Latest News


More

O que é doxologia ?

Posted by : Frei Sávio on : domingo, 2 de maio de 2010 0 comments
Frei Sávio

Doxologia significa literalmente “palavra de glória”. É formada por dois termos gregos: doxa, que significa glória, e logos, que significa palavra. A doxologia é, portanto, uma fórmula de louvor e glorificação para honrar a Deus. Além do louvor, atribui glória e honra a Deus.

Na Bíblia existem muitas doxologias, tanto no Antigo Testamento como no Novo: Sede bendito no templo de vossa glória santa, digno do mais alto louvor e de eterna glória! (Daniel 3,53); Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém (Romanos 11,36); Tu és digno Senhor, nosso Deus, de receber a honra, a glória e a majestade, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade é que existem e foram criadas (Apocalipse 4,11).

Na missa também existem algumas doxologias. Logo no início da celebração, o hino de louvor é a primeira doxologia que fazemos. Mediante o Glória a Igreja eleva seu louvor à Santíssima Trindade.

Na conclusão da oração eucarística existe o que os liturgistas chamam de “doxologia final”: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. Amém. Essa oração exprime a glorificação de Deus e é ratificada e concluída pela aclamação do povo com o Amém. (Instrução Geral ao Missal Romano, no 80).

Na missa existe ainda outra doxologia: depois da oração do Pai-Nosso o presidente da celebração acrescenta: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Certamente a doxologia mais conhecida e repetida pelos cristãos é o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! Essa simples oração é um profundo louvor desinteressado a Deus Trino. Essa oração é chamada de “doxologia menor”.

Um exemplo de “doxologia maior” são as primeiras palavras do canto e mensagem que um dos anjos dirige aos pastores de Belém por ocasião do nascimento de Jesus: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência divina (Lucas 2,14).

Portanto, uma doxologia é uma forma entusiasmada de se proclamar o louvor e a honra a Deus. Por meio de breves orações, expressamos nossa gratidão e louvor a Deus pelas imensas maravilhas que ele realiza a cada dia em nossa vida.

Na celebração eucarística, no momento do rito da doxologia final.

Nenhum comentário: