“Esta é a tenda de Deus com os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e Ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus.” (Ap 21, 3)

O 1º Acampamento da Juventude – Acampamento Igreja Jovem (AIJ) – no Intereclesial das CEBs em Ipatinga, no Parque Ipanema, quis ser mais que um simples alojamento alternativo, mas um espaço de prática de novas relações e de vivência de uma espiritualidade libertadora a partir das Tendas do Povo de Deus. Em comunhão com o 11° Intereclesial, trouxe à juventude do Regional Leste II da CNBB – acolhendo a juventude do Brasil – a oportunidade de se reunir e debater a realidade das Comunidades Eclesiais de Base, bem como as práticas e lutas necessárias a partir deste Novo Jeito de Ser Igreja.

Os/as jovens dos grupos de base estiveram presentes no Acampamento através da construção da Colcha de Retalhos, expressando as diversas realidades do Regional, como símbolo de participação e construção dos sonhos das juventudes, que estiveram em sintonia conosco em oração, compromisso com a causa da juventude e dos excluídos e em constante vigília a favor da vida em plenitude.

Tivemos mais de 15 espaços de atividades, onde aconteceram debates, palestras e shows. Foram discutidos vários temas, tais como: o cuidado com a terra e o meio ambiente, a educação popular e libertadora, a formação de um novo sujeito, a dignidade e a promoção da cidadania, as relações de gênero, o diálogo ecumênico e inter-religioso, as políticas públicas para a juventude e o seu controle social, a luta pela reforma agrária, tudo isso a partir de um olhar solidário e de reconstrução de posturas e práticas afirmativas.

O Acampamento foi espaço de reflexão e busca de perspectivas das relações humanas, políticas, de fé e de gênero, na vida em comunidade e para além dela. Por meio de práticas e debates propositivos, buscou ser um espaço de vivência e convergência das mais diversas propostas para a transformação da realidade. Também foi local de superação das diferenças e de luta por vida digna e feliz.

No contexto do Intereclesial, o Acampamento Igreja Jovem foi um espaço de construção simbólica e de ensaio de uma nova realidade possível, necessária e urgente. A diversidade temática e de atividades foi marcada pelas formas de olhar a juventude e a sua relação com as bases, potencializando as práticas socialmente transformadoras. O Acampamento foi pensado pela e para a juventude, em comunhão com a Equipe Ampliada das CEBs. Mas não foi somente da juventude, foi de todos e todas que acreditam no jovem como sujeito da história e protagonista na construção da Civilização do Amor, sem guerras, plural e livre, onde o valor humano não seja medido pelo individualismo do mercado mas por princípios de justiça, solidariedade e paz.

O Acampamento convida a Igreja a ter um olhar voltado para as questões da juventude. Levanta uma bandeira em âmbito nacional para que o jovem seja fermento na massa e agente de resistência que atua e comunga as ações da Igreja em favor dos pobres e excluídos.

A partir da presença expressiva da juventude no 11° Intereclesial das CEBs e no Acampamento Igreja Jovem, acolhemos a proposta do Evangelho, onde vislumbramos a vivência de uma espiritualidade libertadora, comprometida em resgatar, defender e promover TODA A VIDA. Assumimos o compromisso da missionariedade construindo propostas e respostas aos inúmeros desafios, sobretudo os da juventude.

Esse é o trem da juventude que vive em comunidade, caminhando com as CEBs na construção da Nova Sociedade.

Amém, Axé, Awere, Aleluia, Uai!

Jovens do Acampamento Igreja Jovem
250 jovens de 23 dioceses do Regional Leste II

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.