O cristão (ã) é aquele que pelo Batismo, através da fé, adere a Jesus e O aceita de modo pleno como Salvador e Libertador da humanidade. O mundo precisa conhecer as propostas de Jesus que dá vida em abundância a todos. Deus nos convida para o banquete da vida e nos dá a roupa da dignidade para participá-lo. As vestes são os ornamentos que vem da prática da justiça, do amor e da solidariedade. Não podemos ter medo do outro e nem excluí-lo, mas devemos procurar o dialogo e o entendimento com todos no amor fraterno.

O evento ''Átrio dos Gentios'' levou milhares de pessoas, religiosos, ateus e agnósticos, a um momento de diálogo e fraternidade. Em mensagem de vídeo, Bento XVI lançou um apelo na noite de sexta-feira, 25/3, aos fiéis e não fiéis reunidos diante da Catedral Notre-Dame, em Paris, a “derrubar as barreiras do medo do outro, do estrangeiro”. Às milhares de pessoas reunidas no adro da igreja para a noite cultural denominada “Átrio dos Gentios”, uma iniciativa do Vaticano para favorecer o diálogo entre crentes, ateus e agnósticos, Bento XVI disse que “o medo daquele que não se parece conosco nasce da ignorância mútua, do ceticismo ou da indiferença” (1).

O Pontífice ressaltou que a imagem do pátio da igreja lembra “o espaço aberto sobre a esplanada próxima ao Templo de Jerusalém, que permitia a todos, mesmo aos que não partilhavam a fé de Israel, aproximar-se do templo e fazer perguntas sobre a religião”. “Muitos admitem que não têm religião, mas desejam um mundo novo e mais livre, mais justo e solidário. Cabe a vocês, em seus países e na Europa, reencontrarem o caminho do diálogo”, ressaltou o Santo Padre. Bento XVI concluiu destacando que é preciso “construir um mundo de liberdade, igualdade e fraternidade, no qual todos devem se sentir livres e iguais em seus direitos de viver sua vida pessoal e comunitária de acordo com as próprias convicções” (1).

Somos chamados para o dialogo interreligioso e também com todos aqueles que não praticam uma religião ou daqueles que são agnósticos para que haja harmonia e paz. No exercício da liberdade e pensamento que podemos buscar o verdadeiro entendimento que respeite os valores mais sublimes da vida da pessoa. As palavras do nosso papa Bento XVI são para esse tempo em que vivemos, uma oportunidade de podermos crescer na comunhão de idéias, sem desprezar a opinião de cada um. Esse respeito mútuo pode encontrar o ponto comum que engrandece a natureza humana no plano terreno e transcendente em vista do desenvolvimento integral do ser, da vivência da ética e da defesa dos direitos fundamentais da pessoa.




Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.