Onde está o papa, aí está a Igreja, pois ele é o representante de Cristo na terra, autoridade recebida por Cristo em Pedro que hoje é o nosso Bento XVI. Oxalá se o mundo encontrasse a unidade e a paz em Cristo. Não precisa de uniformismo, mas a busca sincera de Deus da Vida. É triste ver o profissionalismo religioso numa competição que agride o corpo místico de Cristo que é a Igreja.

O papa Bento XVI concluiu ontem (25) a sua viagem Apostólica à Alemanha, que teve como lema ‘Onde estiver Deus, há futuro’. Foi 21ª viagem apostólica internacional do seu pontificado e a terceira à Alemanha. A cerimônia de despedida se realizou no aeroporto de Lahr, distante 50 Km de Friburgo, última etapa da sua viagem Apostólica que teve início na quinta-feira (22) em Berlim. Presentes no aeroporto estavam o Presidente Federal, Christian Wulff e demais representantes do governo federal. Presentes ainda Autoridades civis e religiosas e um grupo de fiéis (www.cancaonova.com ).

Antes de deixar a Alemanha, o papa agradeceu o Presidente Federal Wulff e as demais autoridades.Bento XVI dirigiu seu pensamente para os membros do episcopado alemão em especial ao Arcebispo de Friburgo, Dom Zollitsch, que o acompanhou durante toda a visita. Agradeceu ainda as instituições municipais, as forças da ordem, aos serviços sanitários, aos responsáveis dos transportes públicos, e também aos numerosos voluntários. Em seguida o papa recordou brevemente as etapas de sua viagem: “Na capital federal de Berlim, tive a ocasião particular de falar diante dos parlamentares no Deutscher Bundestag, expondo-lhes algumas reflexões sobre os fundamentos intelectuais do Estado. De bom grado volto com o pensamento também aos frutuosos colóquios com o Presidente Federal e a Senhora Chanceler sobre a atual situação do povo alemão e da comunidade internacional. Tocou-me de modo particular o acolhimento cordial e o entusiasmo de tantas pessoas em Berlim”. O papa destacou seu encontro com os cristãos ortodoxos e ortodoxos orientais e com os judeus e os muçulmanos. “Por fim, fiquei muito feliz por me encontrar de novo, depois da impressionante Jornada Mundial da Juventude em Madrid, também em Friburgo, com tantos jovens ontem, na vigília da juventude” (www.cancaonova.com ).
Encorajo a Igreja na Alemanha a continuar, com força e confiança, o caminho da fé, que faz as pessoas voltarem às raízes, ao núcleo essencial da Boa Nova de Cristo. Haverá – e já existem – comunidades pequenas de crentes que, com o seu entusiasmo, difundem raios de luz na sociedade pluralista, fazendo a outros curiosos de procurar a luz que dá vida em abundância. Não há nada de mais belo que conhecê-Lo e comunicar aos outros a amizade com Ele”. “A partir desta experiência cresce a certeza: ‘Onde há Deus, há futuro’.Onde Deus está presente, há esperança e abrem-se perspectivas novas e, frequentemente, inesperadas que vão para além do hoje e das coisas efêmeras. Neste sentido acompanho nos pensamentos e nas orações o caminho da Igreja na Alemanha”, ”, finalizou Bento XVI (www.cancaonova.com ).

As palavras do nosso papa são sempre oportunas e atuais num mundo de pluralismo religioso e político. Há muitos interesses egoístas que precisam ser mesclados na humildade do serviço, do perdão e da solidariedade. Somos chamados a ser irmãos e irmãs de cada um. Cada pessoa tem talentos e dons que quando colocados a serviço da humanidade, ela progride na paz e na justiça. Deus é amor e quer comunicar ao homem. Jesus é a boa noticia que vem ao encontro do homem sem diminuir ou denegrir a sua identidade. Assim, temos esperança que a Palavra de Cristo seja difundida e propagada pela força do Espírito Santo a toda pessoa de boa vontade de recebê-la e vivê-la no mundo até a eternidade. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 26-09-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.