Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria

A liturgia nos faz participar do mistério Pascal de Cristo e Ele que está presente na assembleia reunida. Hoje Liturgia nos lembra e nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência.


O existir humano tem a sua finalidade na comunhão com Deus da vida. Jesus venceu a morte e nos fez merecer a vida eterna. Adomercemos em Cristo para que com Ele ressurgirmos na ressurreição em Cristo nosso Senhor e Salvador. A morte não tem a ultima palavra. Sentimos saudade de todos que nos precederam, mas a esperança da Ressurreição e a fé em Jesus é que nos sustenta para a vida eterna.


A palavra de Deus nos ajuda a compreender e escolher os valores que vão gerar a vida plena.
No livro da Sabedoria, o rei Salomão escolhe o seu tesouro para a sua existência: a SABEDORIA. Esse rei novo vai a Gabaon, onde se encontrava o Tabernáculo do Senhor, construído por Moisés, ali ele podia oferecer sacrifícios ao Senhor Deus. (1Rs 3,5.7-12) Em sonho, o Senhor manifesta o seu agrado por este gesto e convida-o a pedir o que quisesse. Com esse apelo de Deus, Salomão não se deixou seduzir e alienar por valores efêmeros que são: (poder, riquezas, prestígio político).Pelo contrário, escolhe o mais importante: que é ter um coração "sábio" para governar seu povo com justiça e retidão. Esta escolha Deus aprovou e l agradou esse gesto nobre de Salomão.


E assim, Deus lhe concedeu uma sabedoria inigualável e acrescentou ainda outros três valores não solicitados: riqueza, glória e vida longa. Assim nós devemos fazer o mesmo, a sabedoria faz com que prossigamos a nossa jornada sem perder no caminho para a vida eterna. A sabedoria é a marca de todos que querem seguir Jesus de perto nesta existência para continuar peregrinando rumo ao céu.
Na carta aos romanos apresenta etapas do caminho que devemos fazer para que nos conduzam à Salvação. Precisamos da Sabedoria de Deus, para discernir o desígnio de Deus, que nos "predestinou" para sermos conformes à imagem do seu Filho. Deus nos ilumina os nossos passos, sem Ele nós tropeçamos e caímos e ainda pior perdemos o caminho que leva a vida em comunhão com Deus. Sabemos que temos uma vida passageira nesta terra, mas que está escondida na vida plena que será reservada a todos que crêem em Cristo e que viver em conformidade com os valores do Reino.(cf. Rm 8,28-30)


No Evangelho, Jesus apresenta o seu tesouro: o REINO DE DEUS. É a conclusão do 3º Discurso de Jesus, com as últimas três "Parábolas": o Tesouro, a Pérola e a Rede. O mundo precisa conhecer esse Deus que é fiel e Ele é o tesouro que vale a pena buscar, ter e possuir na nossa vida. Nada é mais importante que Deus e nada pode ofuscar a beleza do Reino. Devemos estar atento e busca-Lo sempre. Vemos que quando se encontra algo preciso nada se opõe, mesmo se é preciso ter renuncia de tudo para adquiri-lo, pois quando o temos torna-se uma grande alegria.(cf. Mt 13,44-52)


Queridos irmãos e irmãs, o que podemos renunciar a favor do Reino de Deus? Deus tem reservado um tesouro para nós. É preciso que o procuremos com o coração aberto e sincero. Quando o encontrarmos, devemos tomar posse dele, pois é lá que vamos ter a felicidade completa. Jesus já pagou muito caro pela nossa salvação através do seu sangue derramado na cruz por toda humanidade Então que devemos fazer? Devemos ser coerente e comprometer com a nossa vida na construção deste reino de Deus já aqui e agora. Ele vai ser traduzido em justiça, paz, solidariedade, partilha e amor. Onde podemos fazer isso? É na comunidade que colocamos os nossos dons e talentos a serviço dos que mais precisam de nós.


Há muita alegria para quem serve com disponibilidade e amor e que o Deus da vida nos conforte nos momentos de tristeza, de saudade do ente querido que se vai e nos enche de alegria pela sua presença na nossa vida amém.

Bacharel em Teologia Jose Benedito schumann Cunha 22-07-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.