Na solenidade de Cristo-Rei do Universo, durante a qual entregou o anel cardinalício a 24 novos cardeais como “sinal de dignidade, solicitude pastoral e de mais robusta comunhão com a Sé de Pedro”, para que se reforce “o amor à Igreja”.

“Pregai o Evangelho, testemunhai Cristo, edificai a Igreja santa de Deus, abençoai todos e a todos levai a paz de Cristo”, pede a oração que o Papa pronunciou, depois da entrega.

O lugar autentico do Vigário de Cristo é a Cruz, persistir na obediência da Cruz – disse o Papa na homilia, salientando que aquele ao qual é chamado Joseph Ratzinger é um ministério difícil, porque não se alinha á maneira de pensar dos homens, àquela lógica natural que aliás permanece sempre activa também em nós.. E dirigindo-se de maneira particular aos 24 novos cardeais e a todos os purpurados presentes em Roma Bento XVI acrescentou:

Este é e permanece sempre o nosso primeiro serviço, o serviço da fé, que transforma a vida inteira: acreditar que Jesus é Deus, que é Rei precisamente porque chegou até àquele ponto, porque nos amou até ao extremo.

Sabemos do Evangelho – recordou depois o Papa – que a cruz foi o ponto critico da fé de Simão Pedro e dos outros Apóstolos. É claro e não podia ser diversamente: eram homens e pensavam segundo a mentalidade dos homens; não podiam tolerar a ideia de um Messias crucificado . E também a conversão de Pedro se realiza plenamente quando renuncia a querer salvar Jesus e aceita ser salvo por Ele. Renuncia a querer salvar Jesus da cruz e aceita ser salvo pela sua cruz.

E Bento XVI salientou a este propósito. O ministério de Pedro consiste inteiramente na sua fé, uma fé que Jesus reconhece imediatamente, desde o inicio, como genuína, como dom do Pai celeste; mas uma fé que deve passar através do escândalo da cruz, para se tornar autentica, verdadeiramente cristã, para se tornar rocha sobre a qual Jesus possa construir a sua Igreja.

A participação na Senhoria de Cristo verifica-se concretamente somente na partilha com o seu abaixamento, com a Cruz. Também o meu ministério , queridos irmãos Cardeais e por conseguinte também o vosso - concluiu o Papa – consiste inteiramente na fé.

Jesus pode construir sobre nós a Sua Igreja na medida em que encontra em nós aquela fé verdadeira, pascal, aquela fé que não quer que Jesus desça da Cruz, mas confia nele sobre a cruz. Neste sentido o lugar autentico do vigário de Cristo é a Cruz, persistir na obediência da Cruz.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.