Pelo batismo somos agraciados pela graça de sermos filhos de Deu no seu Filho Jesus vivo e ressuscitado que está no nosso meio. Ninguém fica de fora da barca do Senhor. Somos uma Igreja que caminha nesse mundo, recebe a sua influencia, mas sem desfigurar a sua imagem, pois ela é convocada a transformar o homem por inteiro na mensagem do Evangelho de Jesus. A simplicidade e o amor fazem parte do sinal da Igreja e ela deve configura-se sempre no Cristo, que é a sua cabeça. Os membros dela devem atuar de modo harmonioso e sem competição, cada um tem seu papel e uma finalidade. A Igreja é missionária do Senhor na sua essência e é por isso que ela deve ser fermento na massa para que haja as transformações de uma sociedade injusta em fraterna, solidária e participante. Cada um deve se colocar a serviço do outro sem nenhum privilegio ou tirar vantagem de trabalho pastoral ou comunitário.

Os bispos reunidos na 33ª Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) encerraram seu encontro neste sábado, 21. Os prelados das 22 Conferências episcopais da região divulgaram uma Mensagem conclusiva da Assembleia. "Renovamos nossa escuta do Senhor, partilhando fraternalmente com simplicidade e alegria; juntos também, e em espírito de consenso, discernimos para o caminhar em comunhão de nossas Conferências Episcopais, buscando que a ação evangelizadora em nosso continente seja transparência viva do serviço de Jesus por todos os nossos irmãos, particularmente pelos pobres e necessitados", indicam os prelados( www.cancaonova.com ).

A Mensagem recorda que a Conferência de Aparecida, celebrada há quatro anos no Santuário Nacional brasileiro, continua como bússola para promover a todos os níveis o discipulado missionário a serviço da vida. "A evangelização de nosso continente, nestes novos tempos, é um caminho contínuo e persistente que encontra portas abertas e também não poucos obstáculos e resistências, como foi o de Jesus nas estradas da ampla e complexa Galileia", indica.Os bispos recordam que a cultura cristã é uma marca que distingue os povos latino-americanos. Eles também denunciam a violência causada pelo narcotráfico. "Como Igreja portadora da vida do Reino de Deus, nos sentimos chamados a levar adiante uma nova evangelização que levante aos caídos, inclua aos excluídos de nossa sociedade, cure os feridos, responda aos que perguntam onde está Deus em meio às calamidades, devolvendo a esperança desta vida plena que brota do Crucificado Ressuscitado", finalizam ( www.cancaonova.com ).

O mundo não pode ser o mesmo quando se deixa Cristo reinar nas nossas relações de trabalho, de família, de sociedade e de comunidade. A verdade de Cristo nos liberta porque leva em conta a pessoa toda. Deus não nos quer submisso e escravo, mas deseja que todos possam ter vez e voz. Não podemos omitir nas graves situações que o mundo se apresenta, principalmente a violência causada pelos crimes, pelas drogas e pela injustiça de uma sociedade que muitas vezes fecha os olhos para os graves problemas sociais, humanos, políticos e comunitários. Não podemos acomodar nunca e procurarmos ser membros atuantes de uma Igreja engajada nos trabalhos pastorais e de movimentos que mudam e transformam o coração de pedra de si e dos outros para um coração misericordioso, fraterno e aberto a Cristo e aos irmãos e irmãs que mais necessitam.

Assim, a evangelização acontece nos sentido da fé, formando um cristão coerente e ativo na continuação da construção do Reino de Deus já aqui no nosso meio para desfrutar eternamente dos frutos de justiça, paz e solidariedade entre nós no céu, onde é a morada de todos.

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 22-05-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.