
O tempo da Igreja "deve ser cada dia mais o de uma nova escuta da Palavra de Deus e de uma nova evangelização", diz o Papa Bento XVI na nova exortação apostólica "Verbum Domini", lançada no Vaticano.
A Verbum Domini Ć© fruto da 12ĀŖ Assembleia Geral OrdinĆ”ria do SĆnodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, realizada de 5 a 26 de outubro de 2008. Nas pĆ”ginas do documento, o Papa procura mostrar que, ainda que no sĆ©culo XX tenha havido um renascer de consciĆŖncia da necessidade da Palavra de Deus em temas como a reforma litĆŗrgica, a catequese e os estudos bĆblicos, existe um dĆ©ficit que deve ser suprido em relação Ć vida espiritual do povo de Deus. Este tem o direito de ser mais inspirado e nutrido por uma aproximação mais orante e eclesial das Sagradas Escrituras.
Em vÔrios pontos da exortação apostólica, Bento XVI insiste que o cristianismo "não é fruto de uma sabedoria humana ou de uma ideia genial", nem seus textos resultados da indústria humana, mas decorrem, sim, "de um encontro e de uma aliança com uma Pessoa que dÔ à existência humana sua orientação e forma decisivas."
Ao longo de quase 40 pĆ”ginas das muitas mais que compƵem o documento, o Papa destaca a necessidade de apresentar uma hermenĆŖutica de forma "clara, construtiva, situando a ciĆŖncia bĆblica, exegĆ©tica e teológica no interior e a serviƧo da fĆ© da Igreja." Ć preciso - segundo o PontĆfice - uma interpretação das Sagradas Escrituras, que deve ser complementada com uma leitura teológica e cientĆfica e que, alĆ©m disso, exige "o valor da exegese patrĆstica" e convida "os exegetas, teólogos e pastores a um diĆ”logo construtivo para a vida e para a missĆ£o da Igreja".
Na verdade, voltar a pensar o lugar da Escritura na vida da Igreja Ć© uma tarefa sempre pendente, ao mesmo tempo que primordial para todos aqueles que crĆŖem. Pois a BĆblia Ć© para todos que professam a fĆ© cristĆ£ fonte da Revelação que lhes suscita a resposta da fĆ© e, por isso mesmo, chamada Palavra de Deus.
Nos primórdios da Revelação ao povo de Israel, os homens e mulheres que captaram e falaram sobre essa revelação identificaram Deus como Palavra. Palavra que rompe o silêncio e fala. Mas se sabe e se declara que fala porque existe um ouvinte, ser humano ou mulher, que ouviu, ouve e fala daquilo que ouviu.
A linguagem humana, na medida em que toma consciência de si mesma, perceberÔ que fala do que lhe foi dado, fala do que ouviu, do que recebeu, do que acolheu do dom primordial, do mistério indecifrÔvel e inefÔvel que é fonte de tudo e de todos e estÔ na origem sem origem que foi caos e agora é cosmos.
Nó de relaƧƵes aberto ao mundo, aos outros, a Deus, o ser humano vive tensionado como arco cuja flecha mira o infinito lutando com o peso da gravidade que o conduz ao chĆ£o onde partilha com os outros seres criados a condição perecĆvel e o destino mortal. Por seu ouvido aberto, no entanto, penetra continuamente a palavra divina que o constitui ouvinte da Palavra criadora, pronunciada antes de todo nome sobre o caos primitivo. E em suas narinas Ć© soprado o "nefesh" divino que lhe imprime o selo que o faz Ć imagem e semelhanƧa do Criador.
A Revelação chega ao ser humano como graƧa que surpreende e convoca a liberdade. Proposta graciosa e gratuita, que pede uma resposta igualmente gratuita por ser fruto da graƧa que a precede. Ć, portanto, graƧa de Deus nĆ£o só o fato de Ele fazer essa proposta ao ser humano, mas tambĆ©m o fato deste Ćŗltimo, em sua limitação e finitude, poder ouvi-la, acolhĆŖ-la e a ela responder na fĆ©, carente de evidĆŖncias e comprovaƧƵes empĆricas. O milagre da escrita torna possĆvel consignar esta escuta e esta resposta em signos legĆveis e codificados. Mas por ser nĆ£o apenas sĆ©rie de signos, letra invertebrada, e sim texto vivo e cheio de carne e seiva, a Palavra assim ouvida, assim falada se torna Escritura: escrita do MistĆ©rio maior que Ć© Deus.
O homem e a mulher - seres históricos, sujeitos à caducidade do tempo - são referidos ao ser como mistério, ou seja, são seres sob misteriosa disposição alheia. Por isso, são pacientes mesmo quando agentes; desconhecidos mesmo para si próprios. A salvação os alcança como proposta que vem de Deus, mas que deverÔ ser experimentada e respondida dentro dos limites humanos: históricos, sociais, culturais.
Sendo algo tão fundamental para a compreensão mesma do que implica ser humano, esta categoria passa a ser uma definição da própria identidade humana: "ouvinte da palavra". Porém, além de ser um ouvinte da Palavra, o ser humano é um ser criador e emissor de palavra, um ser de linguagem. Não apenas ouvinte da linguagem elaborada e proferida por outro, mas também criador de linguagem que transforma a realidade.
A BĆblia - Verbum Domini, Palavra de Deus - Ć© a Palavra que liberta e dĆ” a vida. Sobre ela, o Papa exorta que se torne nĆ£o apenas letra morta, mas Palavra de vida, que faz o que diz e faz fazer.
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