Queridos irmãos e irmãs

A liturgia nos inseri no mistério de Cristo que nos dá a sua Palavra e também o seu corpo como alimento para nossa caminhada. Formamos juntos, uma família que se dispõe estar juntos partilhar o pouco que temos na comunidade Igreja e assim podemos ver o Reino de Deus acontecer no nosso meio.
Nesse inicio de caminhada quaresmal, a Palavra de Deus nos chama atenção para a necessidade da nossa conversão a Deus. Isso significa que devemos colocar Deus no centro da nossa vida e deixar-se ser envolvido em Deus numa comunhão que traz vida em abundância para todos. Para isso, devemos escutar a proposta que Ele faz para nós e colocar em pratica, com fidelidade a Ele sempre, os projetos de vida melhor que traz a paz e a felicidade. No Livro do gênesis nos afirma que Deus criou o homem para felicidade e para a vida. Deus não erra nunca. Se estivermos com Deus, ouvindo-o sempre seremos felizes e teremos vida, mas se fechar no nosso egoísmo, isso nos trará infelicidade e morte. O orgulho e a prepotência nos trazem sofrimento e morte. Isso que percebemos e vemos ao nosso redor ( cf. Gn 2,7-9;3,1-7).
A segunda leitura (cf. Rom 5,12-19) propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projetos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva. Deus é que comunica a vida em abundancia e faz uma aliança de vida com os homens e mulheres. A obediência gera sempre vida nova e que possamos ser obedientes a vontade do Pai, na família, na nossa comunidade e em tudo que fizermos.
O Evangelho (cf. Mt 4,1-11) apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou,de forma absoluta, uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar.
Assim a tentação do poder, da riqueza e do ter atingem a pessoa toda e trazem conseqüência desastrosa, gerando morte, egoísmo, falta de solidariedade e compromisso.
Devemos buscar as coisas do alto e tudo mais nos será dado por Deus, isso é justiça de Deus.
Que esta caminhada que estamos fazendo rumo a Páscoa seja de crescimento e edificação para pessoa e desse modo, a nossa realidade é transformada e o mundo torna-se melhor porque as pessoas tornaram melhores.

“conversionem ad Deum ipsum liberum facit. Hoc Dei iustitiam. Deus caritas est”.
“a conversão a Deus nos traz a verdadeira liberdade. Isso é justiça de Deus. Deus é amor”.



Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 12-03-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.