncio que S. Lucas apresenta, pela primeira vez, nas cercanias de Belém, feito por um anjo aos pastores: “Eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor”(Lc 2,10s.) Esclarecendo este tema S. João nos garante que quem nele crê estará salvo e quem não crê não conseguirá salvação. E concretiza, no prólogo de seu Evangelho, que todos nós recebemos de sua plenitude, graça sobre graça (Jo 1,l6).


Colocamos o Natal da perspectiva do Primeiro Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Lembramos seu lema¨”A vida se manifestou, nós a vimos e a testemunhamos”( 1 Jo 1,2). Partimos da experiência de hoje: Cristo está presente em nosso Estado, numa população que vibra com sua presença e sua vida.Tornando visível sua Igreja, na variedade de suas pastorais e atividades, mostramos a pujança desta vida. Constitui uma realidade incontestável. Vós a vemos e a testemunhamos em nosso Estado, nos dia de hoje. Cristo não veio inutilmente. Deixou marcas profundas, que trouxeram muita alegria para nós. O Fórum foi testemunha disso.

Vendo esta riqueza eclesial procuramos aprofundar seu sentido e descobrir sua origem. Constatamos que não estamos diante de alguma ideologia, ou seja, não trabalhamos apenas com idéias abstratas. Constatamos vida. E esta vida se desenvolve numa riquíssima convivência de fé, esperança e caridade. Somos muitos que professamos a mesma fé, anunciada na noite de Natal, como presença de um Salvador entre nós; caminhamos na mesma esperança, amparados e orientados por uma Pessoa muito querida, que se nos apresenta como Caminho, Verdade e Vida, e estreitamos os laços no mesmo amor, que nos foi infundido pelo Espírito Santo.

Esta vida, que hoje vemos e testemunhamos, na Igreja, tem uma história. Lembramo-la com muita gratidão. Em primeiro lugar vai nosso reconhecimento a Ele, o Filho de Deus, que se dignou vir habitar entre nós. Valeu a pena Ele ter vindo ao mundo,. Sua presença enche-nos de alegria, de paz, de fraternidade e esperança. Sentimo-nos amados e, por isso, valorizados ao infinito. Sua vinda ao mundo elevou, ao inverossímil, nossa auto-estima. Garante-nos que Deus está conosco, que nos ama e nos quer ver felizes.

Jesus não só veio morar entre nós. Deu-nos também sua vida, o que equivale a dizer que viveu para nós. No horizonte de sua existência terrena estávamos sempre nós. Mais que morrer por nós, viveu para nós. E para concretizar este seu projeto não só nos falou dos mistérios de seu Reino, nem só nos anunciou coisas maravilhosas sobre a vida eterna, mas também infundiu em nós, pelo Batismo, sua própria vida divina e, ainda mais, entregou-se, em alimento, na Eucaristia, aos que nele cremos. Este alimento é comunhão, o que quer dizer união de objetivos: união com o Pai e união com os irmãos. Sintetiza seu mandamento primordial de amar a Deus e o próximo. Ele mesmo, com seu corpo, vem alimentar esta união e firmá-la na solidez de sua Igreja, que constitui seu Corpo místico.

Além de agradecer a Cristo, que acolhemos, com gratidão e amor, relacionamo-nos também com aqueles que fizeram chegar até nós esta Boa Nova. Estamos hoje a dois mil anos de distância dos acontecimentos narrados por S. Lucas, da alegria que invadiria todo o povo. Esta vida e esta alegria não morreram nem ficaram restritas ao tempo das testemunhas oculares. Vivemos, com paixão, nosso presente. A vida vai sendo transmitida, com grande ardor missionário, às sucessivas gerações. É sempre a mesma vida de Cristo, concretizada em cada fiel: é sua graça que nos transporta para a esfera divina. Agradecemos aos nossos irmãos e irmãs que, ao logo destes dois mil anos, fizeram chegar até nós esta vida. Muitos com o martírio, dando a própria vida para que nós tivéssemos vida. Ou como dizia Tertuliano: o sangue dos mártires é semente de novos cristãos. Nós nascemos destas sementes que foram lançadas em nossa terra e brotamos deste sangue que aqui foi derramado Nossos antepassados na fé viveram de modo que também nós tivéssemos fé: viram e deram testemunho de algo extraordinariamente grande que os empolgou e que continua a empolgar também a nós.

No Primeiro Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul quisemos recolher estes testemunhos para reforçar nossa visão da Igreja e tornar mais incisivo nosso testemunho. Queremos viver, com paixão, nosso presente, tão rico de graças, e abrir-nos assim, com confiança, para o futuro. Quem participou não tem dúvidas: “a vida se manifestou. Nós a vimos e a testemunhamos”( 1 Jo 1,2).


PARA REFLETIR

Como se manifesta a vida de Deus em nós?
Qual é o sentido cristão do Natal?
Que nos dizem as testemunhas de Cristo ao longo dos tempos?

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.