Luciane
 VOLTANDO A ACREDITAR

Muitas vezes, somos humilhados pelo pecado de forma tão cruel que acabamos perdendo a esperança de nos libertarmos. Acabamos nos distanciando de tal forma do Deus bondoso que mesmo desejando voltar à sua presença não conseguimos, pois, a falta de fé nos leva a pensar que nada mudará. Talvez você já tenha se encontrado alguma vez nesta situação, talvez seja exatamente deste jeito que você esteja agora.
Não sei por qual motivo você chegou a este ponto, o que sei é que chegando aí não existe outra opção senão voltar e é exatamente aí que enfrentamos as maiores dificuldades para o regresso. Principalmente porque neste nível, qualquer que seja o motivo que te levou a esta condição já virou apego, ou melhor, já se transformou em vício. Vamos nos apegando a coisas, pessoas e até mesmo situações de forma tão escravizadora que no momento em que percebemos que isso tem nos feito mal, já estamos presos. É assim quando uma pessoa começa a fumar, a beber, usar drogas, e é assim também em várias outras situações. O mau hábito já foi criado e alimentado, cresceu e tornou-se senhor da situação, e agora, é necessário muita luta para se libertar.
Da mesma forma quando nos afastamos de Deus, vamos nos apegando a outras coisas, é uma forma de suprir a falta que ele faz em nossa vida. É impossível ser feliz sem Deus! E quando estamos longe dele, buscamos a alegria e felicidade por outros meios e nunca a encontramos, mas o mais doloroso é quando caímos na real e vemos que tomamos a decisão errada. Agora viciados, não conseguimos nos desvincular dos ídolos aos quais nos apegamos. Por mais que queiramos, por mais ardente que seja nosso desejo de voltar para Deus, é necessário muita coragem e força para retomar a caminhada. Essa coragem e essa força que digo é humana mesmo. A graça e o auxílio de Deus sempre estarão presentes, mas, se nos enfiamos neste buraco sozinhos, sozinhos precisamos ao menos começar a sair, pois a parte de Deus com certeza será feita.
Na liturgia do XV Domingo do Tempo comum, no dia 11-07-2010, o salmo responsorial me chamou a atenção para este aspecto da vida de muitos servos de Deus dos dias atuais. São muitas as pessoas que passaram muito tempo da vida na presença de Deus, militando pela Santa Igreja, mas que em algum momento de sua caminhada se afastaram e deixaram que com o tempo o distanciamento fosse se tornando um abismo e hoje não têm coragem ou forças para voltar.
É impressionante como o Salmo 68 derruba todas as premissas que nós temos a respeito da misericórdia de Deus quando estamos longe Dele. Digo isso no sentido de que quando nos metemos em enrascadas achamos que devemos esperar que o Senhor tenha dó de nós e faça alguma coisa para mudar a situação. Ou então, antes da volta precisamos nos tornar santinhos para convencê-lo de que necessitamos dele. Este salmo nos dá a certeza de que em todos os momentos o Senhor nos olha com misericórdia, em todos os momentos ele quer nos levantar.
A maneira como a Igreja divinamente inspirada formatou este Salmo para que ele fosse compreendido e cantado sem maiores dificuldades durante a Santa Missa, é com certeza, esclarecedor:

Humildes, buscai a Deus e alegrai-vos: o vosso coração reviverá!
Esta primeira frase me faz lembrar da parábola do filho pródigo. Foi exatamente o que ele fez ao chegar ao fundo do poço. Humilhado por suas escolhas erradas e não tendo nenhuma opção, ele caiu em si, refletiu sobre todos os seus atos e chegou a conclusão:Então caiu em si e disse: “Quantos empregados de meu pai tem pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome.” Vou voltar ao meu pai e dizer-lhe: ”Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus funcionários” São Lucas 15, 17-19
Quando perdemos tudo, precisamos ter a coragem de sermos humildes e refletirmos sobre os nossos atos. Ao reconhecermos que erramos e que ofendemos a Deus, ao nosso próximo e a nós mesmos, o Senhor nos dá o Dom do arrependimento e o fato de nos arrependermos já é motivo de grande alegria. É este arrependimento que nos dará força e motivação para nos levantarmos, voltar e pedir perdão. É exatamente o que a frase do salmo diz: humildes (reflexão e reconhecimento do erro) buscai a Deus e alegrai-vos (decisão de voltar, pedir perdão e recomeçar) o vosso coração reviverá (o fato de voltarmos ao lugar que é nosso, ter de volta a honra e o respeito sem que ninguém jogue na nossa cara o que fizemos no passado, faz com que nos sintamos vivos.)
Tenho a impressão de que esse rapaz em suas andanças deve ter encontrado algum evangelista pregando sobre este salmo, ou talvez tenha achado este texto amassado e jogado na rua. Porque é impressionante que ele segue exatamente o roteiro que o salmo nos dá.
E o salmo continua nos dando uma aula maravilhosa sobre a misericórdia de Deus:
Por isso elevo para vós minha oração/neste tempo favorável, Senhor Deus!/Respondei-me pelo vosso imenso amor,/pela vossa salvação que nunca falha!/Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça./ponde os olhos sobre mim com grande amor! Pobre de mim, sou infeliz e sofredor!/Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!/Cantando, eu louvarei o vosso nome /e, agradecido, exultarei de alegria!
Não existe tempo mais favorável do que o tempo em que estamos mal, não existe outro momento em que o Senhor mais queira estar perto de nós. Para quem crê em Deus, por pior que seja o seu estado de espírito, contestar a imensidão do amor de Deus, a eficácia de sua salvação e a suavidade de sua graça, está totalmente fora de cogitação. Mesmo que seja um momento de profunda infelicidade e profundo sofrimento, sabemos que o Senhor nos olha. O problema é que este olhar de Deus muitas vezes é interpretado por nós como que um olhar de acusação e repreensão. Mas não! Este não é o papel de Deus, o ato de acusar é típico do diabo. Deus nos olha com grande amor e com um desejo enorme de nos perdoar e nos acolher de braços abertos.
Repito meu irmão, se você se encontra neste estado, se tem se identificado com este texto, tenha certeza, este é o tempo favorável! Eleve a Ele sua oração sincera, mesmo que com poucas palavras, mesmo que envergonhado, o importante é ser sincero. Deus está perto! Ele quer te ajudar a se levantar e romper com o circulo vicioso no qual você se prendeu.
Volte a acreditar meu irmão! Pelo amor de Deus, volte a acreditar! Neste momento é essencial que você acredite no que foi dito até aqui. O único impedimento para Deus agir agora é você não dar crédito a Ele. Deus só precisa dessa brecha, a chave que vai abrir uma nova porta em sua vida neste momento chama-se: Esperança! Se lhe resta o mínimo de esperança neste momento, é disso que Deus precisa para mudar sua vida agora.
Humildes, vede isto e alegrai vos: o vosso coração reviverá/se procurardes o Senhor continuamente! /Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres/ e não despreza o clamor de seus cativos.
Acho lindo o fato do Salmo 68 não colocar nenhuma condição para que nos reconciliemos com Deus. Ele não diz em nenhum momento que primeiro você precisa se santificar e estar puro para voltar para Deus. Não! Ele diz que Deus atende a prece de seus pobres. Quer alguém mais pobre do que aquele que está longe? Sem Deus não temos e não somos nada. A santidade só é possível porque Deus nos santifica, e ele só nos santificará se voltarmos.
Procure o Senhor continuamente! Não importa se hoje você cometeu pecadinho ou pecadão, o que importa é que você quer o Senhor e Ele te quer.
Hoje ele diz: “Vem meu filho! Vem com seus vícios, pecados, tristeza e sofrimento. Mesmo que seu coração esteja duro, mesmo que você esteja triste com meu modo de agir, mesmo que você não tenha entendido meu amor até hoje. Eu te quero do jeito que você está. Quero te sarar, te levantar, devolver-te a alegria da salvação para que você viva plenamente!”
Sim, Deus virá e salvará Jerusalém,/reconstruindo as cidades de Judá./ A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor/dentro delas fixarão sua morada!
A maior besteira que fazemos é achar que podemos viver sem a presença de Deus em nossas vidas. Primeiro porque isso nunca irá acontecer, pois Deus estará sempre presente na vida de qualquer pessoa, seja ela quem for. A Sagrada Escritura nos ensina que Deus manda o sol e a chuva sobre os maus e sobre os bons, isto é, se Deus está presente na vida do justo, quanto mais do injusto que está perdido e necessita ainda mais de sua presença. A questão é que os justos aproveitam a presença do Senhor para se justificarem ainda mais e os injustos a desperdiçam.
Se está difícil com Deus, meu irmão, muito pior é sem ele. Quando buscamos ou permitimos nos afastar de seus ensinamentos, tornamo-nos mundanos e queremos ser aquilo que não somos, agir e reagir da forma que não corresponde à nossa vocação. Isso só trará desolação, tristeza e inferno para nossas vidas.
Mas você é filho de Deus e cidadão do céu! Não se contente com as lavagens que você tem comido. A promessa deste salmo é de que Deus virá e te reconstruirá. Sim ele virá! E vira porque você, mesmo na fraqueza tem o invocado. Ele virá porque você o tem buscado, mesmo sentindo-se indigno de misericórdia. Ele lhe reconstruirá e lhe fará produzir muitos frutos.
Talvez você tenha se distanciado tanto que não consegue mais acreditar que é possível reencontrar o caminho. Mas a palavra de ordem para você hoje é:
Volte a acreditar! Volte a ter esperança e o vosso coração reviverá!


Lucio Marciano - lucio_marciano@yahoo.com.br


autor do Blog Cotidiano Espiritual
Visite-nos!!!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.