Fala o postulador de sua causa de beatificação

ROMA, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O processo de beatificação de João Paulo II foi "uma confirmação da total transparência de sua vida como homem e sacerdote", disse o Pe. Slawomir Oder, postulador da causa de Karol Wojtyla, que será elevado aos altares em 1º de maio. Isto foi explicado na conferência que ele deu em 25 de fevereiro, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum de Roma, esclarecendo que "não havia um Wojtyla público e outro privado: A opinião sobre ele, que o mundo amadureceu em seus mais de 26 anos de pontificado, foi demonstrada como verdadeira".
Portanto, "sua simpatia, o fervor da oração, a espontaneidade ao falar de si mesmo, a capacidade de construir relações não eram simples atributos de uma imagem midiática, mas constituíam a essência da sua pessoa". Porém, o "verdadeiro tesouro" do processo é "a confirmação da fonte de sua coerência, energia, entusiasmo, profundidade e natureza": "o encontro com Deus, seu amor a Cristo e reconhecer-se amado por Ele". "As pessoas tentam me compreender de fora - disse Woityla, em confidência, certa vez -, mas eu só posso ser compreendido desde dentro." Daí surge "esse autêntico dom, esse prazer e alegria da oração", ao qual Wojtyla "se manteve fiel, mesmo na hora da sua agonia". A oração que constituía "o ar que ele respirava, a água que bebia, o alimento que o nutria". Como se demonstra dos muitos testemunhos, para João Paulo II, "a primeira tarefa do Papa para com a Igreja e o mundo é a de rezar".
"O percurso místico de Wojtyla - disse Oder - apareceu como um progressivo fazer de si mesmo um anawim, o ‘pobre de Israel' que não tem outra esperança nem um ponto de referência fora de Deus.""Era a partir da oração - acrescentou - que nascia a fecundidade de seu agir." Não por acaso, quando os colaboradores, a quem ele pedia que lhe sugerissem soluções para problemas particulares, admitiam não tê-las encontrado, ele costumava repetir: "Encontraremos as soluções quando orarmos mais". Da oração nascia também "a capacidade de dizer a verdade sem medo, porque só aqueles que estão diante de Deus não têm medo dos homens".Uma extraordinária liberdade interior que se expressava principalmente em relação aos bens materiais. "Também como o Papa - afirmou Oder -, ele era um homem de pobreza radical."
"É comovente - contou o sacerdote polonês - o testemunho das pessoas próximas dele em Cracóvia que, para renovar seu guarda-roupa, tinham que recorrer à ‘estratégia' de lavar a roupa nova muitas vezes, para parecer usada, porque sabiam que, do contrário, ele a daria imediatamente a alguma pessoa necessitada."No entanto, um dos aspectos mais marcantes da sua escolha da pobreza, segundo Oder, é "ter deixado a palavra poética para acolher a Palavra", superando, com a escolha do sacerdócio, "a atração exercida sobre ele por outra vocação, a do teatro". A liberdade interior se exercitava também com os outros e, apesar de que ele "sabia ouvir e aceitar críticas, preferindo a colaboração", contudo, "não renunciava a assumir posições difíceis e desconfortáveis" por temor "às reações das autoridades hostis à Igreja durante os anos na Polônia", ou pela "incompreensão da opinião pública predominante nos anos do seu pontificado". Seu objetivo, na verdade, não era "seu próprio êxito ou sua realização autônoma", mas "anunciar a verdade do Evangelho e defender a verdade sobre o homem". Dessa liberdade fundamentada na relação com Deus "nasce o grito ‘não tenhais medo', início e lema do seu pontificado".
Talvez justamente a busca de proximidade com cada pessoa, "no desejo de ser solidário com suas alegrias e tristezas, de buscar e viver a verdade de ser um homem" tornou Wojtyla "tão querido e amado pelo povo de Deus". Foi comprovado, segundo Oder, "um fenômeno singular: Wojtyla, que perdeu muito cedo sua família natural, tinha um forte sentido de família, sabia dar calor humano".Como evidenciado pelas cartas que continuam chegando ao escritório do postulador e se referem a João Paulo II como "o nosso Papa, Lolek, Karol, tio, avô, pai". Um fenômeno que não se limita aos católicos: "Em um encontro casual - contou Oder -, uma mulher judia me disse que tinha perdido seu pai duas vezes: a primeira quando o seu pai natural morreu, e a segunda com a morte de João Paulo II".
Não se deve esquecer outra característica essencial da personalidade de Wojtyla: "a presença da cruz em sua vida, carregada com dignidade e, no final, em um silêncio que falava mais do que a palavra", reivindicando "o direito à existência que a sociedade do efêmero esconde com vergonha"."Milhões de pessoas ao redor do mundo - lembrou Oder - conservam na memória a imagem transmitida pela TV, do Papa de costas, em sua capela privada, abraçando a cruz durante a celebração da Sexta-Feira Santa." "Estou convencido - afirmou Oder - de que realizar o processo tem sido útil." Longe de ser "uma revisão burocrática de uma vida", isso permitiu, no entanto, "restituir intensidade e vigor aos aspectos já conhecidos das vicissitudes humanas do Papa Wojtyla, junto aos episódios inéditos oferecidos ao por tudo em comum".Se "o objetivo da Igreja, como Wojtyla dizia, é levar o maior número de pessoas à santidade", o povo dos devotos "não tem dúvida alguma - concluiu Oder - sobre a singularidade do seu exemplo, levado até o sacrifício extremo".

Fonte: (www.zenit.com)
Colaboração : Jose Benedito Schumann Cunha 28-02-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.