Tradicionalmente, ao lado do trono do Rei existia um segundo trono, poderia dizer que este, era para a esposa do Rei, mas em Israel, quem se sentava a direita do Rei era a tua mãe. A gemera (palavra aramaica que significa “Rainha Mãe”) era uma posição reconhecida por qualquer pessoa da época. Sua função era interceder pelo povo junto ao Rei, recebendo as solicitações do povo, não porque o rei era inacessível, mas por honrar e respeitar sua mãe e considerar tuas palavras com maior carinho.
Maria, a Rainha Mãe.

Tradicionalmente, ao lado do trono do Rei existia um segundo trono, poderia dizer que este, era para a esposa do Rei, mas em Israel, quem se sentava a direita do Rei era a tua mãe. A gemera (palavra aramaica que significa “Rainha Mãe”) era uma posição reconhecida por qualquer pessoa da época. Sua função era interceder pelo povo junto ao Rei, recebendo as solicitações do povo, não porque o rei era inacessível, mas por honrar e respeitar sua mãe e considerar tuas palavras com maior carinho.

Sua honra, e a importância de sua intercessão são demonstradas claramente em 1Reis 2,13-21:

"Então veio Adonias, filho de Hagite, a Bate-Seba, mãe de Salomão. Perguntou ela: 'De paz é a tua vinda?'. Respondeu ele: 'É de paz'. E acrescentou: 'Uma palavea tenho que dizer-te'. Disse ela: 'Fala'. Disse ele: 'Bem sabes que o reino era meu, e todo o Israel tinha posto a vista em mim para que eu viesse a reinar, ainda que o reino se transferiu e veio a ser de meu irmão; pois foi feito seu pelo Senhor. Agora um só pedido te faço; não mo rejeites'. Ela lhe disse: 'Fala'. Ele disse: 'Peço-te que fales ao rei Salomão (pois não to recusará), que me dê por mulher a Abisague, a sunamita'. Respondeu Bate-Seba: 'Muito bem, eu falarei por ti ao rei'. Quando Bate-Seba foi ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias, o rei se levantou a encontrar-se com ela, inclinou-se diante dela, e se assentou no seu trono. Mandou que pusessem um trono para a mãe do rei, e ela se assentou à sua mão direita. Disse ela: 'Só um pequeno pedido te faço, não mo rejeites'. E o rei lhe disse: 'Pede, minha mãe, porque não to recusarei'. Disse ela: 'Dê-se Abisague, a sunamita, por mulher a Adonias, teu irmão'".

Ora! Hoje é o mesmo que fazemos quando buscamos a intercessão de Maria. Acreditamos que ela intercede por nós, levando nossos pedidos e súplicas ao Rei. Poderia me dizer agora, que podemos e devemos falar diretamente a Deus. Concordo, mas ao tempo que faz esse questionamento esquece de refletir sobre os momentos em que pede que teus amigos orem contigo, ou orem por você, não porque sua súplica só, não será ouvida, mas por formar assim a família em Cristo, e por ser agradável estar no meio de iguais orando a Deus.

Salmo 32,6: "Pelo que todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas a ele não chegarão".

Provérbios 15,8: "O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento".

Bom, se podemos pedir a intercessão dos nossos aqui na terra, porque não pedir a intercessão dos que já estão na companhia de cristo?(visto que, como alguns protestantes acreditam, após a morte NÃO entramos em sono profundo até o julgamento de Deus, apenas os que morrem na inimizade com Deus que adormecem em sono profundo). Sendo assim, porque não pedir a intercessão de Maria imaculada?(sem máculas, ou seja, sem pecados) A Mãe de Deus?Se não deveríamos assim fazer, porque Jesus agonizando na cruz, em suas ultimas palavras disse a seu apóstolo João: - “Eis ai a tua mãe...” Para que dizer isso se não para que ela esteja conosco, intercedendo por nós?

Ressaltando Maria

"E entrando o anjo onde estava, disse, Ave, favorecidíssima! O Senhor esteja contigo: bendita tu es entre as mulheres ". Lc 1,28

Passagem a qual podemos ver o tamanho da importância de Maria, a mulher bendita dentre todas as mulheres..

Ou podemos dizer ainda que Jesus, em seu ventre, opera o primeiro milagre fazendo com que uma mulher estéril pudesse ter filhos. Como ele operaria esse milagre se Maria não fosse pura?

Ou ainda, em sua mocidade a pedido de tua mãe Jesus transforma a água em vinho.

E por fim, se esta mulher não fosse bendita, porque seria a primeira a ver Cristo Ressuscitado?

Maria, a arca da nova aliança.

A Arca da Antiga Aliança é muito interessante quando abordamos o assunto referente a imagens e ídolos. Explica-nos bem a diferenciação e a aprovação de Deus às imagens. Mas vou usá-la neste texto para ressaltar a importância de Maria.

Bom, a Arca da Antiga Aliança para quem não se recorda, abrigava as tábuas da lei, os 10 mandamentos. Em analogia, Maria é reconhecida com a Arca da Nova Aliança, por ter carregado Jesus em seu ventre.

Essa analogia fica mais clara nas seguintes comparações:

Antigo Testamento: quando a Arca da Aliança foi trazida perante o rei Davi - "Temeu Davi ao Senhor naquele disse, e disse: 'Como virá a mim a Arca do Senhor?'" (2Samuel 6,9).

Novo Testamento: quando Maria foi visitar sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista - "De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?" (Lucas 1,43).

Antigo Testamento: os israelitas encheram-se de grande júbilo porque estavam muito próximos da Arca que continha a Palavra de Deus - "Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a Arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas" (2Samuel 6,15).


Novo Testamento: mostra como Isabel e João Batista se encheram de júbilo por estarem na presença de Maria, que carregava a Palavra de Deus - "Exclamou ela [Isabel] em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. Ao chegar-me aos ouvidos a voz da tua saudação a criancinha saltou de alegria no meu ventre' (Lucas 1,42.44).

Já quanto sem o pecado original, é um ponto de consenso até mesmo em meio aos fundadores do protestantismo como vemos a seguir. Só os mais perdidos que vieram a negar tal fato abalizado.

"É uma doce e piedosa crença esta de que a alma de Maria não possuía o pecado original; assim, sua alma estava completamente purificada do pecado original e embelezada com os dons de Deus, por ter recebido de Deus uma alma pura. Portanto, desde o primeiro momento de sua vida, ela estava livre de todo o pecado" (Martinho Lutero, "Sermão sobre o Dia da Conceição da Mãe de Deus", 1527).

Portanto, Maria é Santa Imaculada. Não poderia ser menos do que isso, ela nutriu o Filho de Deus em seu ventre, cuidou, amamentou e educou-o... Logo ela tinha de ser bendita e louvada dentre todas as mulheres, foi à escolhida não por acaso, mas de acordo a vontade de Deus.

Maria, a mãe de Deus.

Alguns protestantes poderiam dizer que fazendo isso, estaríamos colocando Maria acima de Deus, endeusado-a. Fato o qual não é verdadeiro é apenas uma questão lógica como veremos a seguir.

Para contradizer esta verdade, seria necessário afirmar que Jesus não é Deus, ou seja, que a Trindade Santa não existe, logo se isso fosse verdade, não teria porque manter a instituição família, ou muito menos o Sacramento do Casamento. Ou ainda dizer que Maria não deu à luz a Jesus, coisa a qual é inegável.

Se Maria é a mãe de Jesus. E Deus é uno e trino, logo Maria é a Mãe de Deus.

Maria foi Salva?

E por fim, gostaria de esclarecer um ultimo ponto. Maria não precisou de Salvador, como alguns dizem.

“...Tendo nascido sem mancha do pecado original, não precisaria de um Salvador. A redenção vem da cruz de Cristo, inclusive para Maria. Ele não nasceu sem pecado por seu próprio mérito, mas por um ato de misericórdia da parte de Deus. Se acreditamos que Jesus nos salva do pecado e da morte mesmo depois de termos cometido pecados pessoais, porque deveríamos negar a idéia de que Ele salvou a mulher que escolheu para ser a Sua Mãe do pecado e da morte antes mesmo do seu nascimento? A imaculada conceição de Maria produziu-se pela graça da Cruz e não por qualquer coisa que ela tenha feito ou por poder próprio dela. Maria de maneira nenhuma é uma Salvadora. Porém, ela é a Mãe do Salvador e, como tal, precisava ser tão pura quanto possível...” (Marissa; "The Bible Defends Catholic Church!")

Declaração de Vossa Santidade Papa Pio IX em 1854:

“...A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero Humano,foi preservada imune de toda a mancha do pecado original.”

Em vista dos méritos de seu filho foi redimida de modo mais sublime. Mais do que qualquer outra pessoa criada o pai a “abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais,nos céus, em Cristo (Ef 1,3)" “ele a escolheu nele(Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser santa e imaculada em sua presença, no amor.” (Ef 1,4)

Maria olha por cada um de nós de forma amorosa e acolhedora. Intercede junto ao pai com nossas súplicas e reais necessidades. Muito mais do que um marco da doutrina Católica, é um dogma do verdadeiro Cristianismo.

"Porque aqui, desde agora me dirão bem-aventurada todas as gerações". Lc 1,48

E que assim sempre seja por Cristo Senhor Nosso.

(Referência Bibliográfica: MARISSA, Apostolado Veritatis Splendor: Uma Defesa Bíblica de Mari;, Catecismo da Igreja Católica; Compêndio Vaticano II)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.