Nesse tempo de quaresma é a oportunidade que cada um de nós fazermos penitencia e conversão de vida. Nos três domingos inicias temos temas batismais que são água, luz e vida. Assim, a liturgia nos dá oportunidade de estarmos em comunhão com Deus da vida e vom as pessoas que caminham na fé em Cristo.
No livro do êxodo vemos o Povo de Deus pedindo água a Moisés, Eles estavam caminhando pelo deserto, que é um lugar teológico, da dificuldade e da provação. O povo murmura, reclama com revolta contra Moisés.
No deserto, o povo reclama revoltado contra Moisés, pedindo água, para manter-se vivo: "Dá-nos água para beber..." E Deus, de modo maravilhoso, intervém, fazendo brotar milagrosamente água da rocha de Horeb. Moisés dando água ao povo sedento é a prefiguração de Cristo, que vai dar a água viva que é para nós o Espírito Santo que nos anima e nos da a vida em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. Água é um elemento importante para a vida das pessoas e de todos os seres viventes na terra (cf. Ex 17,3-7).
São Paulo reafirma que Deus derrama sempre seu Amor em nossos corações, como podemos constatar o episodio de Jesus com a Samaritana. (Rm 5,1-2.5-8) A graça de Deus é um dom que permanece na vida da pessoa. A alegria de estar caminhando na comunidade cristã como irmãs e irmãs de no Cristo vivo.
No Evangelho de São João vemos Jesus que pede e oferece ÁGUA à Samaritana. Jesus estava cansado e com muita sede. No Poço de Jacó, Ele senta, mas uma mulher, samaritana, com balde vazio e com o coração vazio, mas que busca água. Jesus faz algo extraordinário para a época, Ele quebra todos os preconceitos da época que eram: exigências da religião, da exclusão de raças e de sexo.
Então, Ele pede a mulher água, dizendo: "Dá-me de beber". É algo inusitado, a mulher acha estranho porque o judeu não conversa com samaritanos e os apóstolos de Jesus estranharam esta atitude de Jesus estivesse conversando com Mulher. As mudanças começam com o dialogo mutuo e de uma compreensão partilhada. Jesus faz ver a sede de amor que esta mulher tinha, pois já se casou cinco vezes. Mas. Jesus se revela com Aquele que dá a água viva que sacia a todos.
No inicio ela fica confusa, mas percebe que em Jesus se encontra a verdadeira água e ela pede desta água. Essa atitude dela já é de reconhecimento que Jesus é Senhor e salvador. Deus quer verdadeiros adoradores em verdade e em Espírito. Ela larga o velho balde e vai anunciar esta maravilha à cidade. Jesus faz uma grande pedagogia, faz um itinerário de fé para que a pessoa possa responder com liberdade e aderi-Lo de modo pleno (Jo 4,5-42)
Assim, querido irmãos e irmãs em Cristo, Deus nos quer livres e que possamos responder com uma vida coerente de fé no verdadeiro Salvador. Jesus nos dá água e cessa a nossa sede. Assim, podemos prosseguir nesta caminhada quaresmal ruma a Páscoa do Senhor da vida. Amém

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 22-03-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.